FESTEJOS DE SANTA RITA E SANTA FILOMENA ENTRAM PARA CALENDÁRIO TURÍSTICO DO MARANHÃO

ferdi

Ferdinando Rocha

Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Codó fez solicitação á Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, através do Deputado Cesar Pires, para inclusão do festejo das padroeiras de Codó no calendário turístico estadual. Com o projeto de Lei de número 074/14, de autoria do Deputado Cesar Pires, os eventos religiosos “Festejo de Santa Rita e Santa Filomena” foram inclusos no Calendário Turístico do Estado.

Codó é uma das poucas cidades no Brasil que tem mais de um padroeiro. O município, com quase 120.000 Habitantes, é muito conhecido por seu sincretismo religioso e tem no Festejo de Santa Rita E Santa Filomena uma de suas maiores manifestações religiosas. O evento centenário tem crescido, assim como seus adeptos e torna se hoje uma das atrações turísticas de Codó.

De acordo com Secretario do Meio Ambiente e Turismo de Codó, Ferdinando Rocha, a inclusão traz aos codoenses um sentimento enorme de orgulho. “Sou católico e tive toda minha infância voltada a uma formação religiosa e desde então tive contato com o festejo das padroeiras de Codó Santa Rita e Santa Filomena. O mesmo já acontece a mais de cem anos e já era merecido u destaque maior no cenário Turístico e Religioso do Estado do maranhão”, justificou Ferdinando.

O professor e Secretario do Meio Ambiente e Turismo de Codó, Ferdinando Rocha, procurou o Deputado Cesar Pires (DEM), que também é codoense, para a criação da Lei que viesse, não só ajudar a divulgar o festejo, mas também dar apoio a realização desse evento religioso que muito orgulha os codoenses. “Na condição de cidadão, professor e gestor de uma pasta, que também trabalha o fomento do turismo para nossa cidade, procurei o amigo e Dep. Cesar Pires para que fizesse esse pedido á Assembléia Legislativa e que se tornou se Lei”.

A inclusão do Festejo de Santa Rita E Santa Filomena no calendário estadual de turismo foi oficializada com a publicação no Diário Oficial do Estado.

Ascom.

 

 

2 comentários em: “FESTEJOS DE SANTA RITA E SANTA FILOMENA ENTRAM PARA CALENDÁRIO TURÍSTICO DO MARANHÃO

  1. A intenção do Secretário de Turismo de Codó é boa mas esquece que durante o ANO inteiro,Codó é visitado por milhares de Pessoas que VEM CONHECER os TRABALHOS dos PAIS e MÃES de santos,com seus orixás e serviços.Os hotéis e pousadas da cidade são frequentes com pessoas de outros paises que estudam essa RELIGIOSIDADE dos brasileiros e seus descendentes de Origem e cultos Africanos. Será que aS SecretariaS de Cultura e a de Turismo tem um LEVANTAMENTO dos PESQUISADORES estrangeiros e nacionais que fazem DOUTORADOS,MESTRADOS e vem aqui gravar e filmar a VERDADEIRA HISTÓRIA DE CODÓ ?? Não estou criticando,apenas levantando uma dúvida. Na Bahia e em Belém vc chega e FAZ UM CADASTRO DE TURISTA com nome,localidade,objetivo da visita,endereço,telefone e local de trabalho. Aqui está na HORA das secretarias elaborarem um ROTEIRO TURISTICO,CULTURAL E RELIGIOSOS,COM TODAS AS RELIGIOES existentes na cidades-(Umbanda,evangélicos,católicos,espiritas). Fazer uns cursos de idiomas,vestimentas,festas com o objetivo de ORIENTAR à todos da cidade do QUE SOMOS,TEMOS E NECESSITAMOS PARA VIVER DO TURISMO. Reformar prédio dá visibilidade,mas que irá frequentar ? a Elite,os quase e os EX-ricos da região? Codó, acorda!Tu és conhecida no mudo afora pela BELEZA afro-religioso e não pela Linha de TREM,pois as casas de TREM existem em centenas de cidades do Brasil. Mas a tua FÉ,coragem,COR e Brilho,você é única. Plim,Plam,plim,plam,olhem os sinos e tambores. Amém,aleluia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *