OPINIÃO: PROFESSOR CHAMA DE “DESUMANO E IMORAL” TRATAMENTO DADO AOS ADVENTISTAS

unnamed (1)

Regis Cisnande

Fico triste quando paro pra pensar na forma que os Adventistas do Sétimo dia são tratados no dia de sábado, da prova do ENEM. Nossos jovens que acreditam que o sábado é o dia do Senhor, e deve ser guardado não se envolvendo com coisas seculares, sonham em ter uma profissão, para poderem ter uma vida melhor e ajudar no desenvolvimento do nosso país.

Na minha opinião, são tratados de forma desigual neste dia tão especial para eles. Pois os mesmos entraram as 12 horas (meio dia)  nas Escolas desse Brasil a fora (aqui em Codó na escola Senador Archer) e passam 6 longas horas esperando trancados dentro de uma sala de aula, que apesar do esforço dos diretores da escola em servi-los bem de acordo com as regras impostas pela organização, as vezes não tem nenhum conforto para passar tanto tempo esperando,  para poderem fazer uma prova que para os sabatistas (guardadores do sábado) só terminará as 22:30 horas.

Isso é INJUSTIÇA, isso é desumano e imoral, pois os nossos filhos entram cansados, fadigados para fazer uma prova e concorrer com outros que fizeram na parte da tarde sem nenhum problema de cansaço físico e emocional.

A solução seria fazer essa prova em um dia que não ferisse a crença dos cidadãos brasileiros, num país que prega o respeito às religiões.
Faço esse protesto por entender que em nosso país democrático, o princípio reinante deveria ser o de igualdade entre os cidadãos.

E quando se fala em igualdade, devemos lembrar que todos os cidadãos tem o direito de serem tratados de forma igualitária. O que não acontece com aqueles que tem convicção de que o dia de sábado é um dia santo do Senhor.

Onde estão nossas autoridades que não veem isso? Que não percebem que isso é uma injustiça? No mundo de hoje fala-se muito no fim do preconceito, da intolerância, do respeito à diversidade de sexo, religião… O Brasil é um país laico, logo não existe uma religião oficial. Todos os credos devem ser respeitados.

Mas o que acontece com os guardadores do Sábado no dia da prova do ENEM, é que são tratados de forma desumana, preconceituosa, desigual e excludente. É preciso que façamos alguma coisa, nem que seja protestar e jamais ficar calado vendo uma minoria de brasileiro sendo massacrado num país que se diz democrático.

Vale lembrar que os serviços públicos são custeados com dinheiro que todos os brasileiros pagam de seus impostos. Deveríamos ser mais respeitados por isso e pelo simples fato que somos brasileiros.

Por Régis Cisnande

 

8 comentários em: “OPINIÃO: PROFESSOR CHAMA DE “DESUMANO E IMORAL” TRATAMENTO DADO AOS ADVENTISTAS

    1. Você primeiramente deveria se identificar! Agora, você está verdadeiramente equivocado! O direito de vir é em todos os aspectos, inclusive o democrático, leis e político, desde que esse direito não interfira no direito de ir e vir da maioria! Você leu as referências que apresentei? primeiro tente apenas ler as referências. Porque será que em bancos e instituições publicas e privadas ( inclusive em Igrejas) é obrigatório o uso de rampas de acessibilidade? O governo não é bonzinho pra sair por e dizer que precisa-se colocar rampa em bancos e vagas de idoso em estacionamentos. A Lei nº 7.853/89 e o Decreto nº 3.298/99 é que obrigaram o governo e empresas privadas a fazer e , isso chama adquirir um direito que já existe na constituição federal, porque isso impedia o direito de ir e vir das pessoas que necessitam de tais meios. Ora bolas em países desenvolvido (onde pessoas respeitam as outras pessoas) é comum rampas de acessibilidade a mais de 40 anos atrás, semáforos para daltônicos já é quase rotina corriqueira nesses mesmos países. Faça apenas uma pesquisa pequena no Google e você vai ver inúmeros casos de daltônicos ganhando o direito de ir e vir perante os DETRANs Brasil a fora. O grande problema são pessoas que nem você que estacionam na vaga do idoso, ou cobrem a faixa de acessibilidade do cadeirante, dessa forma não vai mesmo entender o porque de tais coisas.

  1. Eu entendo que não é a guarda de um dia em si, ou qualquer crença religiosa, mas o direito de ir e vir de cidadãos brasileiros (1). O Sábado é sagrado não apenas para os Adventistas, mas para os Batista do Sétimo dia, para os Judeus ortodoxos, para os judeus messiânicos. Mas esqueçamos o dia em si, tomemos por outro lado, o direito de ir vir em nosso país é obrigação de ser cumprido principalmente pelas autoridade constituídas. No meu caso e exemplo sou daltônico ( deficiência genética em confundir as cores, principalmente verde, amarelo e vermelho) (2), o que tem isso? Simples, quando estou dirigindo tenho dificuldade em parar e sair diante de semáforos. A constituição federal me garante o direito de ir e vir, no entanto eu e os outros daltônico somos desrespeitados por nossa limitação (3), assim como um cadeirante não pode entrar em um banco, ou qualquer órgão público por não ter o direito dele respeitado, assim acontece com os daltônicos em nosso país ( já imaginou se a prova do ENEM tivesse quesitos para reconhecer cores?). Acontece que em países onde se realmente respeita o direito do cidadão, há semáforos com símbolos ao lado dos sinais coloridos que me dão o direito de ir vir como garante a lei, sem precisar das cores que você ( visão normal) precisa e não vai de forma alguma prejudicar quem não tem. Se essa adaptação fosse colocada no Brasil eu não estaria tirando o direito de ninguém eu estaria agregando mais direito as minorias. Não se trata a apenas de religião, ou deficiência (4) como a minha ou direitos homo afetivos, porque em primeiro lugar pertencemos a uma nação e somos todos iguais perante a lei, isso porque pago meus impostos, e trabalho para ao país crescer. Os Adventistas e outros sabatistas tem o direito de exigir a prova em outro dia e isso não vai prejudicar a liberdade de ir e vir de quem não se atenta a guarda de um dia especifico.

    Abraços

    1 – Art. 5, inc. XV da Constituição Federal de 88

    2 – http://www.abc.med.br/p/saude-dos-olhos/377485/daltonismo+definicao+causas+diagnostico+e+tratamento.htm

    3 – http://jus.com.br/artigos/2757/o-direito-assegurado-dos-daltonicos-a-obtencao-da-carteira-de-habilitacao

    4- limitação ou deficiência apenas no sentido de confundir as cores como verde, vermelho e amarelo, estudo tem demonstrado que daltônicos de um determinado tipo parece ser uma evolução da visão humana, pode podem ver melhor no escuro, distinção melhor de objetos em profundidade. Na segunda guerra mundial os daltônicos eram homens importantes em batalhas por identificar camuflagens do exercito inimigo. fonte: “Analysis of the camouflage effect in time of segregation in texturized regions using the Cox proportional hazard model” by Yoshio Nakano et al, 12/2012

  2. O problema é que as escolas estão em aula o ano inteiro e a única solução seria fazer DOIS ENEM: Um nas férias do meio do ano,nos dias 4ª e 5ª feira e no final de novembro no sábado e domingo. Mas faça um documento e encaminhe ao MEC uma indicação de solucão para o ENEM em duas etapas ou ligue 0800 61 61 61,com certeza será estudado e solucionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *