NOTA DE ESCLARECIMENTO MATERNIDADE CARMOSINA COUTINHO EM CAXIAS

índice
Maternidade

A Maternidade Carmosina Coutinho (MCC) apura informações para saber o que aconteceu com o bebê de Francisca José da Conceição, que nasceu morto nesse sábado (23), por volta das 16h. Na certidão de óbito entregue à família, as causas foram pré-eclâmpsia (pressão alta da mãe) e hipóxia intrauterina (falta de oxigênio no útero para o feto).

A gestante de 25 anos, natural do Povoado Lagoa Seca, em Coelho Neto, chegou à MCC no dia 18, referenciada pelo seu município de origem, porque tinha uma gestação de risco.

Entre os dias 18 e 23, Francisca José foi atendida pelos médicos Edson da Paz, Eduardo Santos e Yoneide Maria. Nesse período, também foi medicada e passou por exames de ultrassom, sendo o último na quinta-feira (21), mostrando que o bebê estava vivo, com batimentos cardíacos normais.

Durante o parto cesariana, no sábado (23), a obstetra Yoneide Maria retirou um natimorto do sexo masculino. A partir daí, foram realizados todos os procedimentos para garantir a saúde e bem-estar da mãe. A parturiente Francisca José ainda se encontra recebendo os cuidados da maternidade, internada para a boa recuperação do procedimento pós-cirúrgico.

A diretora-geral da MCC, Juliana Linhares, irá apurar os fatos e, caso sejam descobertas imperícias ou negligências, um processo administrativo será instaurado.

Depois, todas as medidas cabíveis vão ser tomadas junto aos conselhos de Medicina e de Enfermagem, para que os responsáveis sofram as punições previstas por lei.

A Maternidade Carmosina Coutinho se solidariza com a perda dos pais e está trabalhando para que a saúde de Francisca José se reestabeleça o mais rápido possível.

Caxias – MA, 24 de abril de 2016

Juliana Linhares Coelho

Diretora-geral

Maternidade Carmosina Coutinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *