HOMENAGEM DO PROFESSOR CARLOS GOMES AOS 120 ANOS DE CODÓ

images

Carlos Gomes

Neste 16 de abril de 2016, são decorridos 120 anos de emancipação política deste importante município maranhense (Lei n° 133, de 16 de abril de 1896).

            São 46 Prefeitos, desde aquele histórico 16 de abril de 1896 até a presente data. Todos trabalharam objetivando, sem dúvidas, o progresso de Codó e o  bem-estar dos codoenses.

            Sabe-se das dificuldades que ocorreram na época do seu povoamento, fato comum a todo aglomerado humano em expansão, mas foram superadas graças aos esforços dos seus administradores, somados ao decidido apoio do povo trabalhador.

            Sabe-se também que ainda há muito a ser feito, porém, como se observa do franco desenvolvimento em todos os setores produtivos do município o que não pode parar. Com isso, o povo se sente feliz e esperançoso, num futuro cada vez mais promissor.

            Codó, não se há negar de que é um celeiro agrícola invejável. Suas terras apropriadas para criação e manejo da pecuária e ainda, são ricas em produtos minerais e naturais. Todo esse enorme potencial contribui significativamente para formação da economia local.

            Em se falando de celeiro, é oportuno mencionar os valores políticos e culturais que orgulham a  codoensidade. – 4 Governadores, 1 Vice- Governador que, posteriormente ocupou 3 pastas ministeriais; 2 Reitores de Universidades; 3 membros da Academia Maranhense de Letras. Neste particular, há que se fazer alusão ao codoense Antônio Almeida Oliveira, patrono da cadeira n° 1 da Academia Maranhense de Letras, também, João Batista Machado, o qual nos deixou recentemente, lacuna difícil de ser preenchida na história da cultura codoense, se não mencionado, é como ir a Roma e não falar com o Papa.

            Minha querida Codó! Como você acolhe bem aos que por aqui chegam. Eu sou um desses, desde 1949.

            Que Deus me dê muitos anos de vida. No momento tenho “18 invertidos”, para que, nos vindouros 16 de abril, possa homenageá-la, escrevendo singelas mensagens.                                                                                    Parabéns!

             Codó- MA,  abril de 2016                           Professor Carlos Gomes!                                                                                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *