EM CAXIAS, CATÓLICOS COMEMORAM O DIA DE SANTO ANTONIO

O Dia de Santo Antônio é comemorado nesta quinta-feira (13) e em Caxias está acontecendo uma programação especial no tradicional festejo em louvor ao santo na igreja que recebe seu nome no bairro Ponte.

As homenagens ao santo, conhecido como casamenteiro, começaram cedo, às 5h da manhã, com uma alvorada e queima de fogos. Ainda pela manhã, ocorreram duas missas.

Às 16h houve a missa de preparação para, em seguida, os fieis saírem numa procissão luminosa pelas ruas do bairro. Logo após a celebração da santa missa, uma benção especial de todos os antônios e antônias.

Organizada pela Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, a festa em louvor ao santo traz o tema “A misericórdia do pai é graciosa, espaçosa e preciosa” e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Caxias.

Paralelo à programação religiosa, há atrativos dispostos na praça próxima à igreja, como Parque de Diversões, e venda de comidas e bebidas típicas do período junino.

Santo Antônio

Entre as várias versões de como Santo Antônio ganhou a fama de casamenteiro, está a de que uma jovem pobre não tinha recursos para casar e pediu sua ajuda. Ele teria dado um bilhete e pedido para que ela fosse até um ourives, que deveria dar o mesmo peso do papel em moedas. Como a balança não abaixava, o ourives foi obrigado a dar um grande dote para a moça.

Ele nasceu em 1194, em Portugal, e foi batizado de Fernando. Ainda jovem, trocou o nome para Antônio após ingressar na Ordem Franciscana. Antônio era conhecido por dar pão aos pobres e pregar o Evangelho.

Fonte: Noca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *