CARAVANA DA CULTURA DO GOVERNO DO MARANHÃO ESTARÁ EM SANTO ANTONIO DOS LOPES NESTA QUINTA-FEIRA

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, promoverá a Caravana de Autodeclaração na Plataforma do Programa Cultura Viva, percorrendo vários municípios em todo o Estado. A equipe Cultura Viva estará presente nos municípios maranhenses, no período de 11/09/2017 a 15/03/2018, conforme calendário anunciado.
As caravanas realizarão acompanhamento e orientarão aos grupos e entidades que articulam atividades culturais, que por sua vez almejam se transformar em novos Pontos de Cultura via cadastramento na plataforma da Rede Cultura Viva.
Artistas das mais variadas linguagens, poderão participar dos encontros que não exigem inscrição prévia e serão gratuitos.
O reconhecimento garante a estas entidades, chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias, e permite ainda que elas se articulem com os outros pontos da rede, a partir de afinidades temáticas ou de pertencimento a determinado território. O cadastro possibilita ainda, acompanhamento permanente das atividades desenvolvidas pelo Ministério da Cultura, assim como de editais e eventuais articulações.
As caravanas de autodeclaração serão antecedidas por encontros com secretários de cultura dos municípios próximos às cidades anfitriãs, para que estes se tornem multiplicadores no processo de mobilização e identificação de grupos culturais. A ideia é que as prefeituras, e secretarias municipais, auxiliem grupos culturais com subsidio de informações e documentações necessárias para o êxito do processo, bem como disponibilize e divulgue espaço físico para instalação da Equipe cultura viva nos respectivos municípios.
Os grupos presentes nas reuniões da Caravana devem ter em mãos a seguinte documentação:
· CNPJ;
· Portfólio (de preferência digital)
· 02 Cartas de Reconhecimento (carta de apoio à entidade requente, emitidas por Pontos de Cultura, instituições públicas, privadas, ou coletivos culturais relacionados com arte, cultura, educação ou desenvolvimento comunitário)

Na certeza de contar com a vossa compreensão, solicitamos manifestação acerca da possibilidade de colaboração de Vossa Senhoria.
Objetivo da ação: mobilização dos grupos/entidades atuantes no município ligadas à cultura de base comunitária, Indígenas, Quilombolas, de Matriz Africana, economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital, cultura popular, com ampla incidência no segmento da juventude, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural como música, artes cênicas, cinema, circo, literatura, entre outras, para cadastro e certificação no Programa Cultura Viva. Em Santo Antônio dos Lopes, o evento acontecerá as 8: 30 da manhã no Clube Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *