Blog do de Sá - Credibilidade no que diz e escreve

MAIS UMA TENTATIVA DE FUGA É REALIZADA NA DELEGACIA REGIONAL DE CODÓ

sede-da-delegacia-regional-de-codo-ma-79044

Dp de Codó

Na madrugada da última segunda-feira (15) aconteceu mais uma tentativa de fuga na 4° Delegacia Regional de Codó. A tentativa aconteceu da seguinte forma: Por volta das três da manhã os carcereiros ouviram barulhos estranhos vindos da primeira cela da 4° Delegacia Regional. Os carcereiros foram observar e os presos já estavam serrando as grades da cela para fugir. Em vistoria feita na cela, os profissionais que trabalham naquele local encontram um pedaço da serra que estava sendo utilizada pelos presos. A maioria dos presos que estão na Delegacia Regional de Codó são das cidades de Timbiras e Coroatá. Os delegados tem encontrado dificuldades para desenvolver suas funções por conta de falta de estrutura em todos os sentidos

EMPRESÁRIO JOÃO DOS PLÁSTICOS OFERECE JANTAR PARA AMIGOS E CORRELIGIONÁRIOS

10872713_598465896953739_274748050_n

A esquerda Ribamar Oliveira, ao meio Big Alex e Geroan Almada e a direita João dos Plásticos

Na noite de terça-feira (16), o empresário João dos Plásticos reuniu amigos e correligionários em noite de rega bofe em sua residência na entrada de Codó. O empresário é também presidente da Associação Comercial de Codó e tem uma boa ligação com todos os empresários da cidade. Além disso, João é presidente do PSDB e foi um dos grandes defensores da campanha de Aécio Neves em Codó, e também do governador eleito Flávio Dino. No encontro estavam pastores evangélicos, comerciantes, o empresário Ribamar Oliveira, o apresentador de TV, Geroan Almada, o jovem Big Alex, que é uma grande liderança no bairro Trizidela, o presidente da CDL, Andrei Nogueira, entre outras figuras bem conhecidas.

10846855_598467720286890_2066705719_n

Fotografias tiradas por Big Alex

SERÁ QUE JÁ ESTÁ PENSANDO NA ELEIÇÃO DE 2016?

Comenta-se na cidade que João dos Plásticos pode sair candidato a prefeito pelo PSDB nas eleições de 2016. Essa conversa já roda nos quatro cantos da cidade, e ele mesmo faz questão de dizer que se for a vontade do povo seu nome será lançado. Inclusive no jantar, realizado na terça (16), o empresário foi indagado pelo apresentador de tv Geroan Almada sobre essa possibilidade. Com um semblante de simpatia, o empresário disse “o povo é quem sabe”.

 

 

VEREADOR RODRIGO FIGUEIREDO DESTACA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO CONTRA HIV E ALERTA SOBRE O NÚMERO ALARMANTE DE CODOENSES COM O VÍRUS

10641188_325827087598114_2797219829232546485_n

Rodrigo Figueiredo

O vírus do HIV/AIDS é uma doença que ainda não há cura, mas existe tratamento fazendo com que o paciente possa viver por mais tempo. Nesse, como em muitos outros casos, a prevenção continua sendo o melhor remédio. E a situação de Codó já começa a preocupar as autoridades do município pelo grande número de pessoas infectadas. De acordo com levantamento feito pelo Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, atualmente, existem registrados 308 codoenses portando o vírus.

Esta semana a Câmara Municipal abraçou a causa e promoveu uma Audiência Pública onde o tema foi discutido amplamente por representantes da sociedade, entidades não governamentais, prefeitura e vereadores. O encontro foi uma iniciativa do vereador Pedro Belo, mas todos os parlamentares se envolveram na discussão que teve o objetivo de coletar ideias e sugestões que possam indicar um caminho para evitar que mais codoenses sejam vítimas do vírus HIV/AIDS.

AIDS Codo

Representante da Assoc. Nossa Senhora da Natividade

O vereador Rodrigo Figueiredo, foi um dos vereadores que participaram ativamente do evento. O parlamentar demonstrou preocupação com a quantidade de pessoas que estão acometidas de AIDS no município. “Esse tema tem que ser tratado, cada vez mais, de maneira aberta e com muita franqueza, assim como foi trabalhado nessa importante audiência publica aqui na Câmara de Vereadores de Codó. É um problema que tem preocupado toda a sociedade, uma vez que tem sido confirmado um aumento muito grande no número de casos no Brasil, isso vem ocorrendo em nosso Estado e, infelizmente em Codó“, disse.

Rodrigo defende o diálogo como uma maneira de fazer com que as pessoas se conscientizem sobre os cuidados necessários e entende que as orientações devem ser abrangentes. “Enquanto alguns países estão conseguindo controlar a epidemia do vírus HIV, infelizmente no Brasil cada vez mais pessoas tem sido infectadas. É importante, que nós, cada vez mais, possamos manter o diálogo e que seja um assunto discutido nas escolas, nas universidades, principalmente, em todas as classes sociais, uma vez que a faixa etária de 15 aos 24 anos é a que mais tem sido afetada“.

Para o vereador, cada pessoa pode e deve procurar os locais que realizam exames preventivos e que procure se prevenir usando preservativos que são distribuídos na rede pública de saúde. “É importante que as pessoas sempre façam a testagem contra o HIV. Em caso de soropositivo que procure rapidamente o tratamento na rede pública de saúde e que não interrompam de forma alguma o tratamento. O tratamento é essencial porque vai garantir uma qualidade de vida para as pessoas soropositivas, entretanto, o fundamental é a prevenção. Esses meios são acessíveis por meio do uso de preservativos que são distribuídos de maneira gratuita nos postos de saúde“, concluiu.

Ascom – Vereador Rodrigo Figueiredo

ATRÁS DAS GRADES: CODOENSE “FAMOSO” É PRESO ACUSADO DE ASSÉDIO SEXUAL CONTRA ENTEADAS

IMG-20141217-WA0018

“O BUDI”

Esta informação chegou ao Blog do de Sá ha exatamente 23 dias, mas como gostamos de trabalhar de forma séria não divulgamos este caso assim que ele chegou ao nosso conhecimento. Primeiro, resolvemos averiguar a veracidade do fato. Portanto, só agora resolvemos torná-lo público, pois já temos convicção do que estamos falando. Quem trabalha com informação deve averiguar tudo antes de divulgar. Acontece que um cidadão de 50 anos de idade, bastante conhecido na cidade de Codó, por nome de José Raimundo Marques Dos Santos, mais conhecido na cidade por “BUDI”. Este aí da fotografia. Ele estava sendo acusado de abusar de duas enteadas na Rua Piauí Bairro São Francisco.

COMO ACONTECIAM OS ABUSOS.

“BUDI” morava com a mãe das duas garotas. Uma de 13 e a outra de 14 anos de idade. Quando a mãe das meninas saia de casa, o mesmo aproveitava para abusar das adolescentes. Essa versão foi dada a polícia assim que “BUDI’ foi preso. As garotas foram ouvidas pela delegada Maria Tecla, que cuidou do caso antes de entrar de férias. Agora o caso esta sob os cuidados do delegado Zilmar Santana, que foi quem concluiu o inquérito. “BUDI” está em prisão preventiva decretada pela justiça de Codó, o mesmo foi preso em via pública.

AS GAROTAS ERAM AMEAÇADAS.

As adolescentes eram ameaçadas por “BUDI”. Segundo relatos das garotas à delegada Maria Tecla, ele dizia às menores que se elas contassem para alguém, elas seriam mortas. A polícia descobriu tudo depois de cinco meses de investigação o cidadão José Raimundo Marques Dos Santos “O BUDI” não imaginava que a polícia de Codó já estava querendo prendê-lo há tempos. Outras denúncias de outros crimes também já foram registradas na Delegacia Regional de Codó por empréstimos fraudulentos. “BUDI” está preso no Centro de Ressocialização de Codó a disposição da justiça.

 

JEFFERSON PORTELA DIZ QUE CORONÉIS NÃO DEVEM SE AUSENTAR DURANTE MAIOR CRISE DE SEGURANÇA NO ESTADO

download

Jefferson Portela

Indicado para comandar a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão durante o governo de Flávio Dino, o delegado Jefferson Portela posicionou-se na manhã desta terça (16) sobre a polêmica acerca do curso de treinamento para coronéis da Polícia Militar do Maranhão a partir de 2015.

Trata-se de um edital publicado no site da PM no fim do governo Roseana Sarney que pretende que, a partir de 2015, metade dos coronéis da PM se afastem por 2 anos de suas atividades para fazer um curso de treinamento fora do Maranhão.

“No momento em que o sistema está em crise, nós não podemos prescindir de 50% do comando policial”, disse Jefferson Portela – e completou: “Nós precisamos é de mais policiais no comando, no planejamento, na execução das operações de segurança”.

O caso foi tratado na tribuna da Assembleia Legislativa pelo deputado Marcelo Tavares – que afirmou ser preciso ter bom senso para a realização dos cursos de aprimoramento, visto que metade do contingente policial não pode deixar o Estado ao mesmo tempo.

Os índices de insegurança no Maranhão aumentaram nos últimos anos. Segundo o Observatório da Violência, o número de homicídios aumentou 400% nos últimos 12 anos, ou seja, é cinco vezes maior que em 1992.

Segundo as informações da Equipe de Transição do atual governo, dos 24 coronéis do Maranhão, 12 estão inscritos no curso de férias que deve durar até 2 anos. O próximo secretário da pasta antecipou ainda que nesta terça o Coronel Alves (futuro comandante da Polícia Militar) solicitou conversa com o atual comando (Coronel Zanoni) para tratar formalmente sobre o caso.

“O Maranhão vive a pior crise de Segurança da sua história e precisamos de colaboração para trazer paz para o nosso estado. Na área de Segurança Pública, cada homem afastado faz falta,” afirmou Portela.

Assessoria Flávio Dino

ARRASTÃO EM DOM PEDRO TERMINA COM UM ASSALTANTE MORTO

10392421_837548406288586_8293220598186975867_n

Vítima

Por volta das 21:30 desta terça (16) dois elementos, um de Presidente Dutra e outro de Caxias identificados como Eliasde Caxias-Ma e Raí de Presidente Dutra-Ma estavam aterrorizando a população de Dom Pedro-Ma, onde efetuaram vários arrastões em estabelecimentos comerciais.

A PM foi acionada e saiu em perseguição até o povoado Palma, no município de Presidente Dutra – Ma e após intensa troca de tiros, o meliante identificado apenas como Raí veio a óbito e o outro comparsa de nome Elias foi alvejado nas nádegas. Com eles foram encontrados 6 aparelhos celulares, 01 revólver calibre 38 com 6 munições deflagradas e 02 intactas, além de uma motocicleta Honda Fan, placa OIY-6169.

 Fonte Caxias Mídia

VEREADOR PASTOR MAX ACOMPANHA SERVIÇOS DE RUAS PAVIMENTADAS POR MEIO DE SUAS INDICAÇÕES

unnamed (3)

Observando a obra

O governo municipal tem realizado uma verdadeira transformação em vias urbanas na cidade através do programa Codó Trafegável. O vereador Pastor Max (PT do B), sempre atento as necessidades das comunidades do município de Codó, principalmente as periféricas, fez uma série de indicações que estão sendo atendidas pelo prefeito Zito Rolim, em uma demonstração de parceria integrada entre legislativo e o executivo municipal, em prol do bem comum da população mais carente.

As indicações para pavimentação de ruas, de autoria do vereador Pastor Max atendidas pelo executivo até agora são:

Rua Francisco Alves Lisbino; Rua Simeão de Macedo; Av. Engenheiro Antônio Paiva; Rua Joaquim Nabuco; Rua Sebastião Murad; ruas do Parque Vitória e Vila Fomento, além da pavimentação e construção de ponte na Rua 19 de abril e na Rua São Sebastião, no Bairro Nova Jerusalém.Pastor Max também elaborou a indicação para a Sinalização horizontal e vertical no município de Codó

Dentro dessa perspectiva, o vereador, além de colher essas demandas, transformá-las nas indicações acima e correr atrás para que sejam atendidas, o mesmo tem acompanhado e fiscalizado de perto todo o processo de execução das obras de pavimentação de suas indicações. TudoPara que o projeto seja executado com qualidade.

unnamed (2)

moradores contemplando a obra

Vereador Pastor Max fez questão de percorrer cada rua, conversando com os moradores, que demonstraram toda sua alegria e gratidão pelo pedido atendido. Dona Graça, moradora da Vila Fomento, agradeceu o esforço do vereador e do prefeito Zito, porque agora os moradores terão mais qualidade de vida.

Seu Antônio, morador da Rua Nações Unidas, no Parque Vitória, agradeceu ao Pastor Max, pelo cuidado e a atenção. “Ele veio aqui quando não tinha nada. Prometeu que iria cobrar o asfalto pra gente, cumpriu e ainda está aqui fiscalizando. E nós estamos muito gratos”, agradeceu o morador.

CENTRO DE CULTURA DE CAXIAS FICA DE “CARA NOVA” PARA O NATAL

unnamed (1)

Centro de Cultura de Caxias-MA

A antiga fábrica têxtil de Caxias – o Centro de Cultura – está de “cara nova” para o Natal. De iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo, o local está passando por uma manutenção que consiste em pintura interna, troca de lâmpadas, além de uma ornamentação toda especial na fachada para o período festivo.

A nova pintura contempla o Salão Nobre dos Caxienses, o salão menor e o pavilhão 2, onde fica a parte de artesanato. Estão sendo restaurados ainda os banheiros e o antigo teatro, que recebe um paliativo para abrir mais uma vez suas portas ao público.

O Centro de Cultura está sendo pintado na cor “chá verde” que, segundo o secretário de Cultura Léo Barata, foi escolhida após estudos feitos pelo Departamento Municipal de Patrimônio Histórico para melhor preservação das paredes do prédio, bem como em dar mais claridade ao ambiente.

E tratando-se ainda de claridade, estão sendo trocadas todas as lâmpadas do local, que antes eram de 80 watts e agora recebem novas de 250 watts, metálicas e modernas.

A fachada de todo o prédio recebeu uma iluminação especial, que ornamenta a antiga fábrica e a transforma na Fantástica Fábrica do Papai Noel, que será inaugurada no próximo dia 18, às 17h30, com a abertura do “Natal dos Anjos”.

Assessoria Prefeitura de Caxias

 

MUNICÍPIOS TERÃO QUE APRESENTAR PEÇAS ORÇAMENTÁRIAS UTILIZANDO PLATAFORMA DIGITAL DO SAE

unnamed

sae

Os municípios maranhenses terão que encaminhar, a partir de janeiro de 2015, ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) suas peças orçamentárias (PPA, LDO e LOA) utilizando o site (www.sae.tce.ma.gov.br/sae) do Módulo de Planejamento do Sistema de Auditoria Eletrônica da Corte de Contas (SAE), conforme determina instrução normativa nº 33/14.

A informação foi comunicada pelo Tribunal à Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

O Módulo de Planejamento do SAE estará disponível para testes e simulações no período de 01/12/14 a 31/12/14. Neste período, no site do sistema estará disponível um exercício prático contendo todas as funcionalidades do sistema, o usuário poderá utilizar o exercício para testar o sistema ou se preferir pode inserir os dados reais de suas peças orçamentárias.

Ressalta-se, no entanto, que no dia 05/01/15, as informações inseridas nesse período de testes serão excluídas do banco de dados do sistema.

Será oferecido pela Escola Superior de Controle Externo (ESCEX) treinamento aos usuários que tiverem dúvidas no período de 12/01 a 17/01/15.

O treinamento terá carga horária de seis horas e o participante, no ato da inscrição, deverá indicar o dia de sua preferência. As inscrições para este treinamento deverão ser feitas pelo site do Tribunal (http:www.tce.ma.gov.br ), no período de 15/12 a 31/12/14.

No site Módulo de Planejamento do SAE será disponibilizado um manual de operações, fórum para tirar dúvidas e demais orientações cabíveis.

O Tribunal de Contas orienta que na primeira utilização do sistema seja feita pelo Contador da Prefeitura confirmação da estrutura administrativa do município, providenciando-se os ajustes necessários junto ao Cadastro de Gestores do Tribunal (http://www.tce.ma.gov.br/gestores/index_ext.zul) (fone: 2016-6093). Somente após a confirmação da estrutura administrativa pelo Contador, o sistema estará liberado para uso.

INFORMAÇÕES – ASSCOM FAMEM (2109 5414/12)

 

 

MULHER ESFAQUEIA O MARIDO APÓS OS DOIS TEREM INGERIDO BEBIDA ALCÓOLICA

IMG-20141215-WA0046

Vítima aguardando o SAMU

Um caso inusitado e trágico aconteceu no fim de semana na cidade de Codó. Uma mulher, identificada por Maria Elizangela, e seu esposo, Lúcio Monteiro, haviam bebido bastante e depois iniciaram uma briga entre eles. Maria reclamava porque o marido Lúcio bebia bastante. O casal mora na Rua Desembargador Vasconcelos Torres. Depois de discutir com o esposo, Maria Elizangela pegou uma faca e começou a agredir o marido, que foi atingido na mão e na cabeça. O mesmo foi atendido pelos profissionais da SUMU e passa bem.

MOTIVO DA CONFUSÃO

Sandro e sua esposa Elizangela gostam de tomar um aperitivo de vez em quando, mas tanto o marido, quanto a esposa, acaba discutindo bastante após essas bebedeiras. No final de semana, Sandro foi reclamar para a esposa sobre essas bebedeiras dela. Ela não gostou das reclamações do marido e começou a agredir o mesmo com um pequena faca.

Página 1 de 21412345...102030...Última »