CODOENSE SE DESTACA COMO REITOR DO INSTITUTO FEDERAL NO SERTÃO DE PERNAMBUCO E AMPLIA NÚMERO DE VAGAS OFERTADAS PELO PRONATEC

Prof. Ivaldo em aula inaugural do Pronatec em Petrolândia

Ivaldo José discursando em evento realizado em Olinda-PE no ultimo dia 13

Uma das políticas de maior destaque no âmbito da educação profissional e tecnológica federal, atualmente, é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Criado pelo Governo Federal em 2011, desde então vem expandindo a oferta de cursos técnicos de nível médio, de formação inicial e continuada e qualificação profissional. Uma das instituições que oferecem cursos no âmbito do Pronatec é o IF Sertão-PE, atualmente conduzido pelo cidadão codoense Ivaldo José da Silva.

Na última sexta-feira (13), noventa e cinco formandos de cursos oferecidos pelo Pronatec na Instituição participaram de uma cerimônia com a presidenta Dilma Roussef, no Centro de Convenções de Olinda (PE). A formatura contou com a presença de alunos do Programa dos campi Ouricuri, Floresta e Petrolina, acompanhados pelo professor Ivaldo José, parte da equipe do programa e diretores do IF Sertão-PE.

Prof.Ivaldo em evento com Dilma

Ivaldo da esquerda para direito atento no que a presidente falava

O reitor destaca o compromisso de Dilma Roussef com o Pronatec. “Estive reunido com ela e me chamou a atenção o reconhecimento da presidenta quanto à importância deste Programa para o Brasil. Ela convocou a nós, reitores de Institutos Federais, a continuarmos com a ascensão desse projeto, construindo conhecimento e trabalhando o processo educacional com nossos alunos”, afirma. “Aproveito para agradecer e parabenizar, mais uma vez, aos alunos e à equipe que faz parte, direta ou indiretamente, do Pronatec no IF Sertão-PE”, finaliza.

No Instituto, o programa é oferecido desde 2012, quando foram ofertadas 1.552 vagas para nove municípios do Sertão Pernambucano. Em 2013, sob a gestão do professor Ivaldo, este número cresceu para 2.814 vagas em 23 cidades. No primeiro semestre de 2014, já são 9.421 oportunidades de qualificação profissional oferecidas à população de 41 municípios, estendendo o alcance do IF Sertão-PE no âmbito do Pronatec.

Recentemente, o reitor participou da aula inaugural do curso Técnico Subsequente em Aquicultura, oferecido de forma inédita pelo Pronatec no Centro de Referência do IF Sertão-PE em Petrolândia, a 356 km de Petrolina, sede do Instituto. “Hoje, com o Pronatec, damos o primeiro passo para mudar a realidade de muitos cidadãos. Agradecemos ao reitor Ivaldo José da Silva, cuja primeira atitude ao assumir a reitoria do Instituto Federal foi andar este Sertão em busca de novos pontos de presença”, declarou o prefeito da cidade, Lourival Simões.

Além dos benefícios oferecidos pelo Pronatec aos estudantes, que encontram no Programa uma oportunidade de inserir-se no mercado de trabalho, também são ofertadas vagas para professores e profissionais bolsistas de apoio ao programa.

Por Larrissa Lins Assessora IF-PE

Um comentário em: “CODOENSE SE DESTACA COMO REITOR DO INSTITUTO FEDERAL NO SERTÃO DE PERNAMBUCO E AMPLIA NÚMERO DE VAGAS OFERTADAS PELO PRONATEC

  1. Esse camarada esta de fato revolucionando a Educação Profissional na região pernambucana onde atualmente encontra-se. Estive recentemente em Petrolina e constatei pessoalmente a satisfação e o belíssimo trabalho realizado por meu amigo Ivaldo, sua aceitação e admiração conquistada em pouco tempo de estadia na região.
    Volte logo para o estado do Maranhão caro professor, onde resolveu contituir família e fixar raízes, o nosso Codó precisa muito de pessoas competentes e com sua visão alargada da área da educação e principalmente dispostas a colaborarem com melhorias das políticas públicas da educação codoense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *