ALM REALIZA TERCEIRO ENCONTRO ESTADUAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO

DSCF3274

Participantes de Codó

Assembléia Legislativa do Maranhão está realizando o III Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Estado, realizado no Auditório Fernando Falcão, na capital maranhense. O evento, promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME-MA, entidade de representação estadual, está sendo realizado nos dias 15 e 16 de agosto.

O vereador Pastor Max (PT do B), representante titular do Poder Legislativo junto ao Conselho Municipal de Educação de Codó encontra-se em São Luis participando do encontro. Além do parlamentar codoense, estão presentes os seguintes conselheiros: Ariane de Deus, presidente do CME, Maria Lidiamar, representante do CMDCE, Jean Pierry, representante do sindicato dos professores, além da professora Rosalva Komora de Souza, secretária executiva do CME e da Secretária Interina de Educação, professora Socorro Quinzeiro.

Os Planos Municipais de Educação

O encontro pretende fomentar o intercâmbio entre os diversos conselhos municipais e estaduais, visando seu fortalecimento, bem como viabilizar a criação, organização e funcionamento dos mesmos. O III Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação tem como tema principal: “Os Planos Municipais de Educação: processo participativo e regime de colaboração”. O evento terá como um dos palestrantes Geraldo Grossi, Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE/MEC

Para o vereador, esses momentos se tornam cada vez mais importantes diante dos desafios que a educação municipal precisa enfrentar. “Fortalecer o papel do Conselho Municipal, principalmente nas discussões e elaboração do Plano Municipal de Educação é favorecer a democracia e vislumbrar a educação que desejamos”. Destacou Max.

O parlamentar ressaltou ainda que dos 217 municípios do Maranhão, apenas 100 possuem conselhos municipais de educação, talvez por ignorância ou falta de conhecimento de alguns secretários e prefeitos. O que não é o caso de Codó, pois o CME funciona de forma democrática e participativa, finalizou.

Segundo a Presidente do CME de Codó, professora Ariane de Deus, o conselho de Codó é autônomo e trabalha em parceria com a Secretaria de Educação, como órgão consultivo, normativo e fiscalizador, ajudando na realização de atividades importantes para o município como: a eleição de Diretores, a eleição do conselho municipal de alimentação escolar e a regularização e reconhecimento das escolas municipais.

A secretária interina de educação, professora Socorro Quinzeiro, falou que esse momento é importante, pois amplia os conhecimentos sobre o papel que o conselho desempenha. “A partir de informações atualizadas, onde se alcança visualizar todo o contexto educacional brasileiro, estamos a altura de participar dos debates que devem resultar nas melhorias educacionais que desejamos para nosso município. É imprescindível participar e estar atualizados”. Concluiu.

Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *