BARRACÕES VIRAM ESCOLA DE VERDADE EM TIMBIRAS

013-300x200

Escolas de verdade em Timbiras

A Prefeitura de Timbiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), já construiu três unidades de ensino na zona rural do município, com as devidas condições que exige o Ministério da Educação (MEC), com ampla e confortável sala de aula, carteiras novas, banheiros masculino e feminino, cantina e sala para professores. Substituindo antigas estruturas estilo barracões sem as mínimas condições de ensino e aprendizagem dos alunos.
A primeira a ser inaugurada foi a Unidade Escolar Luzia Maria da Conceição, no dia 17 de baril de 2015. A mesma fica no povoado Capoeiras do Dico Cosme, a 35 km da sede do município. Foi recebida com bastante festa pelos estudantes, professores e pais de alunos.

O Professor Homero Oliveira da Silva falou das condições da antiga escola, pois o local era pequeno e sem as devidas acomodações para os alunos e professores. Segundo Homero, a situação prejudicava bastante o aprendizado dos alunos porque tudo era feito na base do improviso.
“Agora a realidade é outra. O prédio é bonito, têm carteiras novas, banheiros para meninos e meninas, cantina, e uma sala ampla que está motivando dar aula e atender melhor os alunos.”

Capinal

031-300x200

Novas escolas sendo entregues em Timbiras

No dia 13 de setembro foi à vez de inaugurar a Unidade Escolar Municipal Francisco Bernardino, localizado na comunidade Capinal, a 27 km da sede do Município, substituindo a antiga escola de taipa, por um prédio novo, bonito e bastante festejado pelos moradores.
Dona Maria das Graças falou da satisfação de ver os filhos estudando num lugar novo, bonito e confortável. “A primeira vez que entrei na escola com meus filhos, eles gostaram demais, acharam bonita e ficaram animados para estudar no prédio novo, que agora sim é uma escola de verdade”, disse a dona de casa.

Canafístula

No dia 01 de novembro foi à vez de a Prefeitura inaugurar e entregar a nova estrutura da Unidade Escolar Municipal Maria Benvinda Mesquita Gomes, no povoado Canafístula do Stenio.
A professora Maria Olga falou da situação enfrentada durante anos, tendo que da aula em um local precário sem as mínimas condições de ensino aos alunos.
“Eu sempre sonhei que um dia esse momento iria chegar, e valeu apena esperar, porque hoje eu e a professora Tatiana estamos recebendo uma escola digna para alunos e professores. Um prédio muito bonito que vai nos motivar bastante no ensino a essas crianças que tanto precisam.” Disse a professora.

O prefeito Fabrizio Araújo ressaltou os desafios enfrentados na educação desde o primeiro mês em que assumiu a Prefeitura de Timbiras, que logo de cara no mês de janeiro de 2013 teve que negociar uma divida deixada pela gestão passada, no valor de mais de um milhão e meio de reais com os servidores da educação do Município, falta de prestação de contas da merenda escolar, do transporte de alunos e no quadro de pessoal.

“Tivemos que vencer vários desafios para só então poder planejar os avanços pretendidos na educação dos nossos alunos da sede e zona rural de Timbiras. Buscamos parceria com o sindicato dos professores no sentido de trabalhar juntos na busca de soluções dos problemas com total transparência na aplicação dos recursos, e garantia do pagamento dos servidores em dia, manutenção da merenda escolar, do transporte regular de alunos, manutenção das escolas e construção de novas unidades na zona rural do Município. Posso afirmar a nossa educação evoluiu bastante”.

ASCOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *