Blog do de Sá - O Maranhão em um clique.

APÓS MAIS UMA CHUVA EM CODÓ, OBRA DE MARCELO COELHO CONTINUA CAUSANDO UMA VERDADEIRA “DESGRAÇA” NA VIDA DAS PESSOAS

Esta semana, o secretário de Meio Ambiente do governo Flávio Dino, Marcelo Coelho, esteve em Codó dando uma de salvador da pátria e não serviu de nada. Observe no vídeo abaixo feito agora há pouco pelo Blog do de Sá na cidade de Codó o quanto a obra do Parque Ambiental está causando de prejuízos para moradores em Codó.

 

SOLIDARIEDADE: CRIANÇA CODOENSE DE 7 ANOS SOFRE DE DOENÇA RARA E PRECISA DE AJUDA

Esta criança se chama Francyelly França Ilário, filha de Francineide França Batista Ilario, queria pedir a todos aqueles de bom coração que ajudasse essa criança ela tem apenas 07 anos e sua mãe descobriu que ela tem uma doença muita rara, que é Tumor de Ewing, considerado maligno.
Geralmente acomete indivíduos dos 05 aos 15 anos de idade, sem predileção por sexo e raro na população negra. As localizações principais são a diáfise do fêmur, seguida da região proximal do fêmur, diáfise da fíbula, ulna e os ossos da pelve. Porem qualquer osso pode ser acometido, no caso dela pra ser mais preciso foi na coxa direita. A criança está internada a mais de dez dias no hospital HGM, ontem com ajuda de amigos conseguiu fazer uma Ressonância Magnética no Hospital DMI, na Cidade de Teresina. O Problema que os familiares não achavam que seria um tipo de câncer, pra isso o Medico indicou que fosse levado para São Luís, Hospital especializado para esse tipo de Cirurgia.
Os principais sintomas são dores na coxa, acompanhado com sinais inflamatórios como febre e edema local. A mãe relata que a criança que já atingiu febre altíssima e só toma remédios paliativos, porque é necessário fazer a cirurgia.
Só existem duas formas para tratamento cirúrgico ou será com preservação do membro, utilizando a quimioterapia ou radioterapia, ou amputação do membro caso o tumor seja muito grande. E nós sabemos que isso requer tempo e dinheiro, logo o tratamento é muito caro.

Conta Poupança: 0766 013 00037274 6
Banco: Caixa Econômica
Nome: Francineide F. B Ilário

Endereço: Avenida Presidente Figuereido,1274
Bairro: Trizidela
Seu browser não suporta este áudio

Contatos: (99) 981261076 – Mãe- WhatsApp
(99) 84075648- Evanuely
(99) 82588635 Ivanilson (Pai

Ouça abaixo o áudio da mãe da criança pedido ajuda:

 Fonte: Jean Pierry

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE: NETO DE 6 ANOS CUIDA DO AVÔ COM CARINHO E VÍDEO VIRALIZA NA INTERNET

O vídeo de um garotinho cuidando do avô, em Santa Gertrudes (SP), viralizou na internet, sensibilizando muitas pessoas. Trata-se da gravação em que Enzo Menenguelle Pereira, de apenas seis anos, cuida com muito carinho e atenção de seu avô, o senhor João Menenguelle, de 75 anos.
Após um acidente de moto, há seis anos, o sr. João perdeu o movimento das pernas e necessita de cadeira de rodas para se locomover. Enzo nasceu um ano depois do ocorrido e desde cedo observava a rotina de cuidados com o avô, normalmente realizada pelas filhas do sr. João, até que um dia ele resolveu, por conta própria, ajudar nas tarefas.
Um dos auxílios de Enzo é ajudar a transferir o avô da cadeira de rodas para a cama, por meio de um gancho pregado no teto. Além disso, os dois realizam vários passeios juntos, o que impressiona muitas pessoas.
O vídeo conta com milhares de visualizações na internet e inicialmente a intenção das gravações era apenas mostrar o funcionamento do gancho, mas após a enorme repercussão, outros vídeos do neto cuidando do avô foram gravados.

                                               Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Coroatá Online

DEPUTADO VINICIUS LOURO PERDE A PACIÊNCIA COM FLÁVIO DINO POR FALTA DE INVESTIMENTOS EM TRIZIDELA DO VALE

Pelo visto alguns deputados governistas parecem definitivamente terem perdido a calma e paciência com o Governo Flávio Dino.
Se já não bastasse a denúncia de seis deputados governistas sobre supostos crimes eleitorais cometidos por secretários candidatos, antes do Carnaval, na ultima quinta-feira (22), dois deputados da base foram criticar publicamente o Governo Flávio Dino.
No caso de Vinícius Louro, a zanga estaria relacionada a falta de investimentos do Estado no município de Trizidela do Vale, onde o parlamentar foi vice-prefeito e iniciou sua carreira política.

“Venho solicitar que o Governo tome providências de ordem emergencial, que sejam tomadas medidas preventivas. O Rio Mearim não subirá do dia para a noite, mas não podemos aguardar que aconteça tragédia para depois agir. Além disso, logo no meu primeiro discurso tenho pedido que fosse feito asfalto na estrada que liga Trizidela do Vale a São Luís Gonzaga e, até hoje, nós não tivemos nenhuma notícia, nenhuma providencia junto do Governo que aquele povo está sofrendo. Eu sou da base do Governo, mas eu não aceito que realmente o povo de Trizidela do Vale seja injustiçado”, afirmou Vinícius Louro.

Pelo visto a quinta-feira não foi das melhores para Flávio Dino. Deputados governistas revoltados, PT insatisfeito e até assessores do PROCON-MA presos pela Polícia Federal.

Fonte: Jorge Aragão, via Carlinhos Filho

 

PRESIDENTE DO PT NO MARANHÃO CONFIRMA APOIO A FLÁVIO DINO EM 2018

Em nota divulgada nesta quinta-feira (22), o presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato, confirmou apoio irrestrito do partido ao projeto de reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB) nas eleições deste ano.
O posicionamento de Lobato derrubou todas as especulações que apontavam possível aliança da sigla com a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), e pôs em terra declarações de petistas maranhenses que defendiam posição contrária a deliberada durante congresso estadual do PT.

“Sobre as eleições 2018, o PT tem posição clara de apoio à reeleição do governador Flávio Dino. Declarações de filiados dependendo posição contrária à resolução do congresso [estadual] não refletem a posição do partido”, esclareceu Lobato.

Lobato antecipou ainda que o PT do Maranhão já está em diálogo com os outros partidos que apoiam Dino para organizar as eleições. “Em 2018, Flávio Dino governador e Lula presidente da República”, concluiu.

O posicionamento de Lobato derrubou todas as especulações que apontavam possível aliança da sigla com a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), e pôs em terra declarações de petistas maranhenses que defendiam posição contrária a deliberada durante congresso estadual do PT.

Fonte: Irmão Inaldo

 

“SE EU TIVESSE ENVOLVIDO, TERIA QUE SER AUTUADO EM FLAGRANTE” DIZ DELEGADO TIAGIO BARDAL

O delegado Tiago Bardal se manifestou, na manhã desta sexta-feira (23), em entrevista a Rádio Mirante AM sobre as suspeitas lançadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) a ele em relação à participação em um grupo criminoso com participação de policiais.
Três militares foram presos, além de outras cinco pessoas envolvidas em contrabando e supostamente outros crimes na Região Metropolitana de São Luís. Bardal disse que sofre uma perseguição e ainda não entende o motivo. Ele foi exonerado do cargo de superintende da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
Tiago Bardal disse que não conhece nenhuma das pessoas presas na operação e que foi abordado por policiais militares duas horas antes da operação e cerca de 5 km de distância do local em questão. Ele confirmou que estava no Quebra Pote, por volta das 23h de quarta-feira (21) e que a operação começou 1h de quinta-feira (22).

“Nós estávamos trabalhando (quando abordado), só que preciso ser chamado formalmente para poder explicar. Nem da minha exoneração fomos comunicados. Eu tomei conhecimento também que foi pedida minha prisão. Mas se eu tivesse envolvido neste caso, teria que ser autuado em flagrante como os outros foram, e isso não aconteceu pelo fato de não ter provas, não ter elementos. Se eu fizesse parte desta organização, poderia avisar os outros para fugirem, pois fui abordado e liberado cerca de duas horas antes da operação. Aí a operação aconteceu e todos foram presos”, disse Bardal.
O ex-superintendente disse ainda que até a manhã desta sexta-feira (23) não havia recebido comunicação oficial de ninguém, portanto iria trabalhar normalmente na sede da Seic até ser chamado para poder se explicar.

Há quase dez anos a gente trabalha só combatendo o crime organizado e eu não sei o motivo dessa perseguição agora. Por anos, deixei de lado minha família em prol do sistema de segurança pública. Até baleado já fui. Então, só queria ser chamado para prestar esclarecimentos quando meu nome foi citado. Só isso. Eu liguei o dia todo (quinta) para todos, inclusive o delegado geral (Leonardo Diniz), e ninguém me atendeu. Desligaram na minha cara”, declarou.

Bardal estava há três anos como superintendente, há dez ele é delegado da Polícia Civil do Maranhão. Antes de comandar a Seic, em outras superintendências e também na região tocantina.
“Em momento algum eu fui convocado para prestar esclarecimento formal sobre os fatos. Trabalhei normalmente ontem (quinta) e não fui chamado para falar sobre o que ocorreu. Tomei conhecimento que as pessoas que foram ouvidas, nenhuma citou meu nome e nenhuma me conhece”, concluiu.

G1/MA

 

EX-PREFEITA DE SÃO FÉLIX DE BALSAS É ACIONADA POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIOS

A Promotoria de Justiça da Comarca de Loreto ingressou, em 24 de janeiro, com uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra Socorro de Maria Martins, ex-prefeita de São Félix de Balsas (termo judiciário da comarca). A ação foi motivada por irregularidades na prestação de contas de um convênio firmado em 2009.
O Convênio 148/2009-SES foi assinado pelo Município de São Félix de Balsas e a Secretaria de Estado da Saúde e tinha como objetivo a implantação de um sistema de abastecimento de água nos povoados Belém, Sambaíba, Carrasco e Fazenda. Com valor total de R$ 618.577,56, o convênio tinha vigência de sete meses, com possibilidade de prorrogação.

A prestação de contas apresentava uma série de irregularidades como a falta de confirmação do valor da contrapartida do Município, despesa não identificada e não formalizada com documentos, notas fiscais não atestadas e problemas na tabela de execução física com o plano de trabalho e cronograma de pagamento.
Foi verificado, ainda, que a execução da obra chegou a apenas 81,31% do previsto, representando um prejuízo de R$ 112.142,76 (R$ 127.169,89 em valores atualizados até 2014) a ser ressarcido ao Fundo Estadual de Saúde.

Na ação, o promotor de justiça Leonardo Novaes Bastos requer a indisponibilidade dos bens da ex-prefeita Socorro de Maria Martins até o valor de R$ 127.169,89, além da suspensão dos direitos políticos por cinco a oito anos, pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio e reparação dos danos causados ao erário, além da proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público pelo prazo de cinco anos.

Fonte: Neto Ferreira