LUÍZA D,LLY ALENCAR DE OLIVEIRA: UMA PERSONALIDADE CODOENSE

IMG-20170118-WA0019
Homenageada

 LUÍZA D’LLY ALENCAR DE OLIVEIRA, nascida em 09 de janeiro de 1939, natural do município de Água Branca, município este localizado no interior do Estado do Piauí. Casada com o Sr. Evanildo Gomes de Oliveira, com quem teve três filhos.

A professora Luíza Alencar formada em pedagogia, foi Secretária de Educação durante o governo do ex prefeito de Codó Moisés Alves do Reis Reis no ano de 1971. A mesma foi a criadora da primeira bandeira da cidade de Codó e autora do hino codoense, em seus relatos, Luíza nos conta que teve como inspiração para criar o hino codoense seu amor pela cidade apesar de não ser natural do município de Codó, ela ainda nos conta que naquele momento estava passando por dias difíceis, pois sua mãe encontrava-se doente, e foi naquele momento sensível que veio a sua inspiração também, e pelo fato de está se aproximando a data do aniversário de 75 anos da cidade ela percebeu que não havia um símbolo representativo da cidade e então ela se deslocou a capital maranhense São Luis para a confecção da bandeira, que foi hasteada no dia 16 de abril de 1971. Ela ainda nos descreve que a bandeira veio secando a tinta no trajeto São Luis a Codó. Semanas depois da criação da bandeira ela escreveu o hino codoense em apenas um dia do mesmo ano.

Texto escrito por: Ana Valéria Queiroz Costa e Mônica Lima da Silva

Em 17 de janeiro de 2017

4 Responses

  1. À minha aparentada Luíza (carinhosamente chamada de Luizinha, irmã de Leomagon), quero congratularme contigo pelos exemplos de civismo, dedicação e amor à nossa Codó, terra em que passaste a contribuir em todos os sentidos, especialmente na área cultural! Fico feliz em poder te homenagear pelos teus belos feitos pela nossa cidade e por ter noticias de ti! Felicidades.

  2. Parabéns pela reportangem amigo Leandro, sempre bom no seu blogue amigos (as) importantes que faz e continua fazendo nossa Codó crescer mais bonita, minha amiga professora Luizinha é uma delas. Orgul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *