A LINGUAGEM DO PINÓQUIO: CONFIRA AS PISTAS PARA PEGAR UM MENTIROSO

images
Imagem meramente ilustrativa

Tente perceber quantas pequenas mentirinhas por dia você fala ou ouve. É comum ouvirmos ou darmos desculpas como “o meu telefone estava fora de área” (mas a verdade é que você simplesmente desligou de propósito), “não vi a sua ligação” (viu), “eu estou bem” (mas não está), amanhã não vou poder ir (prefere ficar em casa a aceitar o convite de alguém), entre outras que estamos acostumados a emitir e receber.

Mas saiba que, segundo um especialista em linguagem, é fácil perceber quando alguém está mentindo. De acordo com umvídeo do TED, Noah Zandan, explicou que falar pouco de si, ter uma linguagem negativa, explicações simples, mas frases complicadas são sinais que configuram, na maioria das vezes, a conversa de um mentiroso.

De acordo com o Daily Mail, Zandan contou que a “análise de texto linguístico” — que se baseia na diferença entre o modo como estruturamos a verdade e a mentira — pode ajudar as pessoas a pontuar as mentiras e pegar o Pinóquio no pulo.

COMO IDENTIFICAR UM MENTIROSO?

Segundo as informações de Noah Zanda, existem vários sinais da linguagem que podem indicar que uma pessoa está mentindo. São eles:

  • Os mentirosos tendem a se referir a si mesmos em menor intensidade em uma história que não é verdade e às vezes usam situações hipotéticas ou mencionam outras pessoas mais do que o habitual;
  • Elas costumam usar termos negativos, porque estão inconscientemente se sentindo culpadas;
  • Histórias falsas tendem a ser excessivamente simplificadas, porque os humanos têm dificuldade para construir e manter o controle das mentiras mais complexas;
  • Embora a sua história possa parecer simples, os mentirosos tendem a usar mais tempo para contá-la com frases complicadas, acrescentando ainda sonoridades irrelevantes e detalhes em uma tentativa de fazer a história soar mais convincente;
  • O texto  explica que os mentirosos normalmente se mencionam menos e falam mais sobre os outros em uma mentira. Eles às vezes usam a terceira pessoa a dissociar-se da sua mentira, porque se sentem inconscientemente culpados.

Conforme falado anteriormente, Zanden explicou que os mentirosos tendem a ser mais negativos na história. Por exemplo, uma pessoa que mente pode dizer: “Desculpe, a bateria do meu telefone idiota acabou. Eu odeio essa coisa”, disse o especialista.

As pessoas também podem detectar uma mentira quando alguém explica acontecimentos em termos muito simples. Nossos cérebros lutam para construir uma história falsa complexa, o que significa que as explicações sobre os eventos que não aconteceram parecem exageradamente simples.

Fonte Mega Curioso

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *