AO RESPONDER MATÉRIA DO BLOG DO DE SÁ, PREFEITURA DE GONÇALVES DIAS CULPA GESTÃO PASSADA PELA FALTA DE MERENDA NAS ESCOLAS

Patioba, prefeito
A atual administração do município de Gonçalves Dias está trabalhando para normalizar o fornecimento da merenda escolar. O recurso referente a esse serviço estava bloqueado devido a uma negligência da gestão passada e isso prejudicou a entrega do lanche neste ano letivo.
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é responsável por acompanhar e monitorar os recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar. Francisco Carlos, coordenador geral da educação, explica que, em 2016, a administração não emitiu junto ao CAE o parecer necessário para a prestação de contas do gestor.
Entrei em contato com o Ministério da Educação e eles me informaram deste bloqueio. Nós então fizemos esse parecer e já está assegurado a liberação dos recursos a partir de março”, esclareceu Francisco Carlos. Em relação à quantia referente a fevereiro, o gestor explicou ainda que foi orientado a realizar uma reunião com o Conselho, para que seja redigida uma ata explicando a situação do município.
Esse parecer se refere ao funcionamento do próprio Conselho, ao fornecimento e qualidade da merenda escolar“, relatou o coordenador. O CAE é tão fundamental para a execução de programas, que, caso não apresentem a prestação de contas de recursos recebidos, o FNDE pode suspender repasses.
A negligência, entretanto, não impediu que a Prefeitura Municipal de Gonçalves Dias adquirisse, com recursos próprios, produtos da agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para atender às escolas. “Esses alimentos já chegaram ao município e já estão sendo distribuídos. Com o repasse de março, os estoques serão normalizados ainda esta semana”, acrescentou Francisco Carlos.
Transparência na gestão
O prefeito Toinho Patioba é defensor da transparência e acredita que nada deve ser escondido do cidadão. Por isso, faz questão de divulgar os comprovantes que demonstram que o município não recebeu recursos da merenda escolar este ano.
A transparência, marca da atual gestão, foi ratificada pelo Ministério Público do Maranhão. A instituição classificou o município em terceiro lugar do estado no quesito transparência. A atual nota de Gonçalves Dias é de 8,1. A primeira nota da cidade foi de 2,6. Um crescimento que demonstra um claro sinal de respeito ao dinheiro e à confiança do cidadão de Gonçalves Dias.
                                                Veja abaixo os prints enviados ao blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *