Blog do de Sá - O Maranhão em um clique.

LOUVÁVEL: PREFEITURA DE CODÓ REALIZA CAPACITAÇÃO PARA MERENDEIRAS

A prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Alimentação Escolar, está realizando a 1ª Capacitação de Merendeiras do governo Mais Avanço, Mais Conquista. O evento acontece entre os dias 25 e 27 de julho, na Escola Modelo Remy Archer. Na abertura da capacitação estavam presentes o Secretário Municipal de Agricultura, Araújo Neto, a Coordenadora da Alimentação Escolar, Mary Araújo e o prefeito de Codó, Francisco Nagib.

A Capacitação de Merendeiras tem como objetivo aperfeiçoar e qualificar com rigor o trabalho dos profissionais e colaboradores com conhecimentos técnicos específicos, além do atendimento as exigências das legislações vigentes de alimentos. O treinamento também adota medidas preventivas e corretivas e estabelece a prática de boas condutas, como controle, organização e limpeza, higienização dos alimentos, o que proporciona a obtenção e manipulação de alimentos com mais segurança a qualidade da merenda distribuída nas escolas.

Bem atentas para entender o conteúdo do programa e dar a sua contribuição para melhorar a alimentação escolar em Codó, as 120 merendeiras presentes se sentiram motivadas para começar atuar de forma mais eficaz e atender todas as necessidades dos estudantes. A programação do curso irá tratar de temas como contaminação de alimentos, métodos de armazenamento e manipulação e conservação dos gêneros alimentícios, higiene pessoal e ambiental e nutrição

Para o Prefeito Nagib, buscar o padrão de excelência na alimentação escolar é imprescindível para a melhor formação dos estudantes. Estamos iniciando um trabalho de capacitação e treinamento dos profissionais que cuidam da alimentação de nossas crianças e adolescentes nas escolas. Com uma boa alimentação, a capacidade de assimilar conhecimento aumenta muito, proporcionando saúde e mais educação. A nutrição saudável e dentro dos padrões de higiene e qualidade precisa estar presente merenda de nossas crianças todos os dias, preconizou o prefeito.

Ascom – PMC

 

MULHER GRÁVIDA SOFRE ACIDENTE DE CARRO NA ZONA RURAL DE COROATÁ

Por pouco não e aconteceu uma tragédia nesta terça-feira (25) no  Povoado Flor do Dia, zona rural de Coroatá.

Uma senhora  identificada por  Cleiciane que conduzia um veículo acabou perdendo o controle do carro após tentar desviar de um cachorro que  atravessou a estrada. Na tentativa de não bater n0 animal, a condutora perdeu o controle do carro e desceu um barranco, só parando após colidir contra uma árvore.

Não se tem muita informação sobre as condições de  saúde da senhora Cleiciane, que está grávida. Familiares disseram à equipe do programa Coroatá na TV que ela teve fratura em um dos braços e várias escoriações pelo corpo. A mesma foi encaminhada para o Hospital Macrorregional de Coroatá.

Com Informações: Coroatá Online

PREFEITO DE TUCURUÍ-PA É EXECUTADO A TIROS NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA (25), QUANDO VISTORIAVA OBRAS

O prefeito de Tucuruí, Jones William (PMDB), foi morto em um atentado na tarde desta terça-feira (25). Segundo testemunhas, ele estava na estrada que liga a cidade ao aeroporto, vistoriando uma operação tapa-buraco, quando dois homens em uma moto o abordaram e atiraram várias vezes.

Jones William era enfermeiro e tinha 42 anos. Ele foi eleito prefeito em 2016 com 31.268 votos, que representam 53,50% dos votos válidos. Ele era investigado pelo Ministério Público Estadual, que havia pedido seu afastamento por improbidade administrativa. Segundo o MPE, Jones é suspeito de direcionar contratos e licitações para um empresário local. O processo tramita em sigilo.

O crime ocorreu por volta de 16h. De acordo com pessoas que estavam no local, o prefeito teria sido atingido com tiros no peito e na cabeça. Ele foi levado para o Hospital Regional, chegou a ser encaminhado para o centro cirúrgico, mas não resistiu. A prefeitura ainda não divulgou informações sobre o enterro.

Uma equipe da Divisão de Homicídios da Polícia Civil foi deslocada de Belém para dar apoio nas investigações do caso.

 Fonte: G1 Pará via Blog do Carlinhos                                             

ÍNDIOS SÃO PRESOS EM BARRA DO CORDA APÓS TENTAREM ASSALTAR DELEGADO DE POLÍCIA

Durante a tarde de ontem, o delegado Regional de Barra do Corda, Renilton Ferreira por pouco não foi assaltado por índios de uma reserva daquele município, conforme divulgou hoje o Blog Folha da Barra. O carro em que ele estava com familiares ainda foi atingido por tiros na BR 226. Os indígenas fugiram quando o delegado reagiu. Hoje, pela manhã, durante operação feita por policiais do Velado, civis e outros militares,  os suspeitos foram presos e com eles encontrados diversos produtos dos roubos, inclusive um feito nesta manhã.

Os caciques colaboraram na busca dos assaltantes que estavam em uma aldeia, ocasião em que foram presos com objetos, como mostram as fotos da própria polícia abaixo. Trafegar na mesma localidade fica difícil  por causa dos constantes assaltos feitos por índios naquela região.

Fonte: Luis Cardoso via Folha da Barra

VEREADOR LEONEL FILHO DESTACA PARCERIAS ENTRE ESTADO E MUNICÍPIO E O PRESTÍGIO DO PREFEITO NAGIB COM O GOVERNADOR

Leonel Filho, vereador

Em entrevista para mídia digital esta semana, o vereador Leonel Filho ressaltou uma série de ações realizadas pelo governo Mais Avanço, Mais Conquistas, além das várias obras em curso na cidade, fruto da parceria entre o governo Estado do Maranhão e a prefeitura de Codó. Dentre as ações do município, o edil lembrou a boa colocação de Codó nos Jogos Escolares Regional, Etapa Cocais, e a série de programas em execução pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Temos que exaltar o trabalho diligente feito pela Secretária de Desenvolvimento Social, a Primeira Dama Agnes Oliveira e sua equipe, pois todos os programas da assistência sociais estão chegando a parcela mais necessitada de nossa população, desde o ticket do leite, ao Mais Educação, do Bolsa Família a distribuição de cestas básicas no CRAS”, relembrou o vereador.

Estado e Município trabalhando juntos

O líder do Governo na Câmara também falou sobre as parcerias entre o governo do Estado e a Prefeitura de Codó, como o Programa Codó Trafegável/Mais Asfalto, que em sua primeira fase trouxe nove quilômetros de asfalto para o município, a inauguração da Nefroclínica, a chegada do viva Cidadão, a inauguração da Escola do KM 17 e a obra de ampliação e modernização do Restaurante Popular, cuja assinatura da ordem de serviço será assinada pelo governador Flávio Dino na visita de amanhã. Nos últimos sete meses vimos muitos benefícios chegando para população codoense por meio da parceria do governo do Estado e Prefeitura, mostrando que o prefeito Nagib está com bastante prestígio com o governador Flávio Dino”.

Codó espera o Governador.

Leonel Filho falou sobre a visita do governador, que chagará em Codó nesta quarta-feira, dia 26, e disse que a população fará uma demonstração de que está satisfeita com as parcerias entre Dino e Nagib, mas que também precisa de mais apoio do Estado, pois as demandas ainda existem. “Nesta visita de amanhã, a população codoense irá demonstrar toda a sua força a sua hospitalidade para receber bem o governador, juntamente com o prefeito Nagib. E também será uma grande oportunidade para passarmos ao governador as nossas demandas, que ainda são grandes. Precisamos das parcerias”.

O vereador encerrou a entrevista chamando a população para a chegada do governador, que terá culminância na Praça Palmério Cantanhede, ao lado da Igreja, São Sebastião, onde o governador Flávio Dino e o prefeito Nagib assinarão ordens de serviços para as obras do Parque Ambiental da Trizidela, da reforma da Praça Palmério Cantanhede e do Restaurante Popular, além da entregada de uniformes escolar e projetos para a agricultura familiar.

Ascom   

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO CARLOS LULA DESTACA MUTIRÃO DE CIRURGIAS REALIZADO EM TIMBIRAS

Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou em sua rede social, a ação realizada por profissionais da saúde no HRT no último final de semana. Entre esses profissionais estava o prefeito de Timbiras, Dr. Antonio Borba, que além de desenvolver suas atividades administrativas no município, exerce também seu ofício de médico ajudando a promover o bem-estar das pessoas.

Este foi o segundo “Mutirão de Cirurgias” realizado na unidade regional de Timbiras, para os profissionais envolvidos, esta é uma forma eficaz de diminuir demandas e promover saúde mais rapidamente.

“Homens e mulheres que unem forças a favor da saúde pública. Registro da equipe que esteve à frente do Mutirão de Cirurgias no município de Timbiras. A ação aconteceu neste fim de semana, totalizando 25 procedimentos realizados. Assim, diminuímos as filas e contribuímos para um atendimento mais ágil a estas demandas”, escreveu o secretário.

Fonte: Oi Timba