Codó e mais 40 municípios já podem receber sinal 5G de internet

Desde ontem segunda-feira (4), 41 municípios do Maranhão poderão receber o sinal 5G de internet. A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que liberou a instalação do sinal. Agora, cabe as operadoras solicitar a implantação da infraestrutura nessas localidades (veja, no final da matéria, a lista de cidades que poderão receber o sinal).

A Anatel destaca que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato, pois a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

A instalação do sinal da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz) oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).

Em todo o Brasil, 623 municípios receberam a liberação para licenciamento e ativação de estações. Com isso, são 3.079 municípios do país com a faixa de 3,5 GHz disponíveis para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo aproximadamente 172 milhões de brasileiros, o que corresponde a cerca de 81% da população do Brasil.

Ainda de acordo com a Anatel, seguindo o planejamento atual e o andamento das atividades de migração e desocupação, o Brasil chegará em junho de 2024 com 3.678 municípios liberados para receber o sinal 5G.

A Anatel destaca, ainda, que quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que recebem sinal da TV aberta por parabólica, podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.

Veja, abaixo, a lista com os 41 municípios do Maranhão em que as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz:

  1. Açailândia
  2. Água Doce do Maranhão
  3. Aldeias Altas
  4. Anajatuba
  5. Apicum-Açu
  6. Araioses
  7. Bacabal
  8. Bacuri
  9. Belágua
  10. Bequimão
  11. Buritirana
  12. Cândido Mendes
  13. Carutapera
  14. Caxias
  15. Cedral
  16. Central do Maranhão
  17. Codó
  18. Cururupu
  19. Godofredo Viana
  20. Guimarães
  21. Humberto de Campos
  22. Lago Verde
  23. Luís Domingues
  24. Mirinzal
  25. Montes Altos
  26. Nina Rodrigues
  27. Palmeirândia
  28. Paulino Neves
  29. Peri Mirim
  30. Porto Rico do Maranhão
  31. Presidente Vargas
  32. Primeira Cruz
  33. Ribamar Fiquene
  34. Santana do Maranhão
  35. Santo Amaro do Maranhão
  36. São Benedito do Rio Preto
  37. São João Batista
  38. São Luís Gonzaga do Maranhão
  39. Serrano do Maranhão
  40. Turiaçu
  41. Tutóia

Onde o sinal já está liberado?

No Maranhão, São Luís já possui o sinal instalado e liberado. Além da capital, há outras cidades em que o planejamento de instalação já está aprovado. São elas:

Fonte: G1MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *