CONFIRA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO IPVA PARA O EXERCÍCIO DE 2014

detran-3

Imagem Ilustraiva

O ano mal começou, mas os prazos para o pagamento de dívidas já está batendo na porta de muitos consumidores. No caso dos motoristas eles sabem o quanto é importante um planejamento no final do ano, para que de maneira organizada e sem apertos eles possam pagar as contas do Imposto sobre Propriedade de Veículos (IPVA) que no Maranhão é parcelado em até três vezes ou poderá ser pago em cota única.

Recentemente a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou o calendário de pagamento do IPVA para o exercício de 2014, conforme Portaria 384/2013. Para os proprietários de veículos que decidirem pelo parcelamento, o pagamento da primeira cota deve ser efetuado em fevereiro, de acordo com final da placa dos veículos.

Os valores para o licenciamento de veículos do ano de 2014 poderão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, apenas com a informação do número do Renavam. O licenciamento é composto pelo IPVA, taxa do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), seguro DPVAT, eventuais multas de trânsito e débitos anteriores.

Se o contribuinte emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) no site da Sefaz, o IPVA e demais despesas do licenciamento podem ser pagos nos correspondentes do Banco do Brasil.

Mas quem decidir pagar o valor total do IPVA até 31 de janeiro terá descontos este ano. “A novidade em 2014 é para quem optar pelo pagamento antecipado em conta única até 31 de janeiro. Nesse caso, serão concedidos 5% de desconto no valor do IPVA”, afirmou o gestor Jânio Miranda.

O sistema para consulta dos valores será disponibilizado, a partir do dia 2 de janeiro, no portal da Sefaz blankwww.detran.ma.gov.br).

Para correntistas do Banco do Brasil, o pagamento poderá ser feito ainda por meio de débito em conta corrente, via canais de autoatendimento. A emissão de extrato pode ser obtida nos terminais do BB, na opção Extrato do Renavam, digitando o número do documento.

Após o pagamento do imposto, da taxa e do seguro DPVAT, o contribuinte receberá, em seu endereço, em até 10 dias úteis, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. O CRLV devolvido pelos Correios estará disponível no Viva Cidadão da Praia Grande, quando se tratar de municípios da jurisdição de São Luís; nos demais, o documento ficará disponível nas respectivas Ciretrans.

(Com informações do Imparcial)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.