
Tem um ditado que diz “Quem não sabe assar queima”. Essa máxima é bem conhecida e refere-se àquelas pessoas que não tem costume com uma coisa e depois acabam se enrolando. E aqui vamos citar o nome do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Codó, Antonio Saruê. A política nos faz passar por cada uma. E por isso muitos políticos que não sabem fazer o jogo acabam saindo da vida pública.
Quando um político se elege e não tem o conhecimento de como funciona o “jogo”, e por outro lado encontra dificuldade para entender as coisas, é necessário ter alguém que lhe oriente sobre as jogadas que a política exige. E jogar é coisa que nosso velho amigo Saruê não soube fazer. Além disso, o político precisa ter uma família equilibrada e, sobretudo, que seja firme e tenha o discernimento de tudo que esteja acontecendo ou que possa vir a acontecer, como por exemplo, acertos políticos, saber tratar bem as pessoas, ter equilíbrio sobre os possíveis adversários que venham importunar etc.
O HOMEM DA ROÇA.
Lembro-me bem que Antônio Saruê tinha um discurso bem conhecido na Câmara de Vereadores de Codó “Eu sou um homem da roça e falo a língua do povo” dizia ele. Mas não sabemos até que ponto o ex-vereador queria falar a “língua do povo”. Caso isso tivesse se repetido o povo estaria muito mal representado, se seguisse a linguagem de Antônio Saruê. A política é feita para os espertos, para os desenrolados e justamente para aqueles que sabem fazer o jogo acontecer. E foram todas essas artimanhas que Saruê não soube fazer, e foi expurgado da vida pública.
ANTONIO ZAIDAN E FIGUEIRDO JÚNIOR
Outros dois ex-vereadores de Codó que não souberam fazer o “jogo” foram Antônio Zaidan e Figueiredo Júnior. Esses dois ex-parlamentares não são vistos com frequência pelas ruas de Codó. Na política, se eleger é difícil, mas o mais difícil ainda é se reeleger e se manter na vida pública. Para isso é necessário ter jogo de cintura e, sobretudo, estar sempre buscando bons aliados, e não apenas ficar ladeado daquelas “puxa-sacos” que nada acrescentam, mas sim diminuem, como é caso de muitos políticos de Codó.
9 Responses
Como cada um tem sua opinião e vivemos em um país democrático, concordo com as palavras do blogueiro.
Boa júnior. Concordo em número e grau com vc.
Trabalho de blogueiro, nem todos, em Codó tem se tornado muito obscuro.
ÔI VIU DE SÁ. FICA MEXENDO COM GENTE BRABA VIU! SE FOSSE O ZAIDAN TE DAVA ERA UM XERO.MAIS O FJ É ZANGADO.KKKK
BABONA….
Gostaria de dizer ao blogueiro q respeito a sua opinião como sempre fiz na minha vida inteira, embora não concorde. Saiba q qnd entrei na vida pública em 1996, sempre soube q o mandato de vereador como qualquer cargo eletivo tem uma duração prevista e q jamais iria se perpetuar. Fui vereador por três mandatos, presidente da câmara municipal e diretor do HGM por 4 anos. Sou o vereador a obter o maior número de votos em uma eleição da história de Codó e com certeza um dos mais atuantes dentre os q já passaram pela câmara, o único da história a ter uma lei municipal a ser tranformada em uma lei federal o único diretor do HGM a ser lembrado até hj em qualquer canto da cidade. Fiz o meu melhor enquanto o povo me permitiu isso, tanto q tenho a sensação do dever cumprido de ter contribuido para o desenvolvimento do meu município. Não construir fortuna por q nunca foi esse o meu objetivo com a política, mas com certeza tenho um legado q ninguém pode apagar, basta olhar os logradouros públicos pintados com as cores da bandeira municipal, isso só pra citar um exemplo. Não tenho satisfação a dar da minha vida pra ningué, mas já q vc está tão encomodado com a minha ausência seu blogueirosinho: Vc não me ver andando pelas ruas de Codó, por q sempre trabalhei e continuo trabalhando pra sustentar minha família e q tenho uma fortuna q é intangível para qualquer homem e o mesmo pode leva-lá para onde for: sou Bacharel pós graduado. Trabalho duro para não precisar tá tentando denegrir a imagem de pessoas do bem e pais de família sério para ganhar o meu pão de cada dia. Um Abração em todos os codoenses.
Gostei de ler suas palavras amigo, tem pessoas que pensam que todo político só sabe roubar, qndo não rouba é o tá rio e qndo rouba e sacana, vá entender.
Vc Figueiredo e sua famila já fizeram oq muitos não fez por Codo e outros estão fzndo, mas esse povo só encher ganhou oq eles qrem, ou seja, a vida dos outros e as desgraças alheias.
Humildade é uma coisa, analfabetismo politico é outra coisa, o senhor Antonio Morais Cardoso vulgo Saruê assim como os outros ex presidentes citados no texto do blogueiro foram invenção politica de Biné Figueiredo e eleitos com a maquina da prefeitura, dos três o menos ruim e mais preparado é o Figueiredo Junior que caiu com o tio devido a impopularidade e arrogância do pai, os outros foram vitimas do despreparo, da falta de orientação, e da arrogância, achavam que podiam tudo, que eram impunes, não respeitaram o povo e subestimaram os caciques políticos, tai o resultado, de poderosos a quase anônimos, o poder passa e pode ser cruel com aqueles que não souberam preservar amizades verdadeiras. Tem gente na nova legislatura que tem que botar a barba de molho e respeitar o povo.
UMA TRISTEZA. VOCE PASSA ALI NA PORTA DE ZAIDAN E VÊ ELE SENTADO SOZINHO TODO DIA. ALÉM DE UMA LINGUA AFIADA PARA FALAR DAS PESSOAS É UM CABRA SEM PALVRA E TRAQUINHO.HOJE RECEBENDO EM DOBRO TODA SACANAGEM DE FEZ COM AS PESSOAS.BOA POSTAGEM MEU CARO DE SÁ! TEM OUTROS NOMES ?
AQUI EM TIMBIRAS UM QUE SE LASCOU FOI O EX VEREADOR IRMÃO TÓ, HJ CATA LIXO EM SÃO PAULO, E ASSIM VAI SER OUTROS AQUI, QUE NEM SE QUER PAGA SEUS FUNCIONÁRIOS,COMO ANDAM DE CARRÃO VÃO SE FERRAR….