CODOENSES PARTICIPAM DA 5° CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

IMG_20150818_180429846
Participantes de Codó

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Maranhão (Consea-MA) realizaram na semana passada a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, com tema central “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar”.
O evento teve como objetivo discutir propostas de políticas públicas para a área, com vistas à redução da extrema pobreza e a fome no estado. A conferência aconteceu no Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir-Fetaema).
A cidade de Codó enviou 03 representantes para estarem participando do evento em São Luis: Ana Emilia Moreira – Quilombola dos Matões do Moreira, Denise Serra – Conselheira de promoção de igualdade racial, e Francialdo de Oliveira – diretor do departamento de igualdade racial.
As discussões foram realizadas por meio de painéis, oficinas, plenárias, mesas redondas e palestras que abordaram sobre eixos temáticos relativos à segurança alimentar e aos desafios para a conquista da alimentação de qualidade aos maranhenses.
Vinte e seis municípios maranhenses aderiram ao Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), comprometendo-se em ampliar as políticas públicas voltadas às áreas em seus territórios. O ato conjunto de adesão foi uma das importantes ações efetivadas durante a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan).
Denise Serra participou ativamente do vento e falou sobre a importância dos debates para o aprimoramento das ações já implantadas com foco na saúde nutricional. “Os governantes devem fortalecer os mecanismos existentes e incluir ações mais integradas para oferecer muito mais à população”, disse.
Alem de Denise a Conferência Estadual reuniu centenas de representantes de 124 municípios maranhenses.

ASCOM/SEMCIR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *