CRIATÓRIO SENEPOL PEIXE BOI PROMOVE ENCONTRO DE PECUARISTAS PARA DIVULGAÇÃO DA RAÇA EM CODÓ E REGIÃO

Localizada as margens da BR-316, no município de Codó, Maranhão, o Criatório Senepol Peixe Boi é um dos principais centros de criação e fomentadores da raça Senepol no estado. De propriedade dos irmãos codoenses Yuri Corrêa e Ibélio Corrêa, o Criatório Senepol Peixe Boi trabalha com a comercialização de sêmen, touros, matrizes e embriões.

Com o objetivo de divulgar mais as qualidades da raça, no último fim de semana, o criatório Senepol Peixe Boi promoveu um encontro de pecuaristas, com o acompanhamento do Técnico Inspetor da APCB Senepol, para o registro e certificação de animais, além de apresentar a raça aos criadores da região.

A raça Senepol tem origem nas ilhas caribenhas americanas, surgido a cerca de cem anos com o cruzamento de duas raças: Red Poll de origem inglesa e N’Dama, do Senegal. Combina características de tolerância ao calor e resistência a insetos do gado N’Dama, do Senegal, com a natureza dócil, de boa carne e de alta produção de leite do gado Red Poll”, explicou o técnico inspetor da APCB Senepol,  Leandro Rodello

O Proprietário Ibélio Corrêa falou sobre as vantagens da raça para os pecuaristas. “A raça possui características muito positivas como fertilidade, docilidade, tem pelo zero e é mais tolerante ao calor e a parasitose, principalmente aqui no clima do nordeste e no Maranhão, conversão alimentar superior a do nelore.com a cruzamento do Senepol e Nelore temos um ganho de peso bem maior para os bezerros. Estmaos de portas abertas para apresentar essa raça aos criadores da região e todo Maranhão”.

Com crescimento anual de mais de 40 por cento, segundo a associação, a raça Senepol, que é 100% taurina, se adaptou muito bem ao clima do Brasil e em especial ao do Maranhão. O criador e proprietário Yuri Corrêa também falou sobre as vantagens para o cruzamento industrial. “Senepol é uma raça nova no Brasil e também no Maranhão. Ainda tem criadores que tem dúvidas e querem conhecer mais as características da raça e vantagens também para o cruzamento industrial. Então aproveitamos a vinda o técnico da APCB Senepol para, além de fazer o registro e inspeção de nossos animais, também explicar sobre a raça aos criados do nosso município e região”.

Além de apresentar a raça Senepol aos pecuaristas, o encontro de criadores no Senepol Peixe Boi também gerou bons negócios. “Achamos esse encontro aqui no criatório muito produtivo, pois estávamos buscando e pesquisando sobre todas as vantagens da raça Senepol, que tem uma série de vantagens em relação as outras raças. Um gado resistente e bem adaptado a nossa região, além de suas características genéticas facilitarem o manejo e a sua comercialização”, disse o criador Jacinto Lay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *