ATENÇÃO PRÉ-CANDIDATOS: INSTITUTO DATA MÉRITA É ACUSADO DE FRAUDAR PESQUISA EM TIMON

image-42

Imagem ilustrativa

O Instituto Data Mérita, localizado no estado do Piauí, fraudou pesquisa eleitoral em Timon, registrada sob o protocolo nº MA-08077/2016 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo informações da 94ª zona eleitoral de Timon.

A empresa, no plano amostral do levantamento, afirmou que em Timon havia 98.967 eleitores, no entanto no TSE está registrado 98.897, sendo 50.459 eleitores junto à 19ª Zona Eleitoral e 48.438 eleitores junto à 94ª Zona Eleitoral.

Além destas falhas, foram detectadas que o Instituto não divulgou o valor da pesquisa e o eleitorado por sexo e faixa etária também não guardam a mesma proporção com as informações do Tribunal Superior Eleitoral, nem o eleitorado por sexo e grau de instrução.

A fraude foi constatada pelo juiz Francisco Soares Reis Júnior da 94ª zona eleitoral de Timon, que averiguou a situação e determinou a suspensão a divulgação da sondagem eleitoral. Caso divulgue, o Data Mérita tem que pagar uma R$ 10 mil por dia.

“Sendo assim, a omissão de tal informação por parte da empresa de comunicação, ao registrar a pesquisa eleitoral no sistema de Registro de Pesquisa Eleitorais (PesqELe), disponível no sítio eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, pode se caracterizar como ato ilícito, por deixar de transparecer os interesses que motivaram a contratação da pesquisa (…) Adiante, no que pertine ao risco ao resultado útil do processo, não há dúvida de que a iminente divulgação desta pesquisa, com indícios fortes de irregularidade, irá encerrar todo o objeto deste processo judicial, uma vez que a publicização dos resultados poderão ser facilmente replicados em jornais impressos, em blogs e nas redes sociais, prejudicando, desse modo, a efetividade do provimento jurisdicional de mérito ao fim do processo”, diz ainda decisão judicial”, diz a decisão do juiz.

Fonte: Neto Ferreira

 

2 comentários em: “ATENÇÃO PRÉ-CANDIDATOS: INSTITUTO DATA MÉRITA É ACUSADO DE FRAUDAR PESQUISA EM TIMON

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *