ATRASO: MUNICÍPIO DE CAXIAS CAI 199 POSIÇÕES NO NOVO RANKING NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

images

Léo Coutinho Prefeito de Caxias-MA

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan, após a realização de um estudo criterioso, criou em 2008 um índice que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: emprego & renda, educação e saúde.

Antes que aqueles que possuem um emprego na Prefeitura de Caxias comecem a questionar a pesquisa da Firjan, é bom que se atentem para os critérios que compõem o estudo.

O índice IFDM é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Alertado pelo professor caxiense Arimatéia Silva, fiz uma consulta a pesquisa da Firjan. Para minha surpresa, nossa cidade, que durante muito tempo foi a 3 a do Estado em população, importância e em qualquer índice positivo, nos últimos anos não tem amargado boas notícias em que qualquer levantamento sério e respeitado no Brasil.

Quanto ao IFDM de Caxias, estamos na 13 a colocação no Maranhão, perdendo para cidades como Bacabeira (4º lugar), São Raimundo das Mangabeiras (7º), Bacurituba (8o), Zé Doca (9 o), Pedreiras (10 o), Santa Inês (11 o) e Guimarães (12 o). São Luís está em primeiro lugar e Imperatriz logo em seguida.

Mas nem tudo é notícia negativa para nossa princesa do sertão, afinal estamos na frente de cidades como Axixá (14 o lugar), Governador Luiz Rocha (16 o) e Loreto (17o).

Corre, Léo Coutinho! Ainda tem tempo para passarmos de São Raimundo das Mangabeiras (7o) e Bacurituba (8 o).

Acesse tabela completa dos municípios do MA no link: http://www.firjan.org.br/ifdm/consulta-ao-indice/ifdm-indice-firjan-de-desenvolvimento-municipal-resultado.htm?UF=MA&IdCidade=211130&Indicador=1&Ano=2011

Fonte Blog do Sabá

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *