EM ENTREVISTA, VEREADOR HEBEL CAVALCANTE, AFIRMA QUE PROFESSORES DE LIMA CAMPOS PRECISAM DE CAPACITAÇÃO

No último dia 15, o vereador Hebel Cavalcante (PSD), de Lima Campos, foi entrevistado no programa Tribuna 101, da Rádio FM Cidade de Pedreiras. Da base de oposição ao prefeito Jailson na Câmara, Hebel Cavalcante já se apresenta como pré-candidato a prefeito e durante a entrevista, fez críticas e apresentou sugestões administrativas para beneficiar os limacampenses.

Indagado sobre a educação, Hebel Cavalcante lamentou que Lima Campos estivesse em último lugar no IDEB, entre os municípios da regional de Pedreiras; o vereador não deixou de levantar certa polêmica ao afirmar que o problema das notas baixas dos alunos de Lima Campos no IDEB é gerado pela baixa capacitação dos professores municipais. Para corrigir o problema educacional, Hebel aconselha o prefeito a investir mais na parte humana, nos professores, para que Lima Campos avance no IDEB.

Confira alguns trecho da entrevista de Hebel Cavalcante

 “… Nós queremos que Lima Campos melhore em todas as áreas, na educação lamentavelmente, não está indo tão bem e poderia estar pelo status que tem o governo do Jailson por Lima Campos, poderemos estar nas primeiras posições. Eu gostaria de pontuar e tenho certeza que esse ano não será assim, que das 13 cidades do Médio Mearim, na nota do IDEB, nós ficamos na 13ª posição em 2017. E eu tenho certeza, já falei sobre isso na Câmara, já falei sobre isso em várias reuniões com o prefeito municipal, para não deixar que isso continue acontecendo. São pequenos detalhes que eu vejo para que isso esteja  acontecendo.”

A questão da capacitação dos professores é fundamental, a educação evolui,  esses professores precisam ser capacitados para que eles possam repassar isso aos seus alunos, e consequentemente, os alunos tirarem notas melhores. Não tá havendo qualificação. Olha, se eu tomar por base o período de 8 anos do Xarim e o período de 6 anos do Jailson… O Xarim, por exemplo, ele trouxe uma equipe de capacitação três vezes em 8 anos. O Jaílson já não lembro de ter trazido; tem uma capacitação, mas é um projeto do governo federal; mas isso não é suficiente, gostaria de colocar os dados aqui.”

O IDEB dos anos iniciais da educação fundamental a nota foi de 4.5, uma nota razoável; mas o IDEB nos anos finais do ensino fundamental, a nota caiu para 3.1, Lima Campos está na 20ª posição. Então, em vez de crescente, é decrescente. Conclusão, os alunos das séries iniciais de educação estão começando relativamente bem, mas chegando as séries finais com deficiências. Começa bem e termina mal. Isso é um grande problema, pois irão chegar ao ensino médio com deficiência no IDEB.”

Isso não é compatível, tendo em vista o montante de recursos que entra na receita do município todos os meses, deixando claro que ainda é preciso fazer mais investimentos na área educacional, principalmente nos professores.”

Sabemos dos investimentos realizados, as reformas das escolas, mas ainda existem algumas escolas que ainda não foram reformadas, que não estão climatizadas e o nosso reclame é no sentindo de mais investimento na parte humana. Isso é de suma importância, porque quem faz educação são os professores. Se faz necessidade de cursos de capacitação, formação pedagógica… além de acréscimos salários professores.

Hoje o município conta com cerca de 100 professores contratados que recebem um salário mínimo, por 20 horas semanais e que poderia ser melhorado, dado a importância do professor na educação básica.”

                                                             Assista a entrevista completa no vídeo.

Fonte: Carlinhos Filho

Um comentário em: “EM ENTREVISTA, VEREADOR HEBEL CAVALCANTE, AFIRMA QUE PROFESSORES DE LIMA CAMPOS PRECISAM DE CAPACITAÇÃO

  1. Exatamente! Os professores precisam de capacitação sim. Os professores limacampenses tem formação em sua grande maioria. Porém, o gestão peca. Principalmente, a Seduc que deveria buscar parcerias para oferecer cursos de formação pedagógica continuada. Os cursos que são oferecidos, são de origem federal. E são, na maioria das vezes, ministrados por alguns professores do próprio município que não tem formação necessária para transmitir essas cursos de capacitação. Somos carentes sim de mais capacitação. Aqui em Lima Campos, essas capacitações não existem. Ensino aqui e sei disso. é precária a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *