ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DA VILA FOMENTO EM CODÓ CAMINHA PARA SE TORNAR REFERÊNCIA EM TODO O ESTADO

Jpeg
Vereadores de Codó com a presidente da Associação

Os produtores da agricultura familiar e moradores da Vila Fomento, no município de Codó, já têm muito a comemorar. Na manhã desta quinta-feira (18), no campo agrícola da Associação de Pequenos Produtores da Vila Fomento, foi realizado o Dia de Campo, sobre cultura do arrozirrigado BRSMA 357, que foi desenvolvida especialmente para o Estado do Maranhão.
Na ocasião estavam presentes secretários de governo, representantes do legislativo municipal, estudantes, produtores rurais, professores e líderes comunitários, como a Presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Campo Agrícola do Fomento, Maria de Jesus, que falou sobre a importância da parceria. “É um dia muito feliz. Poder estar com nossa comunidade e ter o apoio das autoridades e dos profissionais da Embrapa. Essas parcerias e projetos só estão nos fazendo crescer, e dando aos produtores resultados muito bons. Em cada atividade realizada pela associação, podemos contar com a parceria do poder público”, agradeceu a presidente.

Associação em crescimento

Nos últimos anos, a Associação dos Pequenos Produtores do Campo Agrícola do Fomento vem recebendo incentivos e parcerias dos governos estadual e municipal, que estão levando o nível técnico dos produtores da agricultura familiar e aumentando o volume a qualidade das culturas praticadas na associação. Bons exemplos são aimplantação do polo de piscicultura, do Projeto Reniva, que visa à produção de manivas (parte do caule utilizada para reprodução assexuada de uma planta) para distribuição a produtores de mandioca, além de projetos com outras culturas.

Município como parceiro

Outro ponto positivo para os produtores da Associação dos Pequenos Produtores do Campo Agrícola do Fomento é o apoio logístico e técnico dado pelo governo municipal. Além do apoio o município é o principal parceiro da agricultura familiar, por meio de programas como o PNAE e PAA. “Codó é referencia no incentivo ao agricultor familiar. O município cumpre de forma responsável com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como determina a lei, e destinamos 30% da compra de nossa merenda ao produtor familiar, beneficiando hoje, onze cooperativas e 176 famílias, em um total de investimentos de um milhão e duzentos mil reais para a compra local”, lembrou o vereador Pastor Max.

Para o vereador Gracinaldo, o futuro da associação é muito promissor. “É nossa missão estarmos sempre trabalhando para incentivar o crescimento dessa associação e da agricultura familiar. O governo municipal vem fazendo com muita diligência a sua parte. Há anos o produtor rural vem encontrando na administração um grande parceiro comercial e uma instituição de apoio as suas atividades. Além disso, os projetos e atividades como o Dia de Campo valorizam o produtor, melhorando sua capacidade técnica. Por isso temos certeza que a Vila Fomento só irá crescer, se tornando cada vez mais em uma referência para todo Maranhão”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *