APÓS OUTUBRO ROSA, VEREADORA ALERTA PÚBLICO MASCULINO SOBRE IMPORTÂNCIA DO NOVEMBRO AZUL

unnamed

Maria Paz

Em noite de chuva e poucas pessoas na galeria da Câmara Municipal de Codó, os parlamentares codoenses compareceram quase em sua totalidade e abordaram importantes temas na tribuna, enviando suas mensagens a população codoense por meio do rádio e da internet. A Vereadora Maria Paz (PV), por exemplo, aproveitou seu tempo de discurso para alertar sobre a continuidade da campanha Outubro Rosa, realizada no mês de outubro. A edil preconizou que as mulheres devem continuar realizando visitas ao médico para realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e mama, assim como o auto exame da mama, mesmo após a campanha.

Câncer não escolhe faixa etária

A única representante do gênero feminino na Câmara dos Vereadores de Codó chamou a atenção para que as mulheres mais jovens, com idade abaixo de 25 anos, também realizem o autoexame da mama e procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), pois o câncer de útero ou de mama não escolhe faixa etária. “Quando fui acadêmica de fisioterapia e atuei no Hospital Socorrão de São Luis, descobri que muitas jovens mulheres não realizavam os exames preventivos por acharem que o câncer de mama e colo do útero só atingir mulheres acima dos 35 ou 40 anos, e esse pensamento está equivocado. Fica aqui o alerta para que mulheres de todas as idades continuem realizando seus exames mesmo depois da campanha”, orientou a parlamentar.

A vez dos homens no Novembro Azul

Maria Paz aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar a toda equipe que atuou durante o Outubro Rosa nas unidades de saúde de Codó. “A campanha foi para chamar mais a atenção das mulheres, mas as consultas tem que ser realizadas com regularidade”. Como também é profissional da área de saúde, a Vereadora lembrou ao público masculino que no mês de novembro começava a campanha Novembro Azul, campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. “É importante acabar com a resistência que os homens têm em relação aos exames, principalmente o de próstata. O preconceito e o medo precisam ser substituídos pelo amor à vida”, disse.

Agradecendo a Marcha das famílias

A vereadora finalizou suas palavras agradecendo a presença dos colegas de parlamento, autoridades municipais e a todas as famílias que abraçaram a causa e compareceram a caminhada das Famílias Contra a Violência, realizada no último sábado em protesto pelo brutal assassinato da Professora Cristiane Barros. Em sessão anterior, a edil usou a tribuna para chamar a população codoense para a marcha. “Nunca nos esqueceremos dessa barbaridade cometida contra uma jovem professora e sua família e nunca iremos nos calar”.

Ascom/Vereadora Maria Paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *