COLINAS: inscrições para cursos “mulheres mil” seguem até dia 10

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) segue com inscrições abertas na seleção de pessoas interessadas em ingressar nos cursos de Produtor de Derivados do Leite e Cuidador de Idoso. Ofertados no município de Colinas, esses cursos têm como objetivo promover a elevação da escolaridade, a inserção no mercado de trabalho, a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais.

São oferecidas 80 vagas, distribuídas igualmente entre os dois cursos de qualificação profissional. Para se candidatar ao curso de Cuidador de Idoso, é necessário ter 18 anos, enquanto para o curso de Produtor de Derivados do Leite a idade mínima é de 16 anos. Além disso, o edital exige ter cursado, no mínimo, o Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) para o curso de Produtor de Derivados do Leite e, no caso do Cuidador de Idoso, o Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) completo.

As inscrições, que são gratuitas, serão realizadas até a próxima quarta-feira, 10 de abril, no Centro de Referência Educacional do IFMA, localizado na MA 270 Km 04 – Estrada Colinas – Mirador, ou na Secretaria da Mulher, localizada na Rua José Maria Lima, s/n, em frente ao Armazém Paraíba. No ato da inscrição, as candidatas deverão apresentar ficha de inscrição, cópia e original da Carteira de Identidade, cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF, comprovante de residência atual, comprovante de escolaridade ou declaração emitida pela instituição de ensino (para candidatas que o possuírem), cópia do cartão Bolsa Família ou Número do NIS (para candidatas que o possuírem) e comprovante de renda familiar (para candidatas que o possuírem).

O processo seletivo é dividido em duas etapas: a primeira consiste na análise dos documentos e da ficha de inscrição, enquanto a segunda será uma entrevista, ambas de caráter eliminatório. O resultado final está previsto para o dia 15 de abril. A aula inaugural está marcada para o dia 17 de abril, às 18 horas, no Centro de Referência do IFMA em Colinas. Os cursos serão ministrados no CINEC, localizado na Avenida Doutor Osano Brandão, Centro, Colinas/MA, durante os meses de abril a junho.

Para mais informações, clique aqui e acesse a página do seletivo.

Sobre os Cursos

Os cursos de Produtor de Derivados do Leite e Cuidador de Idoso têm como objetivo facilitar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à qualificação profissional. Valorizando os saberes individuais e coletivos, os cursos também incentivam o empreendedorismo, visando a conquista da autonomia pelas participantes.

Cuidador de Idosos: Com duração de 160 horas, o curso visa proporcionar qualificação profissional no eixo tecnológico Ambiente e Saúde. O foco é atender mulheres com trajetórias de vida diversas, primando pelos valores humanos e o exercício da cidadania. A estudante egressa do curso deverá demonstrar avanços na aquisição de conhecimentos básicos e estar qualificada para atuar nas atividades relacionadas à área, contribuindo para sua (re)inserção positiva no mercado de trabalho.

Produtor de Derivados do Leite: Com duração de 160 horas, o curso busca contribuir para a igualdade social, econômica, racial e de gênero de mulheres em situação de vulnerabilidade social. As participantes serão habilitadas a desempenhar atividades na área de processamento de leite, oferecendo produtos de qualidade à sociedade e contribuindo para a melhoria da renda familiar. A egressa deverá demonstrar habilidades específicas, como recepcionar e armazenar adequadamente o leite, coletar amostras para análise laboratorial, controlar o processo de elaboração dos derivados de leite e seguir princípios de qualidade, segurança, higiene e preservação ambiental.

Os cursos são ofertados no âmbito do Programa Mulheres Mil, iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). A oferta ocorre por meio de parceria do Centro de Referência do IFMA em Colinas, IFMA Campus Caxias, Centro de Referência Tecnológica (Certec), Prefeitura Municipal de Colinas, por meio da Secretaria da Mulher.

Para mais informações sobre os cursos, acesse a página “Nossos Cursos”  e confira os projetos.

Fonte: Ascom Ifma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidades