Blog do de Sá - Credibilidade no que diz e escreve

EM APENAS 135 DIAS PREFEITURA DE PASSAGEM FRANCA VAI GASTAR QUASE MEIO MILHÃO COM MATERIAL DE LIMPEZA

images

Prefeitura de Passagem Franca

A inflação é vilã de todas as donas de casa. Pagar mais caro pelo tomate e cebola foi uma surpresa e tanto em tempos de estiagem. Mas surpresa mesmo seria se os produtos de limpeza que elas usam diariamente em casa, para deixar o banheiro limpinho e terraço cheiroso, subissem de preço de forma assustadora e absurda.
É algo que pode acontecer daqui a pouco, porque em alguns lugares o custo desse tipo de produto já é tão caro, que é preciso desembolsar uma quantia bem significa para compra-los.
Não precisa ir muito longe. No município de Passagem Franca, à 409km da capital São Luís, a prefeitura vai pagar R$ 415.633,78 mil por materiais de limpeza para atender a demanda das escolas da cidade por 135 dias.
O valor é muito auto para atender a estrutura de 23 escolas municipais. Ou os preços realmente estão absurdos ou a sujeira nas escolas é inimaginável.

limpeza-de-escolas-e1440689634190

Fonte: Blog do Neto Ferreira

BOM JARDIM TEM NOVA PREFEITA: JUSTIÇA MANDA VICE MALRINETE ASSUMIR CARGO

malrinete

A mais nova prefeita de Bom Jardim

O Juiz titular da 2ª vara de Santa Inês, Cristóvão Sousa Barros, decidiu na tarde desta quinta-feira (27), pela posse imediata da vice-prefeita Malrinete Gralhada ao cargo de prefeita Municipal de Bom Jardim, por conta do afastamento de Lidiane Leite.
Lidiane é foragida da Justiça desde que teve a prisão preventiva decretada por suspeita de desvio de recursos públicos e por esta razão o Município estava sem definição no comando da prefeitura. De acordo com o juiz, a posse da vice Malrinete é imediata.
A vice-prefeita que antes era impedida de entrar na sede da prefeitura por ter rompido com Lidiane, agora anuncia que determinará a realização de uma auditoria nas contas municipais.
Ontem, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza Rocha de Assis Moura indeferiu o pedido de habeas corpus protocolado na noite da última terça-feira (25) pelo advogado Carlos Sergio de Carvalho em favor da prefeita de Bom Jardim.
Lidiane Leite está foragida há oito dias e ficou de se apresentar ainda hoje à Polícia Federal.

Fonte: Blog do Minard

VERGONHA: EM GONÇALVES DIAS ESCOLA DO ESTADO ESTÁ PARA CAIR SOBRE ALUNOS E PROFESSORES

20150826100157

Paredes a ponto de cair

Um grupo de professores da Rede Estadual de Ensino de Gonçalves Dias, distante 320 quilômetros de São Luis, está programando para o final da tarde da próxima sexta-feira (28/08) uma manifestação em repúdio às péssimas condições do Centro de Ensino Professora Sulamita Lúcio do Nascimento
“Nossa escola é uma das mais antigas da cidade e está em situação de calamidade, além da falta de estrutura e de material para se trabalharmos, estamos correndo riscos iminentes de uma tragédia, visto que a fiação elétrica vive tendo problemas e pegando fogo”, denuncia o professor Relve Marcos.
As aulas estão paralisadas desde a última Terça-feira (25/08), e os professores dizem que não voltam a lecionar enquanto uma providência não for tomada por parte do governo do estado. “Os alunos estão vindo pra escola e estão tendo aula de cidadania, estamos confeccionado faixas e cartazes e conscientizando cada um deles para importância de termos uma escola digna”, afirma Relve Marcos.

20150826111322

servidores da escola parados

A estrutura ou a falta dela, também preocupa os pais de alunos. Revoltados, eles reclamam, mas ao mesmo tempo apoiam a iniciativa dos professores de brigarem por uma escola melhor.
As fotos enviadas ao Blog pelos professores mostram uma escola degradante, em completo abandono, percebe-se que a escola está caindo aos pedaços e em total precariedade, sem condições nem dos alunos estudarem e nem dos professores darem aula.
A situação revoltante levou um grupo de 26 professores a protocolar Unidade Regional de Educação de Presidente Dutra – URE, um ofício contendo uma pauta de 14 reivindicações. O mesmo documento também foi protocolado na Promotoria de Justiça da Comarca de Dom Pedro, conforme abaixo.

20150826154314

Fonte: Blog do Adonias Soares

AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DE TIMBIRAS É ASSALTADA NA MADRUGADA DESTA SEXTA-FEIRA (28)

IMG-20150828-WA0035

Fotografia de quando aconteceu a primeira ação dos bandidos em Janeiro

De acordo com a Polícia Militar 6 homens, fortemente armados, invadiram a cidade de Timbiras, por volta das 2h40min da madrugada desta sexta-feira, 28, para assaltar, pela segunda vez em 2015, a agência do Banco do Brasil que já havia sido destruída por explosivos este ano dia 28 de janeiro.
Havia apenas 3 policiais militares de plantão. Foram rendidos por parte do bando e nada puderam fazer para impedir a ação.
“É o horário, eles veem no horário em que o pessoal já está recolhido no quartel e eles sabem que o pessoal fica no quartel, 3 policiais, chega, cerca na frente, aí não tem condição de sair. Fosse de dia, tudo bem. De dia era outros quinhentos, pode ter 3, pode ter dois, nós vamos defender a sociedade, não é por causa de três, dois policiais, ao dia nós vamos combater”

“Tinha arma longa, arma curta. Eles estavam com o apoio de um carro, não iam levar essas armas em cima de moto. Eles tinham apoio de um carro, inclusive passou na porta do quartel ainda quando eles terminaram o arrombamento, um carro mais ou menos uma D-20, ninguém sabe informar, e seis motos atrás…CHEGARAM A DISPARAR CONTRA O PRÉDIO DA PM? Contra o prédio não, mas para o alto sim, tem testemunhas que viram os tiros e viram 6 elementos na praça”, explicou o sargento

O COFRE FOI O ALVO

Segundo o comandante do Pelotão da cidade, sargento Sebastião Cavalcante dos Reis, e o delegado Rômulo Vasconcelos, em entrevista ao programa Cidade Notícia, da FCFM, os assaltantes quebraram as portas de vidro da frente e foram direto para a parte interna do banco onde se encontrava o cofre.
“Eles agora usaram um método diferente, eles não estouraram os caixas eletrônicos porque nas cidades pequenas tem uma determinação agora pra não deixar grande volume de dinheiro nos caixas eletrônicos, então eles quebraram as duas portas de vidro, entraram para a parte interna do banco, arrombaram o cofre central. Levaram aproximadamente aí, pelas pessoas que foram ouvidas já, levaram 4 malotes de dinheiro, o banco ainda não totalizou isso e saíram em 4 motos e um carro”
“Antes de entrarem no banco eles tocaram fogo num Pálio, carro que foi roubado na cidade de Teresina, ali na ponte entrada da cidade e saíram ponto de fuga ali pra região de Coroatá, Chapadinha, várias cidades”, explicou Rômulo Vasconcelos

NOMES IDENTIFICADOS

De acordo ainda com o delegado, seis nomes já estão identificados e seriam assaltantes de Estados como o Pará, Piauí e até de São Paulo.
“Nós temos o nome dos 6 assaltantes que participaram desse assalto, só que a gente manteve campana durante 3 dias, na cidade de Timbiras, mas não foi possível, eles entraram e hoje, infelizmente, eles tavam esperando a oportunidade certa pra entrar na cidade de Timbiras por causa do policiamento que, infelizmente, nós temos um policial civil na cidade, só, me parece que tinha 3 policiais militares no Pelotão e ontem eles entraram (…) todos eles já são conhecidos da polícia e o grande lance é provar isso contra eles, para isso vamos acionar a perícia, juntar elementos de prova para tentar pedir a prisão desses elementos”, disse
Guarnições da PM sob o comando direto do tenente-coronel Jurandir de Sousa Braga estão na caça aos assaltantes entre Timbiras, Coroatá, Vargem Grande e Chapadinha.

Fonte: Blog do Acélio

COLUNA” CUTUCANDO A ONÇA”

images81

Imagem meramente ilustrativa

OPERAÇÃO LAVA JATO PODE CHEGAR À CIDADE DA REGIÃO DOS COCAIS.

Chegou à coluna “Cutucando a Onça”, por meio de uma fonte bem próxima do titular do Blog do de Sá, que mora na Ilha do Amor, que tem alguns políticos na região dos cocais que estão com as barbas de molho. Tudo seria por conta da operação Lava Jato, que tem deixado muitos políticos e empresários corruptos ou de idoneidade duvidosa sem dormir.
Esta fonte ligada ao Blog do de Sá na Ilha do Amor nos repassou na noite da última terça-feira (25) que tem político mais enrolado com essa história do que “charuto em coxa de cubana”. A fonte disse-me que a coisa pode estourar a qualquer momento, e quando menos se esperar a Polícia Federal estará batendo em porta de gente às quatro horas da manhã, e sem pedir licença para entrar.
Seria uma das cenas mais hilárias e cômicas ver alguns políticos da região leste acordar e ter que atender a PF somente de pijama. Vamos aguardar para ver como isso vai ficar. Não é nada de concreto, mais caso isso aconteça saibam que o Blog do de Sá já teria se antecipado e anunciado. O problema é que esses políticos que acham que o povo é besta pensam que não tem jornalista e Blogueiro que tem contato com gente que sabe das coisas. Olha, Olha, o Blog do de Sá está de olho nesses “malandros”.

CONFIRA AQUI NO BLOG DO DE SÁ A AGENDA DE SHOWS EM CODÓ E NA REGIÃO NESTE FINAL DE SEMANA

festa

Imagem meramente ilustrativa

AGENDA DE HOJE, SEXTA-FEIRA.

Hoje a banda Fruta Nativa estará no Clube do Mundico em Codó-MA
Hoje a banda Relyquia Musical estará se apresentando na cidade de Timbiras-MA

AGENDA DE SÁBADO, DIA 29

No sábado a cantora Marcia Felipe e seu Forró da Curtição estarão se apresentando na cidade de Vargem Grande-MA
A banda Fruta Nativa estará no município de Dom Pedro-MA
Ainda no sábado a banda Relyquia Musical estará no clube Batifor em Codó-MA

AGENDA DE DOMINGO, DIA 30

No domingo dia 30, tem Wesley Safadão e a Banda Garota Safada na cidade de Matões-MA
A banda Fruta Nativa estará em São Bento do Luís Tito, município de Codó-MA
Ainda domingo, à tarde, a banda Relyquia Musical estará no Sítio do Arnaldo
Já à noite, a Banda Relyquia Musical estará no povoado Saco, também em Codo-MA

CALAMIDADE NA TERRA DO GÁS: SEM AMBULÂNCIA,GRAVIDA PERDE A VIDA EM SANTO ANTONIO DOS LOPES

IMG-20150827-WA0117-576x1024

Vítima da má gestão do prefeito Eunélio

Mais uma jovem parturiente morreu no interior do Maranhão pela falta de ambulância e Unidades de Saúde que tenham a capacidade de atender a demanda de seu município e região.
Desta vez, a morte precoce de uma grávida aconteceu na cidade de Santo Antônio dos Lopes, no último dia 18. A gestante entrou na sala de parto do Hospital Municipal por volta das 10hs horas da manhã e apresentou hemorragia às 14 hs.
Sem suporte para cuidar do caso, e para variar, sem ambulância para transportá-la, a paciente precisou ser conduzida para Presidente Dutra onde há um hospital de urgência e emergência para cuidar de gestantes.
Como não havia ambulância e nem outro meio de conduzi-la, foi feito contato com uma unidade de Capinzal do Norte. Quando o veículo chegou a Santo Antônio dos Lopes, quase uma hora depois que a paciente apresentou hemorragia, ela já estava praticamente sem vida.
Os médicos informaram que a gestante precisava de uma bolsa de sangue e também de um balão de oxigênio, mas na ambulância de Capinzal não tinha, e infelizmente a grávida não conseguiram sobreviver, somente o bebê.
Indignados com o descaso por parte do governo municipal, de responsabilidade do prefeito Eunélio Mendonça, moradores de Santo Antônio dos Lopes irão realizar um protesto com o tema “Calamidade Pública na terra do Gás”, nesta sexta-feira (28), para chamar atenção do poder público e pedir justiça pela morte trágica da gestante.

Fonte: Blog do Minard

VEREADOR PASTOR MAX CONGRATULA IBANMIC PELOS 18 ANOS E DESTACA 3° MARCHA PARA JESUS EM CODÓ

Jpeg

Ver. Max Tony

A 25ª sessão da câmara, realizada no início da semana, foi de grande satisfação para o Vereador Pastor Max (PT do B). Na tribuna da Casa do Povo, o parlamentar teve muita satisfação em parabenizar a Igreja Batista Nacional Missionária pelos seus 18 anos de fundação etrabalhos prestados a comunidade codoense. “É com grande felicidade que vivemos esse momento de aniversário. A Igreja Batista Nacional Missionária de Codó, liderada pelos Pastores Luis Carvalho Filho e Azenate de Sousa R. Carvalho, fundadores da igreja, nasceu pela vontade do Espírito Santo de Deus após uma pacata assembleia extraordinária, realizada no dia 24 de agosto de 1997, dirigida pela liderança da Convenção Batista Brasileira, onde foi definida a saída desse Casal abençoado de Ministros do Evangelho juntamente com 90 pessoas entre crianças e adultos, anunciando o Reino de Deus e ajudando na restauração de vidas e famílias através da palavra de Deus”, felicitou Max.

Centro de Encontro com Deus-CED

O edil ainda lembrou que a Igreja pertence a Convenção Batista Nacional, pastoreada pelo Pr. Oséias Barbosa de Lima, fundador da CBN no Maranhão, e que a Igreja Batista Nacional Missionária de Codó foi inaugurada com um vibrante culto de louvor e adoração ao Deus Eterno, no qual selou a decisão com salvação de almas, revelando a aprovação ao nascimento de uma igreja frutífera e geradora de líderes multiplicadores. “Hoje, 18 anos depois, a igreja vem crescendo e avançando a cada ano, com a visão voltada para a evangelização dos povos não alcançados. Além disso, a igreja já possui o templo próprio com capacidade para 1800 pessoas, prédio administrativo e 6 hectares de terra a 3 quilômetros da cidade, onde funciona o sítio da igreja: o Centro de Encontro com Deus-CED. A igreja também desenvolve trabalhos missionários com aberturas de igrejas na região e é mãe de várias igrejas afiliadas”.

3ª Marcha para Jesus

Outro grande momento evangélico da semana ressaltado pelo parlamentar foi a realização da Terceira Marcha para Jesus, organizada Conselho de Pastores de Codó. O eventolevou às ruas centenas de evangélicos de várias denominações, que puderam manifestar sua alegria de forma ordeira e entusiástica, contagiando a todos que observavam pelo caminho. O encontro terminou com um festival de musica gospel na Praça Ferreira Bayma. “Parabéns ao Conselho de Pastores e todos os irmãos que participaram. Codó precisa desses momentos, até porque o tema da Marcha foi uma Caminhada pela Paz, em razão de tudo que Codó sofreu nestes últimos meses”.

Codó como referência na merenda.

O edil destacouque a Câmara Municipal é o palco das principais discursões que envolvem o município, assegurando a participação cidadã de todos.Max finalizou ponderando com relação a alimentação escolar, e que apesar das dificuldades, crise do governo federal e repasse incipiente, está cumprindo seu papel com diligência. Em muitos setores, como os programas como PAA e PNAE, Codó é referência para o Maranhão.

“Fica difícil oferecer uma alimentação de qualidade quando o governo federal, detentor da maior parte do bolo tributário, destina apenas 0,35 (trinta e cinco) centavos per-capta aluno-ano. Mas precisamos ressaltar aqui o que tem dado certo. Codó é referência no Maranhão em relação a implantação dos 30% da agricultura familiar. Esse recurso da merenda escolar é destinado ao fortalecimento da agricultura familiar e isso tem acontecido com justiça em Codó, graças ao compromisso da gestão do Prefeito Zito e da equipe da Secretaria de Educação. Esse projeto tem mudado a vida de muitas pessoas e melhorado a qualidade da alimentação escolar das nossas crianças”. O vereador disse esperar que o governo federal, que tem como slogan “Brasil Pátria Educadora” aprove o mais rápido possível o Custo Aluno-Qualidade – CAQ, colocandoos municípios em condições de melhorar a qualidade da educação.

Ascom.

VEREADOR LEONEL FILHO DIZ QUE COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA IRÁ DISCUTIR QUESTÃO DO PDDE

Jpeg

Ver. Leonel Filho

Em seus vinte minutos na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Leonel Filho, do Partido Trabalhista Nacional (PTN) parabenizou o Chefe de Controle e Acompanhamento de Programas de Desenvolvimento Sustentável, nos municípios da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Paulo Roberto Baião pelo, pela competência em suas funções. “Quero parabenizar o amigo Paulinho, pessoa querida, e que fomos criados juntos, amigos de escola, um lutador e hoje é motivo de orgulho ter o companheiro como representante do nosso Estado”. O líder do governo na câmara também parabenizou a iniciativa da OAB, seccional Codó pelo pedido de instalação urgente de uma vara do trabalho no município. “O cidadão, pra cobrar seus direitos trabalhistas precisa ir pra Caxias. Por isso precisamos mais esse beneficio pra classe trabalhadora, que é ter uma justiça do trabalho aqui em Codó”.

Cobrança dos edis começa a ter resultados

Após várias denúncias feitas pela população aos parlamentares sobre a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), a empresa divulgou seu novo canal de atendimento ao cliente. No entanto o vereador comentou que seus serviços continuam aquém do que deveria ser oferecido ao povo de Codó. “A Cemar já deu uma satisfação dizendo que iria verificar a qualidade de serviços e atendimento aos clientes, mas sabemos que alguns funcionários despreparados vêm cometendo muitos desmandos. Então e quem pena mais com isso são os mais humildes. A energia mais cara e os serviços aquém do que deveria ser. Já obtivemos resposta da Cemar, mas vamos continuar batendo nessa tecla para que a companhia tenha respeito com o cidadão. A companhia precisa educar alguns funcionários, que são despreparados e tratam mal a população. Tem que ter defesa e uma pessoa que cobre em nome do povo. Esse tipo de desmando e covardia com as pessoas humildes não podemos permitir. Mandaremos as denuncias para os órgãos”, alertou

Programa CNH Jovem

O edil elogiou o Programa CNH Jovem do governo do estado, que vai emitir gratuitamente carteiras de motorista para jovens, de 18 a 21 anos, egressos de escolas públicas. A lei foi enviada pelo governador Flávio Dino a Assembleia Legislativa e a lei foi votada e aprovada. “Um importante projeto. Fazemos questão de elogiar. Esperamos que possa se estender futuramente aos jovens de 16 anos. A habilitação é cara e a ajuda do governo do Estado será necessária aos jovens, que estão saindo das escolas, entrando na faculdade e não estão, portanto, no mercado de trabalho ainda”. Leonel Filho também lembrou o aniversário de 22 anos da CDL no município de Codó e felicitou seu presidente, João dos Plásticos.

Câmara irá se reunir para discutir questão do PDDE

Leonel Filho também comentou os principais assuntos abordados na Audiência Pública sobre Educação em Codó, que contou com a participação de Procuradores da República que integram o Ministério Público Federal. “Foi uma reunião democrática onde professores, diretores, secretários, prefeitos e procuradores da república puderam se manifestar e discutir os principais temas da nossa educação. Foi um encontro onde as autoridades se comprometeram em unir forças para alcançar progressos para a educação de nosso município e nosso Estado”
Dentre os principais temas, o edil lamentou sobre a insuficiência do IDEB, mas que o município chegará a meta na qual preconiza o MEC. Sobre a suspensão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) o parlamentar garantiu que a câmara municipal irá reunir a sua Comissão de Educação para discutir e resolver o problema. “Não é justo que todas as escolas peguem pela má gestão de poucos gestores. Se um gestor de escola erra é ele que tem que responder. Os outros não podem ser penalizados. É um sistema injusto e vamos lutar para a volta do PDDE”.

Ascom

DESGASTE: ENQUANTO PREFEITO DE SÃO MATEUS SE QUEIMA COM A POPULAÇÃO, EMPRESÁRIO FÁBIO ASSUNÇÃO GANHA POPULARIDADE

IMG-20150826-WA0030

Fábio Assunção

O partido do governador Flávio Dino, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), vem nas últimas semanas, buscando novas adesões para sua legenda.
Algumas filiações já foram assinadas como é o caso do prefeito Maninho , de Alto Alegre do Maranhão, e do prefeito de Barra do Corda,Eric Costa,ambos trocaram de legenda de olho na disputa pela reeleição, no pleito de 2016.Outro que também seguira para a legenda,é o pré-candidato a prefeito de Pinheiro, vereador Leonardo Sá.
Mas não pára por aí, no ultimo sábado (22), após a visita a cidade de São Mateus do Maranhão, para a inauguração de obras, o governador ficou incomodado não somente com a manifestação de professores que se encontram em greve, e agressões por parte de aliados do prefeito aos manifestantes, mas também com a pouca quantidade de pessoas que o acompanharam durante sua visita, mostrando a total rejeição por parte do povo ao seu aliado politico e prefeito da cidade , Miltinho Aragão.
Fontes revelam que o empresário e pré-candidato a prefeito, Fábio Assunção, foi procurado pelo partido para uma possível filiação, para sair candidato pela legenda nas próximas eleições, devido ao desgaste do atual gestor da cidade, inclusive com envolvimento com a máfia da agiotagem e pedido de afastamento do ministério Publico.
Fábio vem sendo cogitado como candidato a prefeito de São Mateus, tendo boa aceitação do povo da cidade. Nas ultimas eleições municipais,apoiou um candidato do próprio PCdoB, o Prof. Jair, sendo o terceiro na colocação geral e o vereador mais bem votado das coligações do atual prefeito.
Outras lideranças, outros prefeitos, devem ingressar no partido nas próximas semanas.

Página 1 de 35412345...102030...Última »