CEMAR DÁ DICAS PARA DIMINUIR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PERÍODO DE FÉRIAS

O mês de férias chegou, época de se reunir em casa com a família e amigos para aproveitar o descanso. Mas, nesse período do ano, o calor também aumenta. Por isso, a necessidade de redobrar os cuidados para garantir redução do consumo de energia elétrica. Com a bandeira amarela, determinada pela ANEEL, tem cobrança adicional na tarifa ao final do mês.

Junto com as férias e com a presença da criançada em casa, aumenta o uso de eletrônicos. Entretanto, algumas medidas bem simples podem ajudar o consumidor no dia a dia a economizar energia elétrica. A Cemar – Companhia Energética do Maranhão orienta que computadores e videogames devem ser desligados quando ninguém estiver usando-os. Além disso, é importante retirá-los da tomada, garantindo melhor controle na economia. Isso também vale para os ambientes onde se utiliza ventiladores. Ao sair, ficar atento ao desligamento e retirada da tomada de todos os equipamentos que consomem energia.

Luiz Carlos Cardoso, executivo de comunicação da Cemar, destaca que o aumento da conta ao final do mês está relacionado à desnecessária iluminação dos ambientes da casa quando não há ninguém nesses lugares, como no quarto ou cozinha, por exemplo. Desligar as lâmpadas e usar luz solar quando possível, evita o desperdício. Ele também pontua que lâmpadas de led são mais econômicas.

Prática comum, mas grande responsável pelo desperdício de energia é deixar a televisão ligada durante toda a noite. Então, se você está assistindo TV à noite, deitado, programe o auto desligamento. Toda televisão tem esse dispositivo. Então você dorme, a TV desliga e se evita gasto desnecessário. O medidor não dorme, por isso se não programar, no final do mês o consumo desperdiçado vai vir na conta de luz”, alerta o executivo de comunicação.

Lembrando que todas essas dicas devem ser usadas durante o ano inteiro para garantir um consumo consciente de energia que, além de ser um ação para evitar o aumento da tarifa ao final do mês, contribui também com o meio ambiente. Para mais informações de como economizar, ligue para o número 116, visite o site www.cemar116.com.brou acesse mais informações pelas redes sociais da Companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *