FALTA DE RESPEITO COM O CIDADÃO: PREFEITO DE POÇÃO DE PEDRAS NÃO TEM DADO A MÍNIMA PARA PACIENTE COM TUBERCULOSE

Tuberculose

A espera de atendimento

É triste a situação de uma senhora identificada por Maria Raimunda dos Santos, conhecida carinhosamente por “Teném”, ela mora na Rua 7 de Setembro, nº 106, na cidade de Poção de Pedras e há anos tenta garantir seu direito de cidadão para pelo menos iniciar um tratamento pela rede pública de saúde, mas todo esforço está sendo em vão.

Acontece que dona “Teném” está com tuberculose e os médicos que trabalham no município se recusam a realizar o tratamento da paciente, alegando que há o perigo de contágio e que o hospital municipal não possui estrutura para atender a senhora, que aos poucos vai sendo vencida pela doença e a falta de sensibilidade do prefeito Jr Cascaria e de sua equipe que em nenhum momento mandou procurar a família de dona Maria dos Santos para iniciar um tratamento fora da cidade, pois a obrigação é do município, que não conta com leitos e espaços adequados.

É imprescindível se fazer cumprir a Portaria nº 55, de 24 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre a rotina do Tratamento Fora de Domicilio no Sistema Único de Saúde – SUS, com inclusão dos procedimentos específicos na tabela de procedimentos do Sistema de Informações Ambulatoriais do SIA/SUS e dá outras providências.

A solicitação de TFD deverá ser feita pelo médico assistente do paciente nas unidades assistenciais vinculadas ao SUS e autorizada por comissão nomeada pelo respectivo gestor municipal/estadual, que solicitará, se necessário, exames ou documentos que complementem a análise de cada caso.

De acordo com familiares, o Ministério Público da cidade de Poção de Pedras tem conhecimento do caso, e mesmo assim não aciona o prefeito Jr Cascaria, para que este possa mediante pressão ajudar a Maria Raimunda, pois falta ao gestor da cidade poder de iniciativa de ajudar aos mais necessitados. Para finalizar, espero que o Ministério Público possa fazer valer o cumprimento das leis que amparam os portadores de tuberculose e outras enfermidades graves, pois somente assim estará cumprindo seu papel.

Fonte: Blog do Bezerra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *