SEGUNDA CONFERÊNCIA DA CULTURA É REALIZADA EM CODÓ

GetAttachment[1]

Prefeito Zito Rolim

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial, realizou na tarde desta sexta-feira (9) a sua 2ª Conferencia Municipal de Cultura, no auditório da Escola Ananias Murad. Com o tema “Uma Política de Estado para Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, o encontro teve o objetivo de propor estratégias de articulação e cooperação institucionais entre entidades públicas municipais e sociedade civil, para dinamizar a participação e o controle social na gestão de políticas públicas de cultura e consolidação do Sistema Municipal de Cultura.

Compondo a Mesa de Honra estavam o Prefeito de Codó, Zito Rolim, o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra, a Secretária Municipal de Administração Délia Assem, o representante da Secretaria de Cultura do Estado Maranhão, Sr. Jeová, o Vereador Max Tony, representantes do Instituto Histórico Geográfico de Codó, entre outras autoridades.

O Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial ressaltou a diversidade cultural de Codó e a riqueza de seu patrimônio histórico. “Trazemos em nosso ‘DNA’ a vocação para sermos grandes culturalmente, possuímos muitas edificações históricas, igrejas, escolas e prédios públicos, que representam o engenho de nossos antepassados. Temos o privilégio de ter a exuberância de nossas belezas naturais. Nosso maior valor está em nossa gente e na diversidade de suas crenças e tradições religiosas”, disse.

Representando o poder legislativo, o Vereador Max Tony destacou o empenho e o trabalho da administração municipal em resgatar a cultura local, realizando ações e incentivando a produção regional. “Sabemos que Codó possui uma gama enorme de possibilidades de promoção de seus valores culturais. Aspectos importantes que estão sendo valorizados pelo Prefeito Zito Rolim. O governo Cuidando da Nossa Gente vem oferecendo espaço para todas as manifestações culturais, religiosas e folclóricas. A Secretaria de Cultura também atua de forma diligente em todas essas frentes de trabalho de divulgação da cultura local. O resultado disso é a divulgação, cada vez maior, de nossa cultura em outros estados e até fora do país

Em seu discurso de abertura, o Prefeito Zito Rolim falou sobre a importância de espaços e oportunidades como as conferências realizadas. “A cidade de Codó possui o filão cultural como seu cartão postal, por isso trabalhamos para criar mecanismos que valorizem e resgatem essas expressões culturais de nosso povo. Compomos a Secretaria de Cultura e estamos investindo para que, a cada dia, a nossa cultura seja preservada, resgatada e valoriza como merece. A presença de todos vocês aqui representa esse trabalho e essa preocupação, em mostrar para o Maranhão e para o Brasil e importância cultural de Codó”.

Após a cerimônia de abertura, o conferencista e representante do Governo do Estado do Maranhão, Sr. Jeová ministrou esclarecedora palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura e a implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura.

Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *