CONVERSANDO COM OS JOVENS

fotoprofessor

Prof. Carlos Gomes

Caros jovens:

Gerações adultas sempre disseram às gerações mais jovens: “Vocês são as esperanças do País”… “Serão os governantes de amanhã”… E tantos outros augúrios proferidos principalmente, pelos professores em salas de aula.

Mas, como se vem observando, o “futuro” que parecia “distante” esta “presente” no nosso dia a dia, em razão dos avanços científicos e tecnológicos, Com certeza, vocês não discordam do meu ponto de vista, mesmo porque, estão vivenciando este “mundo novo”, através dos meios de comunicação, que trazem em tempo real, as notícias, os fatos que estejam acontecendo em qualquer parte do globo.

Meus caros jovens, vocês são os grandes privilegiados, por várias razões. Entretanto, destaco apenas uma: o conhecimento e fácil manejo do computador, a que denomino de “janela do mundo”; detentor de inúmeros recursos via aplicativos, sem se falar na Internet, através da qual se navega pelo mundo inteiro, buscando as informações indispensáveis aos trabalhos que se pretenda elaborar.

Dos anos 90 aos nossos dias, percebe-se que os jovens estão mais antenados com a modernidade, em seus diferentes aspectos, pelo fato de que grande parcela da população brasileira está vivendo em melhores condições, consequentemente, os filhos usufruindo dessa melhoria de vida.

Permitindo-me a vocês, gostaria de fazer uma ligeira observação quanto a não participação efetiva dos jovens nos movimentos de massa, notadamente, aqueles de natureza política. Acredito, seja por causa da corrupção e a impunidade que, de mãos dadas, afrontam os cidadãos e cidadãs de conduta ilibada, por saberem que nada acontece aos que praticam esse ilícito.

Todavia, se essa for realmente à causa, ignorem-na, pois, nem todo político é corrupto. Existem muitos políticos sérios e comprometidos com as responsabilidades do cargo, representando com dignidade o povo junto aos Poderes Executivo e Legislativo do País.

Finalizando esta mensagem peço-lhes: engajem-se na política, pois a presença de vocês, indiscutivelmente contribuirá para melhoria das instituições democráticas. E com isso, vocês estarão assumindo espaços que, exatamente os velhos professores disseram em salas de aula.

 

Codó-MA, 10 de Julho de 2013.

Prof. Carlos Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *