CUIDADO E ATENÇÃO NO TRÂNSITO: ACIDENTES COM QUEBRAS DE POSTES CAUSAM TRANSTORNOS NO MARANHÃO

Mesmo com a recomendação dos órgãos de saúde para restrição de circulação e distanciamento social, os acidentes de trânsito com quebra de postes da rede elétrica têm sido recorrentes em todo o Estado. Só no último fim de semana foram registradas três colisões que resultaram na quebra de postes. Ocorrências deste tipo afetam não só o condutor e ocupantes do veículo, como também as unidades consumidoras próximas ao local do incidente, que têm o fornecimento de energia interrompido.

Registros da Equatorial Maranhão mostram que, em 2019 foram registradas mais de 2 mil ocorrências de acidentes com quebra de postes no Maranhão. De janeiro a maio de 2020, já foram registradas 688 ocorrências desta natureza em todo o estado. Na Grande São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa), a quantidade de ocorrências este ano chega a 157Outro número que chama atenção é o total de colisões que resultaram na quebra de postes durante o isolamento social, tendo ultrapassado a marca de 170. As ocorrências deste período representam cerca de 25% dos casos notificados em todo o ano de 2020.

De acordo com os órgãos de trânsito, estes acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada ou finais de semana e são provocados por excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falhas mecânicas por falta de manutenção dos veículos. Outra causa frequente é a falta de atenção dos motoristas, como por exemplo, o uso do celular ao volante.

 Segundo a Executiva de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Alinez Costa, “os transtornos causados por esse tipo de acidente são grandes, principalmente o desconforto pela falta da energia elétrica, sobretudo em áreas onde tem imóveis que prestam serviços essenciais, como postos de saúde, delegacias, clínicas, lotéricas e para as pessoas que moram na área desse acidente; além de trazer consequências para o condutor do veículo, os eventuais passageiros e seus familiares”, destaca Alinez.

Além de causar desconforto, quando se trata de acidentes de grande poste, o impacto da colisão pode oferecer riscos de vida às comunidades mais próximas. Um caso recente resultou na interrupção do fornecimento de energia elétrica afetando uma unidade hospitalar no município de Matinha, interior do Maranhão. Este tipo de ocorrência pode tomar grandes proporções afetando, além de hospitais, outros serviços que são essenciais ao enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus, como o abastecimento de água, farmácias, unidades policiais e corpo de bombeiros.

 Por isso, com a redução na frota de veículos nas vias de grande circulação, o período de quarentena exige cuidado redobrado. Para evitar possíveis danos à população e à rede elétrica, a distribuidora de energia trabalha instalando defensas (elementos de concreto na frente dos postes) nos pontos com maior registro de ocorrências, dificultando a queda do poste sobre o carro. Porém, para que o número de acidentes pare de crescer, o esforço de prevenção deve partir principalmente dos condutores de veículos. Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcoólica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral.

Em caso de ocorrências dessa natureza, a Equatorial Maranhão ressalta que a população entre em contato por meio da Central 116 e informe o local com ponto de referência, e que ligue também para o SAMU (192). A orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Nos casos em que a estrutura do poste caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia com segurança para todos.

 Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *