O ABANDONO TOMA CONTA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TIMBIRAS

8bb60334
Foto Estação Ferroviária Timbiras

Um dos pontos da cidade de Timbiras mais esquecidos é a Estação Ferroviária do bairro São Sebastião, o abandono tomou conta do local a muito tempo.Na cidade, poucos pontos históricos são encontrados e infelizmente não estão em suas melhores condições para que possa receber visitantes de outras cidades, deixando de fomentar o turismo histórico.

Sua liquidação foi iniciada em 17 de dezembro de 1999, o processo de liquidação da RFFSA implicou na realização dos ativos não operacionais e no pagamento de passivos. Os ativos operacionais (infra-estrutura, locomotivas, vagões e outros bens vinculados à operação ferroviária) foram arrendados às concessionárias operadoras das ferrovias. Em nossa região a Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN, competindo a RFFSA a fiscalização dos ativos arrendados. Porém a RFFSA foi extinta, mediante a Medida Provisória nº 353, de 22 de janeiro de 2007, estabelecida pelo Decreto Nº 6.018 de 22/01/2007, sancionado pela Lei Nº 11.483. O Decreto Nº 6.769 de 10 de fevereiro de 2009 dá nova redação aos artigos 5º, 6º e 7º do Decreto Nº 6.018 de 22 de janeiro de 2007.

RESPONSABILIDADE ATUAL

Hoje, a responsabilidade por manter a infra-estrutura histórica das ferrovias é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o qual tem uma superintendência na cidade de São Luis.

Com Informações do oitimba.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *