EM 15 MESES, PREFEITO DE CAPINZAL DO NORTE JÁ GASTOU MAIS DE R$ 8 MILHÕES NA COMPRA DE MEDICAMENTO, PORÉM VIVE RECLAMANDO DE DIFICULDADE

Em meio as dificuldades enfrentadas pelos municípios Brasileiros, em Capinzal do Norte, pelo comportamento do prefeito não existe crise e muito menos falta de dinheiro. Porém, é desta forma que ele tem se comportado quando o assunto é fazer licitações. O BLOG DO DE SÁ teve acesso a alguns extratos que a prefeitura da cidade tem feito para compra de medicamentos desde o ano passado. De acordo com os documentos abaixo, desde Janeiro de 2019, até agora Marco de 2020, ou seja, em 15 meses, o prefeito de Capinzal do Norte já licitou exatos: R$ 8.441, 953,15 (OITO MILHÕES, QUATROCENTOS E QUARENTA E UM MIL, NOVECENTOS E CINQUENTA E TRÊS REAIS E QUINZE CENTAVOS) somente para compra de medicamentos para o município de Capinzal do Norte como mostram todos os prints abaixo.

MORADORES RECLAMAM DA FALTA DE MEDICAMENTOS NA CIDADE

Apesar do prefeito André Portela ter feito essas licitações milionárias para compra de medicamentos para o município, quem mora na cidade e tem procurado o hospital e as unidades básicas de saúde não tem encontrado medicamentos. É prática  feita na contramão do que prega o governo capinzalense, por um lado o prefeito prega pobreza, momentos difíceis, falta de dinheiro para comprar isso, comprar aquilo e por outro lado pratica atos duvidosos fazendo licitações milionárias, e na hora que o povo procura por medicamento, não encontra nos postos.

 

MARANHÃO REGISTRA 52 CASOS CONFIRMADOS DO CORONAVÍRUS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que subiu para 52 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão. De acordo com a SES, a contagem dos casos confirmados leva em consideração a primeira morte pela Covid-19 no estado, segundo a metodologia do Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (31) foram registrados 21 novos casos confirmados de Covid-19 e todos os pacientes estão em São Luís. Dos novos casos, um paciente está em internado em estado grave em um hospital da rede privada da capital maranhense. Os outros casos estão em isolamento domiciliar.

Segundo a SES, 31 pacientes com Covid-19 continuam sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Dos casos, três estão internados em um hospital particular da capital e dois em um da rede estadual de saúde.

A secretaria informou que seis casos confirmados receberam alta da quarentena, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, após terem passado 14 dias em isolamento domiciliar, contando a partir da data de início dos sintomas e seguem assintomáticos.

Fonte: Neto Ferreira

LÍDER INDÍGENA É ASSASSINADO A TIROS EM ARAME

Por volta das 12h desta terça-feira (31), o líder indígena Zezico Rodrigues Guajajaras foi encontrado morto a tiros na Estrada da Matinha, que dá acesso à Aldeia Zutiua, na cidade de Arame. A vítima era líder da Aldeia Zutiua, que fica na terra indígena Araribóia, além de diretor e professor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuru.

Segundo informações do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, ainda não se pode apontar nenhuma hipótese para o crime, para não atrapalhar as investigações. Mas, vale ressaltar que a região onde Zezico Guajajaras atuava é marcada por muitos conflitos com madeireiros e também entre os próprios indígenas.

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, declarou que Zezico Rodrigues era uma grande liderança na região, atuando fortemente na área da educação. O secretário afirmou, ainda, que a morte do líder indígena será investigada criteriosamente, para se identificar o autor e mandante do crime o mais rápido possível.

Do Imirante.com

PRESOS NO PARÁ E GOIÁS, ACUSADOS DE ASSALTAR AGÊNCIA BANCÁRIA DE SANTA LUZIA

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, em continuidade as investigações relacionadas aos crimes contra instituições financeiras, deu cumprimento a dois mandados de prisões preventivas expedidos pela 1º Vara Criminal de São Luís, em desfavor de suspeitos envolvidos no roubo a agência do Banco do Brasil da cidade de Santa Luzia/MA, ocorrido no dia 3 de dezembro de 2019.

Os referidos mandados foram cumpridos com apoio operacional da polícia civil e militar do Estados do Pará e Goiás, respectivamente. Destaque-se que os suspeitos são contumazes nesta modalidade criminosa e possuem uma extensa ficha criminal nos Estados do MA, GO, PA e TO.

Após o cumprimento destes mandados já totalizam 05 (cinco) pessoas presas, 01 indivíduo morto em confronto com a polícia, além dos materiais apreendidos: 01 fuzil calibre .766, vasta munição do mesmo calibre, 01 pistola CALIBRE .40, além de vários apetrechos utilizados na ação criminosa.

Fonte: Neto Ferreira

DEPUTADA DANIELA TEMA TESTA POSITIVO PARA O CORONAVÍRUS

A deputada estadual Daniella Tema (DEM) informou por meios das suas redes sociais que está infectada pelo novo coronavírus.

Em nota publicada no seu perfil no Instagram, a assessoria da parlamentar informa que ela está assintomática, e que decidiu realizar o teste após contato com casos suspeitos.

Segundo o comunicado, a Tema está fora de risco e em isolamento domiciliar.

Daniella Tema é aliada do deputado federal Aluisio Mendes (PSC), que também foi infectado pelo vírus (reveja).

Fonte: Gilberto Léda

PT DE TIMBIRAS VAI LANÇAR CANDIDATURA PRÓPRIA NAS ELEIÇÕES DESTE ANO, ASSISTA AO VÍDEO

O PT de TIMBIRAS, agora sob a presidência de Edivaldo Portácio e toda sua Diretoria e filiados, está firme no propósito de apresentar a TIMBIRAS, uma candidatura sólida e que venha a ouvir e contemplar a cidade com política pública séria e que busque acima de tudo resolver muitos dos problemas existentes no município, visitando lideranças, zona rural o PT com seu ideal agora com o companheiro Manoel Rocha, filho de TIMBIRAS, e pré-candidato a Prefeito.

                                                                   ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

 

 

ATENÇÃO PRÉ-CANDIDATOS: FALTAM 5 DIAS PARA TERMINAR O PRAZO DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA

Apesar de ser crescente o debate sobre o adiamento das eleições 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, como a Justiça Eleitoral e nem o Congresso Nacional se posicionaram sobre o assunto, os prazos para o pleito deste ano seguem correndo.

Sendo assim, faltam cinco dias para o término da filiação partidária ou troca de legendas. Ou seja, quem quiser disputar o pleito deste ano precisa estar filiado até o próximo dia 04 de abril, já que o Tribunal Superior Eleitoral manteve a data.

Muitos pré-candidatos, em todo o Maranhão, devem acelerar a definição e até o dia 04 de abril se filiarem ou trocarem de legenda, para assim estarem aptos para a disputa de 2020.

 

Fonte: Jorge Aragão

SINDEDUCAÇÃO REPUDIA ATAQUES DO DEPUTADO YGLÉSIO MOYSES A PROFESSORES

O Sindeducação vem a público REPUDIAR a falta de decoro do deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), médico de carreira, em comentários feitos na rede social Instagram, com total desrespeito aos professores, não apenas de São Luís e do Maranhão, mas de todo o Brasil. O tom agressivo e arrogante predomina na maioria das respostas do parlamentar, que defendeu a antecipação das férias como forma de resolver o problema da paralisação das escolas, ocasionada pela Covid-19.

Em uma das postagens, o deputado responde a uma professora “Nem vou perder tempo contigo. Verminose corporativa”.

Em outro, que uma internauta questiona o nível do vocabulário utilizado por Yglésio, cobrando respeito aos professores, o deputado responde em tom sarcástico: “Olha a minha cara de preocupado com um arremedo de professora como você, que deve debochar internamente do nome das crianças, que não tem nenhuma culpa do que lhes escolheram os pais. Professora que faz bullying. Risível”, dispara.

O deputado deixa a impressão, em suas redes sociais, que todos aqueles que discordam de suas ideias, criticando a proposta de antecipação das férias, são “corporativistas” e não merecem a devida atenção ou uma resposta respeitosa.

Outro educador que pediu respeito aos professores, recebeu do deputado: “Teu corporativismo acima das causas coletivas me decepciona também”.

O Sindeducação mais uma vez repudia e lamenta tal postura, esclarecendo ao deputado que a entidade sindical está aberta a ser ouvida nesse processo, difícil, de pandemia que atinge o ano letivo das crianças da Capital e de todo o país. Em uma situação inédita de fechamento dos espaços escolares, a arrogância deve dar lugar à sensatez, humildade e diálogo, pois entendemos que somente dessa forma construiremos o caminho da superação. Tudo passa, um mandato parlamentar também!

O deputado Yglésio Moyses deveria consultar, antes de propor, as entidades representativas dos professores, em níveis Estadual e Municipal de São Luís, por exemplo, para ter ciência da orientação nacional emitida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, ou mesmo, conhecer o que diz o Estatuto do Magistério Municipal de São Luís a respeito de paralisações e reposição de dias letivos.

A Diretoria.