HOMENAGEM DO BLOG DO DE SÁ AO DIA DO JORNALISTA

Índice

Imagem meramente ilustrativa

Ser jornalista é mais do que ter uma profissão, pois diferentemente de outros ofícios, um profissional de jornalismo não deixa de sê-lo aos finais de semana ou aos feriados, pelo contrário, aproveita esse tempo para adquirir mais algum conhecimento sobre qualquer assunto, já que deve saber um pouco de tudo, embora nunca esteja totalmente informado. Ser jornalista ou não, mas ser um comunicador é algo que exige muito, mas muito mesmo, exige horas de atenção, de criatividade, de angustias com algumas notícias que precisam de agilidade, mas, sobretudo, é necessário do apoio das pessoas que nos enchem de assuntos quase todos os dias. E olha que tem dia que nada aparece e temos que nos desdobrar para buscar algo e deixar as pessoas bem informadas.
O bom jornalista não é aquele que demonstra saber tudo, mas aquele que tem humildade para querer e estar sempre aprendendo algo, aprendendo com qualquer pessoa, seja uma criança ou um idoso, um empresário ou um analfabeto. Ser jornalista é ter sensibilidade para aprender a lidar com os diferentes acontecimentos da vida:uma hora estamos em um show, em outra estamos em um velório, e de repente, nos deparamos com outra situação diferente de todas que você possa imaginar. Assim é a vida de quem trabalha com comunicação social.
Para ser jornalista é necessário nem sempre o reconhecimento daqueles que acham que nos pagam aquilo que merecemos, mas é importante termos o reconhecimento da sociedade, que na maioria das vezes sabe fazer esse discernimento. É incontestavelmente que a imprensa, com sua maneira de ser e de trabalhar, acaba ajudando a polícia prender e a justiça julgar os culpados por crimes que muitas das vezes a sociedade não vê mais solução.
Ser jornalista não é ser considerado por algumas pessoas, e principalmente pelos patrões, como profissionais descartáveis, que só deve ser usado quando eles acham conveniente. Para finalizar essa pequena homenagem aos colegas de profissão, quero deixar uma frase de Claudio Abramo, que deve ser refletida, principalmente por aqueles colegas que precisam mais de um pouquinho de caráter. “O jornalismo é, antes de tudo e, sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.

Um comentário em: “HOMENAGEM DO BLOG DO DE SÁ AO DIA DO JORNALISTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *