PARCERIA ENTRE MUNICÍPIO E ESTADO LEVA ENSINO MÉDIO PARA ZONA RURAL DE CAXIAS

11166105_761039677350612_318564897_n

Aula inaugural

Nesta ultima sexta-feira (17), foi realizada no povoado Sossego a “Aula Inaugural” na U. I. M. Renato Vilanova. A escola agora contará com o ensino médio para os jovens da região, graças à parceria entre a Prefeitura de Caxias com o Governo do Estado.
Para Gilson de Sousa, pai de uma aluna, tal ação resultará em maior segurança para seus filhos e também para os pais, uma vez que eles não terão de fazer o translado para a sede do município diariamente. “Um grande avanço para nossa comunidade, a zona rural está sendo lembrada pela atual gestão. Nossos filhos poderão ir à escola sem correr o risco de um acidente nas estradas. Fico muito agradecido com a iniciativa”, ressaltou o pai.
A U.I.M. Renato Vilanova fica sediada a 30 km da zona urbana de Caxias. Fundada em 1990, a escola possui hoje uma estrutura que segue padrão exigido pelo MEC, com seis salas de aula, um laboratório, diretoria, sala de professores, cantina e banheiros.
A aluna matriculada no ensino médio, Marta Almada, destacou a importância para ela de estudar em sua comunidade. “O translado todos os dias para Caxias era cansativo e perigoso. Com a escola localizada em nossa região, nos sentimos mais seguros”, destacou a aluna.

11173454_761037924017454_1578403992_n

Alunos

Atualmente, a escola possui trezentos e sessenta e oito alunos matriculados no ensino fundamental do 1º ao 9º ano e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a chegada do ensino médio, já foram realizadas oitenta e oito matrículas. Inicialmente, a escola atenderia somente alunos que ingressassem no primeiro ano do ensino médio, mas, devido à demanda, a escola está realizando matriculas também para o segundo ano do ensino médio.
A secretária de educação de Caxias, Maria Lúcia, destacou a parceira feita entre órgãos. “A prefeitura entrou com a parte logística e o estado com a matrícula, uma parceria onde os cidadãos só tendem a ganhar. Alunos do fundamental agora terão a garantia de uma vaga no ensino médio”, afirmou a secretária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *