MUNICÍPIO DE CODÓ É O ÚNICO NO ESTADO DO MARANHÃO A VENCER O PRÊMIO FUNARTE DE APOIO A ORQUESTRAS

DSC_0272

Zito Rolim e um músico da banda euterpe

No início da noite de ontem, segunda (26), aconteceu no salão nobre da Prefeitura Municipal de Codó a cerimônia de entrega de novos instrumentos para os músicos da Banda Euterpe, banda oficial da Prefeitura Municipal. Na entrega estavam presentes o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra, o Prefeito de Codó Zito Rolim, além de funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e imprensa local.

Os músicos receberam das mãos do Secretário Augusto Serra e do Prefeito Zito Rolim novos instrumentos que irão renovar parte da banda. A conquista é fruto de um projeto vencedor enviado a Funarte, na qual o Município de Codó se saiu vencedor concorrendo com outras quatro cidades do estado.

Orgulhoso com a conquista, o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra explicou a origem da grande vitória para a estimada Banda Euterpe. “Em fevereiro deste ano, a Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou no Diário Oficial da União, portaria que institui o Edital do Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras. O objetivo deste edital era a seleção de projetos, para 2014, de orquestras que se enquadram nas classificações tradicionais de “orquestra sinfônica”, “orquestra de cordas” e “orquestra de câmara”, e que visavam a aquisição de instrumentos musicais, a aquisição de peças de reposição ou materiais de consumo para instrumentos musicais. Codó enviou o seu projeto e nos saímos vencedores”.

DSC_0227

Augusto Serra e um músico da banda euterpe

O Secretário ainda informou que o Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras contemplou em todos Brasil 31 projetos, cada um no valor máximo de R$ 40 mil. “Estamos na verdade fazendo uma grande reestruturação na nossa querida Banda Euterpe, com a renovação de músicos e também dos instrumentos. Vencemos e recebemos o instrumento das mãos da Secretária de Musica da Funarte e agora estamos passando para os nossos músicos esses instrumentos de metal da banda, o que irá melhorar ainda mais a qualidade de nossas apresentações”.

Para o Prefeito Zito Rolim, que é um dos maiores incentivadores e fãs da Banda Euterpe de Codó, a conquista é mais do que merecida. “É claro que estamos muito orgulhosos com a vitória deste edital e hoje estamos podendo renovar parte dos instrumentos da banda oficial de nosso município. Todos sabem que tenho grande estima por essa banda e é com muita alegria que entrego esses novos instrumentos a nosso maestro. Eles merecem. São excelentes profissionais e artistas que nos cativam com sua musica em todos os grandes eventos do Município”, finalizou o prefeito.

Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *