COORDENAÇÃO DA PLAN BRASIL DE CODO INFORMA SOBRE PESQUISA E PROGRAMAÇÃO DO DIA DA MENINA

A coordenação da Plan Brasil, Unidade de Programas de Codó, reuniu na manhã desta quinta-feira (10) boa parte da imprensa local para uma entrevista coletiva. O motivo do encontro, ocorrido nas dependências da unidade da ONG no município, foi transmitir informações sobre a programação para o dia 11 de outubro, instituído pela ONU como dia Internacional da Menina, divulgar alguns dados preliminares sobre pesquisa realizada sobre o gênero no país e anunciar o segundo ano da Campanha Por Ser Menina.

Durante a entrevista, o Gerente da Unidade de Programas da Plan em Codó, Gabriel Barbosa falou sobre o lançamento da Campanha Por Ser Menina no ano passado e as evoluções das ações sobre o tema desde então. “A partir do lançamento da campanha, observamos algumas demandas e encomendamos um estudo que nos desse um panorama sobre a realidade das meninas em todo o território nacional, englobando estados de todas as regiões do país”.

A pesquisa foi realizada com duas mil meninas em cinco estados (Pará, Maranhão, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul), em faixas etárias variadas. Preparada por acadêmicos da UNB, a pesquisa teve como principal objetivo fornecer um retrato oficial da situação da menina no Brasil, e irá subsidiar ações governamentais e não governamentais para melhorar o nível de vida desse público.

De acordo com Gabriel Barbosa, alguns pontos da pesquisa revelaram que as meninas são as principais responsáveis pelos afazeres domésticos e assumem as responsabilidades do lar, que deveriam ser dos pais, tendo o seu direito de estudar e de brincar violados. Outras características detectadas na pesquisa foram que 34% das meninas entrevistadas relataram que apanham dos pais, 1/3 das meninas reclamaram sobre o tempo livre para o lazer, 39% das meninas não se sentiam seguras no caminho entre a casa e a escola, 84% não souberam responder com que cor queria nascer e grande parte não conseguiu responder sobre quem cuidava delas.

A coordenação da Plan lembrou a imprensa que no último dia 7 de outubro, na câmara dos vereadores de Codó foi votado a aprovado o projeto de lei Nº 29/2013 que institui o dia 11 de outubro como o Dia Municipal da Menina, de autoria do Vereador Pastor Max Tony.

Amanhã, dia 11 de outubro, a Plan Internacional anunciará o lançamento oficial do segundo ano da Campanha Por Ser Menina, a divulgação completa de pesquisa homônima a campanha, além da exibição do vídeo institucional e apresentações culturais. O evento será realizado a partir das 14h no auditório da UFMA.

Raphael Fernandes – Ascom Prefeitura Municipal de Codó

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *