GOVERNO DO MARANHÃO INSTALA CONTROLE DE ACESSO AO PÁTIO DO PORTO DO ITAQUI

Índice
Porto do Itaqui

Já está em fase de teste o novo sistema de acesso ao pátio regulador de carretas (PRC) do Porto do Itaqui. O sistema tem como objetivo controlar o ingresso das carretas e caminhões na área de operação do porto e garantir mais segurança aos usuários. A medida atende a resolução, de fevereiro do ano passado, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O sistema foi desenvolvido entre a Gerência de Tecnologia da Informação e a Gerência de Segurança Portuária da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), sendo diretamente integrado com o Sistema Governamental de Gestão Portuária Integrada (S2GPI ), a partir do módulo PRC.
Quando estiver em pleno funcionamento, o programa trará benefícios para todos os usuários e clientes do Porto do Itaqui, uma vez que a utilização dessa nova ferramenta implicará na diminuição das filas de espera para utilização do pátio, aumento da rotatividade de veículos, além de melhorar a segurança na área.
Com o novo sistema, será possível o compartilhamento de informações entre motoristas e veículos do PRC, clientes, distribuidores e operadores do Porto. O prazo para funcionamento pleno do módulo PRC está previsto para o dia 2 de fevereiro. A partir desta data, apenas veículos agendados e autorizados pela autoridade portuária poderão acessar o pátio e permanecer pelo tempo máximo de seis horas.
Todos os veículos que adentrarem a área pública do Porto do Itaqui devem possuir o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC). A medida está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
ASCOM Governo do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *