OBRA DO IFMA JÁ ESTÁ BEM AVANÇADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

IFMA-2

Prefeito Gil Cutrim com trabalhadores

A obra de construção do campus universitário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) no município de São José de Ribamar está em estágio avançado e será inaugurada oficialmente em agosto de 2015.

A constatação e confirmação das informações foram feitas pelo reitor do campus, professor Marco Torreão, ao prefeito Gil Cutrim (PMDB) durante visita ao canteiro da obra nesta sexta-feira (08). Também participaram da visita o vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B); o diretor de Infraestrutura do Instituto, Celso Azevedo; além de lideranças políticas e comunitárias da cidade.

A construção do IFMA de São José de Ribamar, primeira universidade pública em fase de implantada na cidade, foi um pleito feito por Gil Cutrim junto ao Governo Federal com o objetivo de oferecer à população, em especial os jovens do município, a oportunidade de freqüentar cursos técnicos e de graduação com vistas a ingressar, de forma mais rápida e qualificada, no concorrido mercado de trabalho.

“Estou muito feliz em constatar que a obra segue em ritmo acelerado e que, já a partir do ano que vem, os ribamarenses terão a oportunidade de ingressar, na sua própria cidade, nos cursos técnicos e de graduação oferecidos pelo IFMA, esta importante e respeitada instituição de ensino”, afirmou Cutrim.

Marco Torreão explicou que provavelmente em dezembro deverá ser aberto concurso público para contratação de professores e também seletivo destinado aos ribamarenses interessados em ingressar na instituição pública de ensino.

De acordo com ele, já nos primeiros meses de 2015 algumas turmas, de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), iniciarão o ano letivo em um prédio que será cedido pela Prefeitura ribamarense. “Estamos definindo os cursos que serão oferecidos na Unidade de São José de Ribamar e, em breve, anunciaremos. Com o apoio do prefeito Gil, que teve grande e importante contribuição para que o IFMA fosse instalado na cidade, após a realização do seletivo dos alunos poderemos iniciar o ano letivo em um prédio que será usado temporariamente até que o campus seja entregue em agosto”, explicou.

Obra – A obra de construção do campus universitário do IFMA de São José de Ribamar está orçada em R$ 7 milhões e está sendo custeada com recursos federais. O campus terá onze salas de aula, cinco laboratórios, um miniauditório, área de vivência, ginásio coberto, piscina semi olímpica, refeitório, estacionamento, setor administrativo e setor pedagógico.

Terá capacidade para atender cerca de 1.200 alunos, divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Estes estudantes terão acesso gratuito a cursos médios técnicos (modalidades integrada, concomitante e subsequente), além de cursos superiores. O terreno onde campus está sendo implantado foi doado pela Prefeitura e possui excelente localização (fica às margens da MA – 201, próximo a Sede da cidade).

Assessoria da prefeitura de São José de Ribamar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *