Blog do de Sá - O Maranhão em um clique.

FATALIDADE: EMPRESÁRIO CODOENSE MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE EM MARANHÃOZINHO

Vítima

Durante a madrugada deste sábado (21), policiais rodoviários federais da Unidade Operacional da PRF de Nova Olinda, no noroeste do estado do Maranhão, atenderam um acidente tipo capotamento que resultou na morte de um rapaz de 32 anos.

Por volta da meia noite, na virada de sexta-feira (20) para sábado, na altura do km 100 da BR 316, próximo a cidade de Maranhãozinho, o condutor da caminhonete Toyota Hilux de placas NHE-0488, que seguia sentido decrescente (Santa Inês para a divisa com o Pará), perdeu o controle do veículo, saiu de pista e capotou. Um passageiro identificado como Cícero Jefferson Sampaio, de 32 anos, morreu no local. Ele ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos. A vitima é um empresário do ramo madeireiro residente no município de Codó-MA, na região dos cocais.

De acordo com as primeiras informações, o condutor da caminhonete teria deixado o local do acidente.

Uma equipe da Polícia Militar deu apoio aos agentes da PRF.

Outras informações sobre esta ocorrência deverão ser repassadas ainda durante o dia de hoje.

Fonte: PRF

A CRISE TÁ DE LASCAR: 52 PREFEITURAS FECHAM AS PORTAS SEM SERGIPE

Em Sergipe, 52 prefeituras fecharam as portas por conta da crise que os municípios vem atravessando, a decisão pelo fechamento saiu em reunião dos gestores municipais que decidiram por unanimidade pela medida.

Liderados pelo presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (Fames), Marcos Barreto, os prefeitos decidiram enviar manifesto à Presidência da República reivindicando a liberação de apoio financeiro ainda este ano. Barreto contou que 52 Prefeituras estão com as portas fechadas. A decisão foi tomada, por unanimidade, pelos prefeitos durante reunião na entidade estadual dias atrás, pela queda de receita e pelos descontos de precatórios e da previdência. “Na primeira parcela do FPM deste mês, 80% dos Municípios sergipanos tiveram o FPM zerado”, contou.

Problema

Os prefeitos argumentam que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não está menor que o repassado em 2016, mas que os recursos estão sendo consumidos pelos programas federais subfinanciados, pelas dívidas previdenciárias e de precatórios e pela redução nos investimentos federais. Durante diversas falas, os prefeitos alegam que não há como fechar as contas.

O reajuste do salário mínimo, do piso salarial dos professores e de demais categorias profissionais também contribuem para a deterioração das finanças municipais, levando ao grave cenário de crise em que estão. Os representantes da CNM mostraram que esse é o principal problema: “as receitas não acompanham as despesas”. E é por isso que os prefeitos não estão conseguindo atender as necessidades básicas, inclusive de pagamento de pessoal.

Pernambuco

Municípios pernambucanos também passam por graves problemas, um clara mostra de que a situação é generalizada, afetando a todos. “O salário mínimo teve aumento, mas ainda assim não se compra agora o mesmo que se comprava em 2016”. Essa é a comparação que os prefeitos fazem para explicar os questionamentos de crise mesmo com o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em relação ao ano passado.

“Hoje as Prefeituras já estão demitindo, fechando programas. E para se evitar uma situação mais drástica, estamos pedindo socorro ao governo” exemplificou o presidente da entidade municipalista de Pernambuco, que completou: “cada dia fica mais caro manter os serviços e os programas federais, que são subfinanciados”, falou presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota.

“Se não ocorrer urgente reformulação do Pacto Federativo, em breve será impossível governar sem comprometer os limites legais e sem se responsabilizar administrativa e juridicamente”. Em determinado momento, Patriota informou que 144 Municípios do Estado já estão com os limites de gastos com pessoal extrapolados.

Segundo o representante da CNM, o cenário de dificuldades administrativas e financeiras das Prefeituras vai piorar ainda mais nos próximos dois anos. Ele faz sua afirmação baseadas nos cortes previsto no orçamento para 2018. “Só na Educação, o corte será de 42%; na Cultura corte será 72%; Turismo corte de R$ 70%; e Assistência Social corte de 98%. Ou seja, praticamente não haverá verba”, contou Cezário com números atuais do projeto de orçamento federal.

Fonte: Domingos Costa

 

EX-PREFEITO APEDREJA CARRO DO BLOGUEIRO DOMINGOS COSTA, EM RAPOSA

O blogueiro Domingos Costa teve o seu veículo apedrejado após estacioná-lo em frente ao comércio de propriedade de do ex-prefeito Clodomir Oliveira Santos, localizado na Raposa, segundo o Boletim de Ocorrência.

Ainda de acordo com a denúncia, Domingos foi comunicado pelo vereador Josilvado Trajano que Clodomir desejava falar com ele.

Em seguida, o ex-prefeito da Raposa perguntou se o blogueiro não iria retirar o veículo da frente de seu estabelecimento. Costa recusou retirar alegando que o veículo estava estacionado em via pública.

Em ato contínuo, Clodomir apedrejou o carro, conforme relato em boletim de ocorrência.

Fonte: Neto Ferreira

RICARDO MURAD AGORA É O NOVO PRESIDENTE DO PRP NO MARANHÃO

O ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad, já iniciou a movimentação para as eleições 2018. Nesta sexta-feira (20), foi anunciada sua filiação ao Partido Republicano Progressista (PRP).

Ricardo chega na legenda com força e já assumindo a presidência estadual do Partido Republicano Progressista (PRP) no Maranhão.

Em nota, o Vice-presidente da Executiva Nacional, Severino Sales e agora ex-presidente do partido no Estado, Severino Sales, anunciou que com a chegada de Murad o partido pretende participar das eleições majoritárias e proporcionais em 2018.

                                   Veja abaixo a nota do PRP

O Partido Republicano Progressista (PRP) tem a honra de comunicar que recebeu nesta sexta-feira (20), o ato de filiação de Ricardo Murad.

O PRP reconhece a grande importância dessa nova adesão visando futuros projetos para o cenário político maranhense, já que vem buscando um crescimento em todo o Brasil. Com a chegada de Ricardo Murad, o PRP pretende participar das eleições majoritárias e proporcionais em 2018.

O Vice-presidente da Executiva Nacional, Severino Sales, e presidente estadual do PRP, recebeu convite da Direção Nacional para coordenar as candidaturas ao Congresso Nacional na região nordeste, em função da nova legislação eleitoral aprovada recentemente. Diante disso, convidou o recém filiado Ricardo Murad para comandar o PRP no Maranhão.

São Luís, 20 de outubro de 2017
Severino Sales – Presidente Estadual do PRP-MA

Fonte: Luis Pablo

 

APÓS DEVER MAIS DE UM MILHÃO EM PENSÃO, POLÍCIA PRENDE PAULO MARINHO

A Polícia Militar cumpriu mandado de prisão em desfavor do ex-prefeito de Caxias, Paulo Marinho, pai do atual vice-prefeito, Paulo Marinho Júnior.

Também ex-deputado, o controverso político que coleciona confusões e polêmicas foi levado para o 1º Distrito Policial. Não é a primeira vez que Marinho é preso.

Pelas informações preliminares, nesta ocasião, a ação de pensão alimentícia que resulta em mais um constrangimento e, naturalmente, desgaste político a P.M custa apenas R$ 1,2 milhão.

 

 

Fonte: Domingos Costa

DAS DUAS MOTOS ROUBADAS EM CODÓ NA NOITE DESTA QUINTA, UMA DELAS É ENCONTRADA PELA PM

Duas motos foram tomadas de assalto na noite desta quinta-feira, 19, na cidade de Codó. O primeiro registro ocorreu por volta das 20h na rua Rio de Janeiro, Conjunto Dallas, quando uma mulher, acompanhada de seu filho de oito anos de idade, em uma moto Yamaha Crypton, ano 2013/2014, cor preta, placa PSB-8288, foi abordado por dois indivíduos. Um dos assaltantes apontou a arma para a vítima e anunciou o assalto.

O outro assalto ocorreu por volta de 20:40h na Avenida Primeiro de Maio, próximo à Praça da Bandeira. Uma motociclista transitava pelo local em sua Honda Biz, ano 2014/2015, cor branca, placa OXZ-7159, quando foi surpreendida por homens em uma moto. O criminoso que estava na garupa do veículo sacou uma arma e anunciou o assalto.

A Polícia Militar de Codó encontrou, na manhã desta sexta-feira (20), uma das motocicletas que foram tomadas de assalto. O veículo estava abandonado na rua Goiânia, bairro Santo Antônio.

A PM informou que a moto achada se trata da Yamaha Crypton, ano 2013/2014, cor preta, placa PSB-8288, que foi encaminhada para o pátio da 4º Delegacia Regional de Polícia Civil, onde deverá ser entregue para sua proprietária.

Fonte: Marco Silva

HOMEM É CONDENADO A 21 ANOS DE PRISÃO EM DOM PEDRO POR TER EXECUTADO E QUEIMADO O CORPO DA AMANTE

Em julgamento presidido pelo Juiz Haderson Rezende realizado na Câmara Municipal de Dom Pedro nesta quinta-feira (19), o eletricista Francisco Carlos Gomes de Oliveira de 40 anos de idade foi condenado a 21 anos de prisão pelo assassinato e queima do corpo de Maria Antônia Bastos de 23, com quem tinha um relacionamento extra conjugal.

As duas primeiras, das sete testemunhas, afirmaram ter visto Frank ao lado do corpo de Mel ainda pegando fogo. Já as testemunhas de defesa falaram que Francisco Carlos sempre foi bom amigo e bom companheiro de trabalho. Ele ouvia tudo de cabeça baixa enquanto sua filha chorava muito.

O critério de escolha dos sete jurados foi sorteio feito pouco minutos antes do início do julgamento; e ficou composto por seis mulheres e 1 homem.

Na acusação a Promotora de Justiça Ariadine Dantas, com base  cnos autos, já havia condenado o réu por homicídio qualificado, motivação fútil, pelo emprego cruel, no caso fogo, assegurou que o crime foi premeditado. “O réu levou gasolina até o local onde foi se encontrar com Mel”, disse Ariadne.

A defesa discordou da tese de premeditação e questionou o fato de no julgamento não ter a presença de um legista para dizer se mel foi ou não queimada viva. “Nós queríamos aqui, sentado nessa cadeira um médico legista pra nos afirmar se havia fumaça por inalação dos pulmões de Mel; sem um laudo feito por um especialista fica difícil fazer um julgamento justo”, afirmou o Advogado Heronildo Neto.

Ao final prevaleceu a tese do MP; e o júri decidiu pela condenação do réu. O juiz Haderson Rezende leu a sentença condenando Frank a 21 anos de prisão inicialmente em regime fechado pelos crimes de homicídio qualificado, motivo fútil com o emprego de fogo. A irmã de Francisco Carlos não segurou o choro.

Em seguida, agentes penitenciários reconduziram o apenado de volta à Penitenciária Agrícola de Pedrinha em São Luis.

Fonte: Adonias Soares

 

AGORA LASCOU: BLOGUEIRO DENUNCIA VEREADORES QUE NÃO COMPARECEM AS SESSÕES EM TUNTUM E É AMEAÇADO

Pedro Jorge

O Desespero tomou conta da Câmara de Vereadores de Tuntum, e alguns vereadores querem tirar o direito da população de ser informada do que está acontecendo nos bastidores politicos. Segundo o posicionamento de um membro por causa da matéria do Blog Bate Tuntum reproduzida pelo Blog do Pedro Jorge.

O  Jornalista Pedro Jorge, que diga-se passagem é um dos mais respeitados do estado do Maranhão, foi ameaçado por alguns parlamentares de Tuntum. As ameaças por parte de alguns vereadores partiram porque o renomado Blogueiro fez uma denúncia sobre o não comparecimento de muitos vereadores as sessões da Câmara da cidade já há muitos dias.

Onde está a liberdade de imprensa? O que foi publicado no Blog do Pedro Jorge foi simplesmente o que o suplente de vereador o ex-vereador Josivan Bilio vem falando ha vários dias.

“A Lei diz que perde o mandato quem deixa de assistir 1/3 das sessões da Câmara durante o ano. Em consequência da Lei Orgânica dizer que são duas sessões por semana e só estar havendo uma sessão, todos tem mais de 30% de falta”, disse Josivan Bilio nesta manhã ao Blog do Pedro Jorge.

O que estamos querendo é seriedade por estes membros nos quais escolhemos para nos representar (este jornalista vota em Tuntum). O titular do Blog do de Sá, Leandro de Sá, se solidariza com o amigo e companheiro de profissão, Pedro Jorge.