POR ROSANNYA CHAVES: O QUE É O AUTISMO E COMO DESCOBRIR

Hoje comemora-se o dia mundial de conscientização do autismo e por ser Terapeuta Ocupacional e trabalhar cuidando de pessoas autistas, resolvi escrever algumas linhas no sentido de passar algumas informações aos nossos queridos pais. Com certeza você já ouviu falar de autismo ou sobre pessoas autistas, é um tema que vem sendo cada vez mais sendo abordado em programas de TV, revistas, filmes e principalmente nas redes sociais. O Autismo é conhecido também como TEA (Transtorno Espectro Autista. Resolvemos citar em poucas linhas o que significa isso e como tratar.

O que é o autismo?

O autismo é  um  transtorno de desenvolvimento que causa problemas na linguagem, dificuldades de comunicação,  interação social e comportamento das pessoas.

O autismo tem cura?

 O autismo não tem cura, ou seja, uma criança diagnosticada com autismo, seguirá autista durante toda a vida. A diferença está no desempenho e estímulos que essa pessoa diagnosticada irá ter durante o tratamento.

Quais  profissionais devem ser procurados para o diagnóstico e tratamento  do TEA? (Transtorno  Espectro Autista)

Deve procurar primeiro o médico neuropediatra, que é o profissional responsável pelo diagnóstico. Os profissionais que irão andar junto com o neuropediatra diante o tratamento são: Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e Psicopedagogos, esses profissionais devem acompanhar durante o tratamento para que a pessoa diagnosticada possa desenvolver adequações sociais mais eficientes.

 Com quantos anos pode ser diagnosticado o autismo?

 Hoje, o  diagnóstico  Transtorno do Espectro  Autista já pode ser estabelecido entre os três primeiros anos de idade. Porém,  quanto mais cedo o autismo for detectado e quanto mais cedo ele for trabalhado, melhor. O diagnóstico precoce, como falei anteriormente, sem dúvidas é o melhor começo para o tratamento,  podendo ampliar os níveis  funcionais do paciente, tendo o objetivo de reduzir os sintomas a partir do suporte de aprendizado e desenvolvimento.

Quais os principais  sintomas do Espectro  Autista (TEA)?

As pessoas que tem autismo apresentam sintomas em comum como dificuldades de comunicação, interação social, não fazem contato visual, não dão funcionalidades aos brinquedos, apresentam na maioria das vezes comportamentos rotineiros e repetitivos.  Algumas pessoas autistas podem ter dificuldades de aprendizado em diversas fases da vida, desde o estudo na escola até aprender atividades da do dia a dia consideradas simples, como tomar banho, vestir-se, despir-se ou preparar a própria refeição. Enquanto muitos podem levar uma vida relativamente  “normal”, outros autistas podem precisar de ajuda profissional durante toda a vida.

Por Rasannya Chaves, Terapeuta Ocupacional

Com informações Revistaautismo

One Response

  1. Bela iniciativa, tanto os pais e professores devem, saber como lhe dar, com crianças autistas, pois esse conhecimento é bastante válido no estimulo e desenvolvimento cognitivo dessa criança.
    Parabéns Rosannya Chaves ,pelos esclarecimentos e objetividade em seu texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *