Blog do de Sá - Credibilidade no que diz e escreve

MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO NÃO ACREDITA NAS PESQUISAS ELEITORAIS

images

Imagem Ilustrativa

Há duas semanas para as eleições majoritárias e proporcionais que vão apontar os novos governantes e representantes nas assembleias, Câmara e Senado brasileiro, muitos candidatos ainda se apegam aos números pesquisados para saber como vai a própria campanha.

Para a maioria dos postulantes aos cargos públicos, a pesquisa eleitoral é a única forma de aferir como estar a aceitação junto ao povo, e a partir daí, traçar metas que possam ajudar na disputa.

É nesta época também que os institutos dobram o faturamento. Uma pesquisa eleitoral pode custar até 60 mil reais.

Vira e mexe, um grupo de políticos, partido ou coligação encomenda e divulga pesquisas eleitoras. Os números são tratados como troféus, resultados significativos, que, se estiverem corretos indicam os vitoriosos na disputa.

Mas, nem sempre o resultado é recebido sem questionamentos dos próprios eleitores. Mais de metade da população não acredita nas pesquisas eleitorais.

Esse cenário de dúvidas pode ser constatado numa enquete realizada entre os dias 1º a 10 de setembro. Quase 53% das pessoas que participaram da sondagem eletrônica não confia nas pesquisas e mais de 12% nem liga para o resultado.

A enquete que recebeu 800 clicks não perguntou sobre o porquê dessa desconfiança, mas, nas ruas é possível constatar que a população não acredita nas pesquisas, por achar que a maioria delas são manipuladas.

Vale ressaltar que no Brasil, toda pesquisa eleitoral, antes de ser publica, ou seja, no ato da contratação, deve ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral.

Veja o resultado da enquete
Você acredita e confia nas Pesquisas Eleitorais?
- Não 52,8%
- Sim 34,9%
- Não ligo para pesquisas 12,3%

Fonte: Direto da redação do NOCA/Mano Santos

 

SETE DE CADA DEZ ELEITORES NÃO TÊM VOTO PARA DEPUTADO, DIZ DATAFOLHA

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) mostra que 72% do eleitorado brasileiro ainda não decidiu em quem votar para deputado federal e 69% ainda não escolheram seu deputado estadual.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 20% entre os mais jovens já escolheram em quem votar para deputado federal. A média é maior entre os com renda mensal familiar de 5 a 10 salários mínimos (36%) e acima de 10 salários (36%). Para deputado estadual, a média dos que escolheram seu candidato é maior entre os mais escolarizados (41%) e os mais ricos (45%).

Veja o gráfico do G1 abaixo.

grafico

Gráfico

 

MAIS UM VEREADOR DE SÃO LUIS E CAMILO FIGUEIREDO EM CODÓ DECLARAM APOIO A FLÁVIO DINO

marquinhos

Novos aliados de Flávio

Mais um Vereador da Capital maranhense deve aumentar a quantidade de lideres políticos que apoiam Flávio Dino em São Luís.

Na tarde desta sexta-feira 19/09, o Vereador Marquinhos do PRB, maior liderança política da região que compõem os bairros da Divinéia, Turu, Sol e Mar, Vila Luizão e adjacências informou ao titular do Blog que decidiu apoiar o candidato Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão.

O Vereador que possui imensos serviços prestados na região que alcança mais 60 mil eleitores, disse que está organizando já para o começo da próxima semana um grande ato de apoio ao candidato da oposição.

Camilo Figueiredo em Codó 

Depois que o Deputado do PMDB Hélio Soares declarou apoio oficial ao candidato da Coligação Todos pelo Maranhão, Flávio Dino(PCdoB), quem também decidiu assumir oficialmente a decisão de caminhar com a oposição foi o Deputado Camilo Figueredo(PR), o parlamentar era um dos que defendiam o candidato da oligarquia sarney, Lobinho(PMDB).

Em comício realizado na noite desta sexta-feira 19/09, na Cidade de Codó, Camilo aderiu ao projeto de Flávio Dino e declarou oficialmente apoio ao candidato da união da oposição no Maranhão.

Assessoria Flávio Dino

 

OPORTUNIDADE: UEMA LANÇA EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS

uema-noticias

Imagem Ilustrativa

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), lança edital para o Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, forma subsequente, na modalidade a distância (PACEP) 2014.

Serão ofertadas 2.700 mil vagas para o ano de 2015, distribuídas em 22 polos de apoio presencial. São eles: Açailândia, Anajatuba, Balsas, Cajapió, Carolina, Codó, Colinas, Coroatá, Godofredo Viana, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santo Antonio dos Lopes, Santa Inês, Viana, Zé Doca, Carutapera, Lago da Pedra e São Luís (3 polos).

Os interessados terão a opção de 8 cursos técnicos: Controle Ambiental, Redes de Computadores, Alimentos, Informática, Guia de Turismo, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e o mais novo curso: Mineração.

Acesse o site http://www.uema.br/pacep2014, escolha um dos cursos e faça a sua inscrição de 29 de setembro a 24 de outubro. O valor da inscrição é R$25,00. Todos os cursos são gratuitos e com duração média de 20 meses.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pacep2014@uema.br e telefones: (98) 3276-9671/ 8191 0508 (Tim)/ 8905 0804 (Oi)/ 8426 4230 (Claro)/ 9213 1165 (Vivo).

As provas estão previstas para acontecer dia 07 de dezembro.

Fonte Coroatá Online
 

A 15 DIAS DA ELEIÇÃO,FLÁVIO MANTÉM O DOBRO DE VOTOS DO SEGUNDO COLOCADO

Pesquisa_Grafico

Imagem pesquisa

A apenas duas semanas do pleito que definirá o próximo governador, o candidato da coligação Todos Pelo Maranhão Flávio Dino mantém o dobro das intenções de voto do candidato da família Sarney, Edinho Lobão. Flávio subiu dois pontos na pesquisa Exata/TVGuará/Fiema e agora tem 58% das intenções de voto contra 29% de Edinho Lobão. Os candidatos Zéluis Lago, Pedrosa e Josivaldo têm, cada um, 1% das intenções de voto. Saulo Arcangeli não pontuou. Cerca de 5% dos eleitores não sabem ou não responderam. Outros 5% estão indecisos.

Em votos válidos, Flávio Dino teria 64% das intenções de voto se a eleição fosse hoje, contra 32% do candidato da família Sarney. A pesquisa Exata/TVGuará/Fiema foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 0049/2014. Foram ouvidos 1.400 eleitores em 45 municípios maranhenses entre os dias 15 e 19 de setembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Rejeição de Edinho aumenta

O líder de rejeição continua sendo o candidato Edinho Lobão. O escândalo da Petrobras fez subir de 39 para 44% o volume de pessoas que não votaria em Edinho de forma alguma. Zéluis Lago tem 26% de rejeição; Pedrosa e Josivaldo têm 19% cada. Flávio é o penúltimo em rejeição: 16%, próximo a Saulo, com 15%.

Assessoria Flávio Dino

 

FORÇA POLÍTICA DE GLALBERT CUTRIM É DESTAQUE EM ANAJATUBA E SANTANA DO MARANHÃO

Foto 1 - Em Anajatuba, Glalbert recebeu apoio de um dos grupos mais tradicionais do município

Glalbert em reunião

Força política, juventude e seriedade têm sido alguns dos aspectos destacados por aliados com relação ao nome do candidato a deputado estadual Glalbert Cutrim (PRB). Em Anajatuba, durante evento realizado nesta quinta-feira, dia 18, um dos líderes políticos do município, Pedro Aragão, fez questão de ressaltar um desses pontos.

“Quando me perguntam como o nosso deputado estadual irá ajudar Anajatuba eu respondo: ele será um deputado de força, pois será o mais votado do Estado e terá força política, seja lá quem for o governador”, asseverou Pedro Aragão.

Para o ex-prefeito Ademir Duarte, que faz política há mais de 30 anos no município, o seu grupo político tomou a decisão correta ao apoiar o nome de Glalbert para ser a voz de Anajatuba na Assembleia Legislativa: “esse grupo que está aqui hoje é o grupo que quer o melhor para a nossa cidade por defender o nome de uma pessoa séria, com toda sua garra e juventude para nos ajudar”, disse.

Glalbert Cutrim agradeceu pelas palavras de apoio e pela presença das centenas de lideranças que participaram do encontro e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do município: “Tenham absoluta certeza que hoje estamos renovando nossas forças em torno de dias melhores para a população de Anajatuba”, garantiu.

Foto 2 -Presença de público mostra que Glalbert Cutrim conquistou o coração da população de Santana do Maranhão

Glalbert em discurso

Já no período da noite, Glalbert Cutrim participou de um grande encontro político que culminou com um comício que reuniu mais de três mil pessoas em Santana do Maranhão.

Na companhia da prefeita da prefeita Quinha Valetim (DEM); dos vereadores Carmelito Farias (PSB), Milagres Coelho (PDT), Elda Soares (DEM), Branco do Riachão (PDB), Fábio do Elesbão (PDT) e Viana Santos (PPS); do prefeito de São Bernardo, Coriolano Almeida, mais conhecido como Coraninho (PV) e dos ex-prefeitos Joãozinho (Santana) e Coriolano Almeida (São Bernardo), Glalbert ressaltou a importância de todos estarem unidos na luta pelo melhor para o município de Santana do Maranhão.

“Precisamos unir nossas forças para fazer os municípios do Maranhão crescerem e se desenvolverem. Precisamos nos unir para melhorar de verdade a vida das pessoas. Podem ter certeza de que o que for possível para melhorar a vida de cada cidadão de Santana, eu vou fazer”, afirmou o candidato.

Para a prefeita Quinha Valetim, Glalbert Cutrim não e só seu candidato e do seu grupo político: “Glalbert é o candidato do povo de Santana do Maranhão. E isso eu pude constatar hoje com esse público histórico”, arrematou.

Liderança incontestável também em Santana do Maranhão, Coriolano Almeida finalizou: “A história da minha vida e da minha família se mistura com a história de Santana. E com isso eu só poderia apresentar o melhor deputado estadual do Maranhão para vocês. E o melhor para esta cidade e para o nosso estado é o Glalbert Cutrim”.

Assessoria Glalbert Cutrim

 

 

HELICÓPTERO QUE TRANSPORTAVA RICARDO E ANDREA MURAD FAZ POUSO FORÇADO

Ricardo-Murad-e-a-filha-Andrea-e1406064816855

Ricardo e Andrea

O helicóptero em que estavam o secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, e a filha dele, Andrea Murad, fez um pouso forçado, na manhã desta quinta-feira (18), na região de São João dos Patos.

O pouso foi feito por precaução, após a luz de advertência da aeronave ter acendido. Eles haviam participado de um evento político no município na noite de ontem. Eles pousaram, sem problemas, na fazenda Montes Claros, entre Passagem Franca e Lagoa do Mato.

Fonte Blog do Domingos Costa

JOVEM DE 20 ANOS SE ENFORCA APÓS FIM DE RELACIONAMENTO NA CIDADE DE GRAJAÚ

10710601_565734390220275_5731570336946170771_n

Vítima

Na manhã desta quinta-feira (18/09) um jovem foi encontrado enforcado em um cômodo de sua residência na cidade de Grajaú – MA. Segundo informações de populares ele teria se enforcado na quarta-feira (17/09), pelo estado em que seu corpo foi encontrado. O jovem identificado como Danilo Sousa (20 anos) era bastante conhecido no bairro e de acordo com amigos ele estava bastante abalado com o fim de um relacionamento.  Ele foi visto pela ultima vez por volta das 22h00min de quarta – feira (17), passando em alta velocidade em uma motocicleta, e depois disso não foi mais visto com vida.

A polícia esta ouvindo pessoas e parentes para saber se sua morte tem haver com o relacionamento rompido.

Fonte Malagueta Notícias

EX-DEPUTADO PAULO MARINHO É CONDENADO MAIS UMA VEZ POR IMPROBIDADE

10610581_792058574170903_8272710802479024819_n

Paulo Marinho

O ex-deputado cassado por corrupção, Paulo Marinho, voltou a ser condenado pela justiça por improbidade administrativa. Desta vez, foi a ação movida contra ele (Processo nº 832/2001, numeração única: 832-59.2001.8.10.0029, em trâmite na 1ª Vara da Comarca de Caxias), que enriquece a longa lista de malfeitos do ex-prefeito, que tem contra si nas diferentes esferas da Justiça centenas de processos e dezenas de condenações.

Em suma, PM foi condenado, em 1º Grau, nas sanções previstas na Lei de Improbidade, em razão da venda, sem qualquer autorização, de “ações ordinárias nominativas” da empresa cemar, de propriedade do Município.

Na sentença (de 2009) Paulo Marinho foi condenado a:

1) Recolher aos cofres públicos do Município de Caxias-MA a importância referente à venda das ações, acrescidas de correção monetária e juros;
2) Ficar proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de 5 (cinco) anos;
3) Pagar multa civil de 1 (uma) vez o valor do dano;
4) Ter seus direitos políticos suspensos pelo prazo de 5 (cinco) anos.

A referida sentença foi objeto de recurso de apelação, o qual foi negado seguimento, nos termos do acórdão tendo transitado livremente em julgado no dia 12 de setembro de 2013.

PM NÃO PODERÁ VOTAR NO FILHO NEM EM EDINHO

O Juízo Eleitoral de Caxias foi comunicado da suspensão dos direitos políticos de Paulo Marinho, com a consequente retirada de seu nomes dos cadernos de votação e suspensão do título de eleitor. Os advogados da Prefeitura entram com pedido de execução para o Município visando o ressarcimento ao erário.

Apesar de afirmar que tinha recuperado seus direitos políticos por já haver transcorrido o prazo de outra condenação que possuía, PM volta a ser um cidadão sem direito a votar e ser votado por conta da nova condenação que suspendeu seus direitos políticos suspensos por mais 5 anos.

FONTE: http://www.blogjorgevieira.com/

 

UMA REFLEXÃO: SOBRE A PASSAGEM DE FLÁVIO DINO POR CODÓ

10547326_334901563333330_1494265977803713228_o

Jacinto Júnior

Permita-me parafrasear Marx quando da publicação de seu livro mais importante escrito em 1848, O manifesto Comunista que, em sua abertura afirma: “um espectro ronda a Europa, o espectro do Comunismo”, é salutar afirmar então: um sentimento coletivo paira sobre o estado do Maranhão, um sentimento popular de mudança e de esperança.
É importante frisar que a tarefa para demolir a hegemonia cinquentenária do Califa das Arábias do MA (o clã Sarney) requer, de todos os maranhenses e, particularmente, os codoenses a resoluta decisão para caminhar com determinação e acreditar que é sim, possível reconstruir um novo ciclo histórico, estabelecer um novo tempo sob a batuta de uma alternativa renovada.
Flávio Dino constrange a elite maranhense por sonhar um Maranhão para todos, sem, contudo, intuir da malícia, da manipulação e da perseguição. Restaurar o estado sem dúvida implicará na dupla luta: contra as forças conservadoras que se tornarão ‘oposição’ e contra o atraso gigantesco imposto pelos conservadores gananciosos no decurso de meio século de dominação.
Agora, preciso relembrar que, a democracia é um instituto elementar para fomentar as transformações estruturais numa dada sociedade e, por isso, acredito na perspectiva democrática e renovada. Ela não pode ser transformada num trampolim para garantir a sobrevida de políticos cínicos que tentarão a todo custo se aproveitar das circunstâncias atuais para afirmar-se como líderes locais infalíveis e que estão a favor da mudança com Flávio Dino.
É premente a mudança e com ela a eliminação do atraso.
Pensando sobre a passagem de Flávio Dino em nossa cidade (19) afirmo:
I.    É importante a densidade eleitoral compartilhada com partidos e correntes políticas do campo democrático para se contrapor ao Califa das Arábias do MA (revestido da figura de Edinho 30%);
II.   Apesar de Flávio Dino ter conseguido agregar diversas forças e correntes políticas em torno de si para derrotar o conservadorismo estatal, sou contrário, a presença do velho e condenado Biné como aliado de última hora e nem primeira; contudo, a Coordenação Geral de Campanha entende que sua presença é necessária, então que engula esse sapo mal indigesto;
III.  Em respeito à ética, à moral, à seriedade e, sobremodo, à democracia que primo de forma indelével, não estarei no palanque acompanhando Flávio Dino – isso, jamais farei -, pois, entendo que ele – Biné Figueiredo – foi um algoz com o povo em período recente como administrador. Manter a coerência e ser retilíneo para mim constitui pedra de toque.
IV.   E, finalmente, estarei apenas participando como ouvinte a fala de Flávio Dino. Esse gesto não é de desintegração, mas apenas uma questão de não querer estar ao lado de um inimigo perigoso.
Que Codó receba a Caravana de Flávio Dino de abraços abertos e, demonstre sua força, carinho, e aposte suas esperanças em um Maranhão diferente! Por um Maranhão de Todos nós! Até a vitória!

Por Jacinto Júnior

Página 1 de 17412345...102030...Última »