AUGUSTO SERRA E ZITO ROLIM RECEBEM SECRETÁRIO DE ESTADO DA IGUALDADE RACIAL E DISCUTEM PROJETO DE LEI QUE CRIA COTAS PARA NEGROS EM CONCURSOS PÚBLICOS

20150716_142803

Reunião de trabalho

O secretario de estado da igualdade racial, Gerson Pinheiro de Souza, esta realizando em varias cidades maranhenses, audiências publicas para debater com a sociedade de um modo geral sobre a nova política de inclusão através de políticas afirmativas do Governo do Estado do Maranhão.
O secretario esteve em Codó para debater sobre o mesmo tema, mas antes foi recebido pelo secretario municipal de cultura e igualdade racial, Augusto Serra, e pelo prefeito Zito Rolim. O encontro serviu para o gestor municipal garantir ao secretario estadual apoio total ao projeto que esta sendo elaborado pelo poder executivo do estado.
Após a reunião Gerson Pinheiro se dirigiu até o auditório da escola Ananias Murad, onde secretários municipais e representantes de varias áreas da sociedade estavam presentes para debater o projeto de Lei estadual que cria cotas para negros em Concursos Públicos, o assunto foi o principal tema discutido durante o evento.
O representante do poder executivo estadual destacou que vários estados brasileiros já adotam cotas para negros no serviço público, reservando parte das vagas em seus concursos públicos para essa população como medida de garantia de direitos. No Maranhão, grande parte da população é formada por negros, por isso a Secretaria de Estado da Igualdade Racial está promovendo um amplo e profundo debate sobre a questão. O objetivo é fazer com que saia destas audiências propostas para um Projeto de Lei a ser apresentado ao Governador Flávio Dino e, posteriormente, enviada à Assembleia Legislativa para que seja aprovada pelos deputados.
Gerson Pinheiro ficou satisfeito com o resultado da audiência publica realizada em Codó, propostas para melhoramento do projeto foram colhidas e serão levadas ao conhecimento do governador. O secretario estadual agradeceu a recepção e fez questão de parabenizar o secretario municipal de cultura e igualdade racial pelo trabalho desenvolvido em Codó.

20150716_154533

Conferência

“O Augusto Serra acompanha sempre nosso trabalho, é frequente sua presença em nossa secretaria. Eu queria aqui mais uma vez parabenizar o trabalho que o Augusto vem fazendo em Codó, há muito tempo que eu o conheço e sei de sua luta em favor dos negros”. Disse o secretario de estado.
Augusto Serra que é a favor do projeto de Lei estadual que cria contas para negros em Concursos Públicos, lamentou a ausência dos promotores, juízes, procuradores e vereadores codoenses, que apesar de convidados não compareceram para discutir o tema, que é considerado pelo secretario de extrema importância para a população negra de Codó.
“É triste ver que apesar de convidados os promotores, juízes e procuradores que atuam em Codó e os vereadores eleitos pelo povo codoense não demonstraram interesse pelo tema abordado aqui hoje, vale lembrar para eles que nossa população é composta por mais de 80% de negros, é uma fatia muito significativa, e merecia sem duvida nenhuma atenção maior das autoridades que se dizem competentes”. Disse em tom de desabafo o secretario municipal.
Após a aprovação do projeto estadual, o objetivo de Augusto Serra será desenvolver um projeto de lei semelhante para que os concursos públicos ofertados pelo poder público no município possam também destinar cotas para os negros.

ASCOM/SEMCIR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *