LOUVÁVEL: GOVERNO FLÁVIO DINO ESTÁ INCENTIVANDO A AGRICULTURA FAMILIAR NA GRANDE ILHA

foto-1_divulgacao_agerp_27102016-territorio-campos-e-lagos-recebe-pela-primeira-vez-agritec-para-fortalecer-a-agricultura-familiar

Trabalho

 “Com a ajuda do caminhão doado pelo Governo do Estado, posso levar meus produtos para vender mais longe e conseguir mais renda. Antes precisava levar minhas frutas e verduras de carrinho de mão até avenida, e de lá, pegar uma van, que me deixasse mais perto da cidade. Agora, o caminhão vem na porta de casa e leva as minhas coisas até a feira do oiteiro. Esta ajuda é uma benção”, explica a agricultora Claudina Oliveira, que vive das vendas dos produtos produzidos no próprio quintal de casa.

A agricultora cuida dos três filhos pequenos com a renda que tira de sua própria produção e conta o que mudou com a ajuda do caminhão. “Cuido da minha plantação junto com meus filhos e até eles já perceberam as mudanças que o caminhão nos trouxe. As vendas aumentaram pelo menos três vezes mais, e agora, tenho dinheiro para investir na educação deles”, conta.

Dona Claudina e outros 50 agricultores são beneficiados com o convênio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que doou caminhões para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Panaquatira / Itapary, e para a Associação União Rural São Braz e Macacos, que atende 89 famílias de agricultores de São José de Ribamar. Juntos, os dois convênios somam R$ 258 mil.

O agricultor e presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Panaquatira, Amaro Massona, explica que o convênio com a SAF ajuda na renda integral de mais de 20 agricultores que usam o caminhão para escoar suas produções para feiras como as do João Paulo e da Cidade Operária.

“O caminhão transporta as produções dos agricultores em todos os dias da semana. Fechamos uma agenda de feiras onde os associados vendem seus produtos e transportamos a produção de cada um todos os dias. Com certeza é uma ajuda muita esperada e que faz a diferença na vida de muitas famílias”, afirma.

Somando os quatro municípios da Grande Ilha, São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, mais de 1.109 famílias são beneficiadas com convênios que permitem a aquisição de caminhões para transporte e comercialização dos produtos, apoio em projetos de pesca artesanal ou suporte técnico para potencialização da produção.

foto-2_divulgacao_agerp_27102016-territorio-campos-e-lagos-recebe-pela-primeira-vez-agritec-para-fortalecer-a-agricultura-familiar

trabalho

Essas ações que fazem parte de uma série de medidas adotadas deste o início da Gestão Flávio Dino para incentivar a agricultura familiar no estado, fortalecendo a produção da Agricultura Familiar e garantindo condições para produção e comercialização através de programas, convênios e políticas públicas.

Sejam por meio de cursos e qualificações ou por oferta de suporte técnico e convênios que ajudam a aumentar e melhorar a produção.  “Com o incentivo do ‘Governo de Todos Nós’, podemos oferecer ao nosso agricultor a qualificação da gestão, apoio ao fortalecimento e a inserção de organizações econômicas da agricultura familiar nos mercados institucionais públicos e privados e, consequentemente, consolidar a participação do agricultor como competidor no mercado”, explica o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Mais ações

Além de garantir condições para comercialização, o Governo do Estado também facilita o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implantação do Projeto Quintais Produtivos, incentivo a pesca artesanal, por meio do Programa de Pesca Artesanal, Projeto Feiras da Agricultura Familiar, Cadeia Produtiva da Avicultura Caipira e a expedição de Títulos e Escrituras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *