QUINHENTOS PACIENTES SÃO ATENDIDOS NO MUTIRÃO DO GLAUCOMA EM CODÓ

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, realizou na manhã de hoje (26), o Mutirão de Oftalmologia, gratuito, para diagnóstico e tratamento contra o glaucoma, com direito a exames de medição da pressão do olho e avaliação do fundo de olho.

O médico responsável pelos atendimentos, Dr. Heron Simões, do Hospital da Visão de São Luís,  informou que os atendimentos em Codó já estão sendo feitos há três anos e o acompanhamento aos pacientes é feito a cada três meses. “Muitos vêm pela primeira vez para o diagnóstico, mas também tem os pacientes que estão em tratamento e retornam para avaliações”. 

De acordo com dados da SEMUS e do Hospital Geral Municipal (HGM), serão cerca 500 atendimentos, 400 fichas foram distribuídas pelos Postos de Saúde e 100 fichas no HGM. O Mutirão do Glaucoma é um programa do Governo Federal em parceria com Estado e Municípios. A ação tem como principal objetivo realizar o diagnóstico precoce e promover o tratamento contínuo para evitar que a doença leve a cegueira.

Os pacientes que receberem o diagnóstico positivo para doença preencheram ficha para retirar o colírio de tratamento, gratuitamente, para a patologia em uma das unidades de referência da rede municipal. Várias pessoas foram até o Hospital Geral Municipal HGM para realizarem sua consulta e se prevenir contra o Glaucoma.

Ascom – PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *