NOTA DE PESAR PREFEITURA DE CODÓ

Prefeitura de Codó lamenta o falecimento, na tarde de domingo (30/04), do Mestre de Cultura Popular, José Ribamar Muniz, conhecido popularmente por Ribinha Muniz. O grande artista era funcionário público municipal aposentado e deixa filhos, netos e muitos discípulos.

Seu Riba, como era carinhosamente chamado, dedicou a sua vida à cultura popular codoense, rezando novenas e ladainhas, compondo e sendo interprete de famosos sambas enredo e cantando e sendo tambozeiro e Boieiro de Bumba Boi.

Amante do Carnaval, Mestre Riba foi compositor e interprete de samba do Bloco tradicional Academia do Samba, fundou a Escola de Samba Unidos de São Sebastião e o Grupo de Tambor de Crioula Afro-Codó. Seu Riba era um grande incentivador de eventos culturais e organizador da festa tradicional do Bairro São Pedro em seu salão de festa, um dos pontos de cultura mais conhecido da cidade.

Em 2014 foi reconhecido nacionalmente como Mestre de Cultura Popular, recebendo o Prêmio de Culturas Populares – 100 Anos de Mazzaropi. Em Codó, recebeu vários títulos de reconhecimento, entre eles a comenda Filomena Catarina Moreira, honraria máxima concedida a educadores e fazedores de cultura.

Mais do que um grande artista, Mestre Ribinha era referência profissional e pessoal para todos aqueles que com ele tiveram a oportunidade de compartilhar dos seus ensinamentos e experiências. Neste momento de dor, a Administração Municipal e o prefeito Francisco Nagib se solidarizam com familiares e amigos.

Ascom – PMC

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *