Blog do de Sá - O Maranhão em um clique.

ENQUETE: O BLOG PERGUNTA E O POVO RESPONDE: QUAL O PREFEITO MAIS MAL AVALIADO DAS SEGUINTES CIDADES. VOTE AO LADO

A partir de hoje (29), até o próxim0 domingo (04/06), o Blog do de Sá está fazendo uma enquete no sentido de saber qual o prefeito mais mal avaliado em 10 cidades da região dos cocais, que estamos citando abaixo. Nossos leitores podem votar ao lado e colocar a sua opinião a respeito do prefeito de sua cidade. O resultado desta enquete será divulgado no próximo dia 05, segunda-feira. Podem ficar a vontade para votarem nos prefeitos que não estão desempenhando um bom trabalho:

Codó- Prefeito Francisco Nagib

Caxias-Prefeito Fábio Gentil

Timbiras-Prefeito Dr. Antonio Borba

Coroatá-Prefeito Luis da Amovelar Filho

Peritoró-Prefeito Padre Josias

Capinzal do Norte-Prefeito André Portela

Dom Pedro-Prefeita Rosa Nogueira

Santo Antonio dos Lopes-Prefeito Bigu de Oliveira

Presidente Dutra -Prefeito Juran Carvalho

Gonçalves Dias -Prefeito Toinho Patioba

 

SINTRAF REALIZA ELEIÇÃO DA NOVA MESA DIRETORA NA CIDADE DE CODÓ

Durante toda a  manhã deste domingo (28), o SINTRAF de Codó realizou eleição da nova mesa diretora do sindicato. O SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar), de Codó compõe também os municípios de Timbiras e Coroatá. Durante toda  a manhã de domingo cerca de 200  associados puderam votar na nova mesa diretora do sindicato; o candidato José Luis dos Santos Castro foi eleito por unanimidade. José Luis é um dos fundadores do SINTRAF na cidade de Codó e tem uma longa história junto aos trabalhadores.

O QUE É O  SINTRAF

O SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) é uma entidade sindical de caráter autônoma e democrática que trabalha na defesa dos interesses dos trabalhadores  da agricultura familiar. Em Codó, o SINTRAF tem feito um relevante trabalho junto a esses agricultores, em novo modelo de desenvolvimento sustentável.

 

TRAGÉDIA: CRIANÇA DE QUASE DOIS ANOS MORRE AFOGADA EM PISCINA NA CIDADE DE COROATÁ

Uma criança de um ano e seis meses de idade morreu afogada em uma piscina da casa do vizinho localizada no bairro Novo Areal, em Coroatá. A tragédia aconteceu por volta das 7h20 da manhã deste domingo (28).

A informação obtida pelo Coroatá Online, é de que o menino tinha o costume de ir até a casa do vizinho todas as manhãs. Minutos antes da tragédia o dono da residência deixou a criança na companhia de outro rapaz e foi até o comercio da esquina. Quando retornou, o menino não estava mais na calçada da casa. O proprietário imaginou que o mesmo havia retornado para a casa da mãe. Só depois de algum tempo perceberam a criança boiando na piscina.

Familiares e o vizinho chegaram a levar o menino para a UPA de Coroatá, mas lamentavelmente a criança já chegou sem vida.

Fonte: Coroatá Online

OPORTUNIDADE: PROGRAMA “ENSINAR” OFERTA VAGAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CODÓ

Sabendo que atualmente os blogs, por ser um meio comunicativo direto e rápido em suas visualizações ao público, solicito a divulgação do Processo Seletivo Simplificado do Programa Ensinar de Formação de Professores, da Universidade Estadual do Maranhão e precisamente os cursos oferecidos pelo Centro de Estudos Superiores de Codó – CESCD que nas imediações é o único polo que irá ter o Programa, os cursos ofertados são: Historia Licenciatura, Geografia Licenciatura e Letras, Inglês, Português e literatura, cada um com 35 vagas, na modalidade presencial, para o segundo semestre do ano de 2017.

As inscrições estão ocorrendo on line pelo site: http://www.programaensinar.uema.br/ até o dia 06.06.2017e as provas do vestibular ocorrerão no dia 09.07.2017 em Codó-MA, a taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Apresento aqui a solicitação pois este Programa é de interesse da sociedade em geral, pois a capacitação de futuros docentes gera um crescimento intelectual e social na região. Para maiores informações no CESCD/UEMA, ou pelo numero (99) 98830.0029 ou e-mail: ducenirpaz@hotmail.com

o curso pode ser realizado por qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio.

Ascom: CESCD

 

DUPLA É PRESA EM TIMBIRAS APÓS APEDREJAR RESIDÊNCIA E AGREDIR UM HOMEM

Por volta das 23:30hs de sábado (27),a guarnição de serviço recebeu uma denúncia que estava havendo uma desordem em frente um evento próximo a escola Roseana Sarney no centro da cidade, sendo que a guarnição ao chegar no local foi informada que dois elementos estavam arremessando objetos (pedras), em outras pessoas sendo que uma delas atingiu um rapaz na face, e que os mesmos saíram em direção a Rua Roseana Sarney danificando residência (apedrejando) portões e lâmpadas nos portes de energia, logo em seguida a guarnição fez diligências, localizando os mesmos na praça do bairro São Raimundo. Os mesmos foram encaminhados para a Delegacia de polícia Civil para responderem pelos crimes de agressão física e danos matérias.  A guarnição da PM era composta por: Sgt Félix,Sd   Magalhães e Sd   Wellvaney.

Ascom: 17° BPM    

ACIDENTE DEIXA UM MORTO E OUTRO GRAVEMENTE FERIDO EM BACABEIRA

Por volta das 23h30 de sexta-feira (26) uma colisão frontal ocorrida no km 54 da BR 135 resultou na morte de Raimundo Sales de Araújo Neto, de 53 anos, e em graves ferimentos no condutor de outro veículo. A ocorrência se deu a duzentos metros do posto AFIF, em uma grande reta no km 54, no munícipio de Bacabeira, na região Norte do estado do Maranhão. O tempo estava bom, sem chuvas, e o fluxo era normal no final da noite de sexta feira, quando um caminhão baú, que trafegava sentido interior para capital, entrou para a contramão, bateu lateralmente nos três últimos eixos de uma carreta tanque, que transportava combustível, e colidiu frontal em um outro caminhão baú, que vinha logo atrás do tanque e saía de São Luís conduzido por Raimundo Sales, que veio a óbito no local. O condutor que a princípio teria provocado o acidente ficou preso às ferragens e foi retirado pelos Bombeiros. Ele ficou gravemente ferido e foi trazido para o hospital Clementino Moura, o Socorrão II.

Pela manhã o corpo da vítima permanecia no local à espera de providências. A equipe PRF que atendeu a ocorrência continua no local.

Fonte: PRF

MACONHA NA MALA: POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO COM 26 KG DE MACONHA NA CIDADE DE CODÓ

Depois de apreender numa só operação, dia 10 de abril, 75 quilos de maconha, a PM de Codó voltou a fazer uma nova operação de peso contra o tráfico de drogas e prendeu na madrugada deste domingo Válber Salazar Pereira, 26 anos, mais conhecido como Binha, quando este desembarcou no KM 17, com 26 quilos de maconha. Abaixo estão as informações sobre este caso enviadas pela assessoria de comunicação do 17º BPM:

ACUSADO/CONDUZIDO: Válber Salazar Pereira, 26 anos, residente na Trav. José Medeiros, bairro  São Francisco. Codó-MA.

Histórico. O Serviço Reservado do 17° BPM monitorava o conduzido há três semanas, desde que descobriu que o suspeito viajava a negócio de uma a duas vezes por mês à cidade de São Paulo-SP,  cujos negócios eram desconhecidos pela vizinhança e por parentes. Na última viagem o mesmo foi acompanhado pelo Serviço Reservado desde a cidade de Capinzal do Norte até o KM – 17, onde o mesmo desembarcou de um ônibus de turismo por volta de 00:40 minutos carregando uma mochila e mais uma bagagem de mão. Ao ser abordado pela Polícia Militar, o mesmo confessou que transportava 26 quilos de maconha prensada oriunda do Paraguai. O mesmo foi apresentado no Distrito Policial para as medidas cabíveis.

ASSECOM/17° BPM