CASO DE POLÍCIA: A HISTÓRIA DA PANELA GIGANTE ESTÁ RENDENDO

20150504_102720

Representantes da comunidade em visita a delegacia de Codó

No fim de semana passado, um grupo de pessoas que mora na localidade Axixá, na zona rural de Codó, foi surpreendido com a retirada de uma panela gigante que havia na comunidade. Depois disso, o grupo foi até a Delegacia Regional de Codó registrar um boletim de ocorrência, pois querem a panela de volta.

ENTENDA A HISTÓRIA.

A panela gigante foi encontrada no ano de 2006 por moradores da comunidade Axixá. Os moradores acreditam que a panela era utilizada para fazer comida para os escravos que trabalharam na região no passado. E depois de terem encontrado a panela gigante, os moradores passaram a ter o objeto como uma relíquia na comunidade. O artefato foi colocado em terreiro de uma das residências da comunidade.

REVOLTA DOS MORADORES

Os moradores da comunidade Axixá não estão nada satisfeitos com a atitude do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, Ribamar Amorim. Eles alegam que foram desrespeitados pelo Instituto e que não foram avisados sobre a retirada da panela gigante. “Nós queremos nossa panela de volta e é por isso que estamos aqui na delegacia. Nós somos representantes legítimos da comunidade e aquela panela faz parte de nossa história” revelou Luis Alves Ferreira morador do Axixá.

O QUE DISSE O PRESIDENTE DO INSTITUTO RIBAMAR AMORIM

Em conversa com o Blog do de Sá, o presidente disse o seguinte: “Nós não vamos dar entrevista. Vamos deixar acalmar essa história e depois falamos sobre isso. É isso que eles querem que nós façamos, ficamos falando sobre esse assunto. A panela está em oficina para ser restaurada, porque eles quebraram a panela toda” finalizou Ribamar Amorim.

3 comentários em: “CASO DE POLÍCIA: A HISTÓRIA DA PANELA GIGANTE ESTÁ RENDENDO

  1. Esse Instituto de Codó deve primeiro FAZER UM LEVANTAMENTO, CATALOGAR,fotografar e indicar onde estão essas RELIQUIAS que pertence a UM POVO que veio da MAMA AFRICA e tem aqui seus descentendes. Aqui em Codó existe uma NEGAÇÃO A IMPORTANCIA DO NEGRO na composição da SOCIEDADE(?????????) codoense. Que sociedade é essa que nega a sua importancia aos negros,pois Codó tem em sua MAIORIA a pele afro e mestiços. Até os instrumentos(panelas,colheres,facas,copos e outros) estão em CASAS de pessoas em São Luis,como se deles fossem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *