A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

O contexto atual foi marcado com a crise sanitária que se intensificou no mundo todo, inclusive no Brasil. Com isso o contexto educacional necessitou enfrentar o desafio traçado a partir do distanciamento físico e social. Nesse contexto a educação a distância traz metodologias de ensinar e aprender, seja de forma síncrona ou assíncrona.

Ao partirmos deste contexto, percebe-se um crescimento dos polos em EaD e de sua importância para a formação dos nossos docentes e discentes. A implantação dos Pólos presenciais da UNIVERSIDADE DE MARILIA SÃO PAULO-UNIMAR e FACULDADE SUCESSO-FACSU no Estado do Maranhão, vem contribuindo de forma grandiosa para formação de professores, especificamente dos docentes que atuam na Educação Básica e EJA no Estado Maranhense.

Esta Modalidade de Educação a Distância no Brasil e a importância dos polos no apoio educativo aos acadêmicos atendidos por meio da EAD, baseou-se em pesquisa realizada com os egressos do curso de Pedagogia, Administração, Educação Física, Serviço Social entre outros. Os resultados apontam que a educação a distância é uma alternativa viável na formação de educadores da nossa região, pois ajuda a qualificar profissionais em qualquer lugar do território de vivência que encontra-se o estudante. Na atualidade, a formação superior na modalidade a distância tem merecido destaque, sobretudo, no interior do Brasil e nas regiões mais afastadas dos grandes centros. A formação do professor imprescindível, pois este será um formador de opiniões em sua sala de aula, em que os estudantes  compreenderão o mundo a partir do diálogo e da troca de saberes.

Nessa direção surge um ator importante nesse processo: o tutor. Cabe ao Tutor tornar a compreensão facilitada sem que se perca a análise do conteúdo pré-estabelecido pela ementa, mas ao mesmo tempo necessita buscar inovações de didáticas e metodologias diferenciadas para a realidade dos estudantes.

Para apresentar nosso trabalho educativo destacamos os polos de: São Domingos do Maranhão, Paraibano-MA (FACSU) e Santo Antônio dos Lopes -MA (UNIMAR). O papel dos polos presenciais, de acordo com os Coordenadores locais: Alessandra, Cesia e os Jovens Girlene e Ruan.

 Os polos de apoio presencial são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições de ensino superior no âmbito do Sistema EAD. Nesse aspecto, os polos são mantidos por seus gestores locais, onde oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os estudantes possam acompanhar os cursos a distância. Assim os polos de apoio presencial também são entendidos como “locais de encontro”, onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais. O objetivo dos polos é oferecer o espaço físico de apoio presencial aos estudantes da sua região, mantendo as instalações físicas necessárias para atendê-los em questões tecnológicas, de laboratório, entre outras.

Um ponto a ser destacado é o acesso à internet que vem abrindo portas das faculdades e universidades fazendo do seu lar um espaço universitário. Podemos ilustrar com o depoimento da estudante Conceição aluna de Pedagogia: “No início estava nervosa mas logo, que tive o contato com o tutor online, tutor presencial ficou tudo normal , eu mesmo faço o meu horário de estudo, faço tudo em casa via online”

Maria Luisa Belloni (2002) na obra intitulada “A educação a distância” destaca que a pedagogia e tecnologia, entendidas como processos sociais, sempre andaram juntas. Conforme a autora, “o processo de socialização das novas gerações inclui uma necessária e lógica preparação dos jovens para o uso dos meios técnicos disponíveis na sociedade” (Belloni, 2002, p. 118). Esclarece ainda que do ponto de vista da sociologia, não há mais como contestar as novas tecnologias, pois elas têm um papel cada vez mais importante no processo de socialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades