CACHORRO MATA RAPOSA AO SER ATACADO NA ZONA RURAL DE CAXIAS

Em Caxias foi confirmado mais um caso de raiva em raposa. Os ataques das raposas vêm ocorrendo desde o início do ano na zona rural; pelo menos contra animais domésticos isso continua. No último fim de semana um cachorro matou uma raposa ao ser atacado.

O animal não pode ser abatido há não ser que ele esteja agredindo alguém. Você não vai deixar um animal com aspectos estranhos lhe agredir. Se a aparição dele é durante o dia já é um comportamento inadequado, atípico, e é preciso tomar bastante cuidado”, alerta Natanael Reis, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

O problema dos ataques de raposas em Caxias e suas consequências parecem está longe do fim, mas o caso de vírus da raiva foi constatado por meio de exames. Em humanos, a presença do vírus ainda não foi encontrada.

Esse novo caso em raposa deixa em alerta mais uma vez a cúpula da saúde do município. O diretor da UVZ disse que vai se reunir mais uma vez com a equipe da Secretaria de Saúde do Estado esta semana, e que, enquanto não se resolve o problema de vez, os moradores da zona rural recebem orientações.

Para evitar que o vírus possa chegar a humanos é ao ser agredido por um animal silvestre lavar com água e sabão; aí você tem 90% dessa ação já concretizada; os outros 10% é você ir na Unidade Básica de Saúde e  receber a vacina”, observa Natanael Reis.

Fonte: Noca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *