ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PREFEITURA DE CAXIAS DESPERTAM ESPÍRITO DE EQUIPE NOS ASSISTIDOS DO CRAS

unnamed

Assistidos do CRAS em Caxias

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Pirajá e o Anexo Trezidela, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tem desenvolvido brincadeiras recreativas com o intuito de aperfeiçoar a coordenação motora e despertar o espírito de equipe entre os assistidos.

Todos os dias, a equipe responsável pelo SCFV tem uma preocupação de desenvolver atividades que envolvam estes quesitos e também o lado intelectual. As ações são planejadas com antecedência.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi adotado pela Secretaria de Assistência Social há cerca de um ano e meio e de acordo com a secretária Fátima Liguori é apenas um redesenho daquilo que já era desenvolvido nos projetos sociais com o Projovem Urbano, Peti etc. “Agora, todos os vários programas da Assistência Social congregaram num só, no caso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”.

unnamed

Assistidos do CRAS em Caxias

Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos organizam-se em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), sendo a ele articulados. Previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã.

As atividades ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *