COORDENADORES DA SAÚDE DE CAXIAS RECEBEM CAPACITAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL

g

Servidores da saúde Caxias em treinamento

O Ministério da Saúde e a Prefeitura de Caxias realizaram nesta segunda-feira (12) curso de capacitação para o Método Canguru. O objetivo é transformar os coordenadores da Atenção Básica em multiplicadores do método, com aulas práticas e interativas para os agentes. O curso tem duração 30 horas e foi realizado em três dias.

“Nosso objetivo é celebrar a vida. Estamos nos apoderando de conhecimentos de metodologias de trabalho que garantem a vida do bebê prematuro, inovando a maneira de cuidar”, disse o enfermeiro José Rossi, participante da capacitação.

O acolhimento do bebê e de sua família, respeito às individualidades, promoção do contato pele a pele o mais precoce possível e envolvimento da mãe nos cuidados com o bebê foram assuntos abordados pela tutora do programa. “Essa é uma das metas que o Ministério estabeleceu para garantir a qualidade de vida do recém-nascido prematuro”, disse a consultora nacional do Ministério da Saúde, a médica Roberta Albuquerque.

Sobre o Método Canguru

O recém-nascido é colocado na posição vertical contra o peito da mãe ou do pai. Ambos mantêm um contato pele a pele, de forma gradual, possibilitando maior vínculo afetivo, estabilidade da temperatura do corpo da criança, estímulo à amamentação e ao desenvolvimento do bebê, além de menor tempo de internação, diminuição do choro e mais segurança e envolvimento da mãe nos cuidados com o bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *