PASTOR MAX SE REÚNE COM TÉCNICOS DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PARA PEDIR ENSINO MÉDIO NO CAMPO

unnamed
Pastor Max na secretaria de educação do estado

O vereador Pastor Max (PT do B) esteve na capital São Luís para uma série de compromissos. Dentre eles e, um dos mais importantes, foi a reunião com técnicos da Secretaria de Estado da Educação, mais especificamente da Superintendência de Educação do Campo, com o superintendente Cleudinei Rodrigues e o supervisor do campo, Edilson Brito.
Na pauta de assuntos a serem tratados referentes às demandas necessárias para o município de Codó estavam: a reativação do convênio para construção das 18 (dezoito) escolas de taipa; programa Escola Digna, entre outras. O assunto mais discutido foi a implantação do ensino médio para a zona rural de Codó, o que será imprescindível para atender a demanda sempre crescente do município e levar aos estudantes do campo a perspectiva e a dignidade de poderem dar continuidade aos seus estudos.

CAMPO PRECISA DE ENSINO MÉDIO

Segundo o vereador Pastor Max dados alarmantes justificam a necessidade de ampliação do atendimento do ensino médio. O parlamentar codoense colocou que de 100 (cem) alunos que iniciam a vida escolar no campo apenas 01 (um) consegue concluir e chegar a uma universidade. “Hoje o município de Codó dispõe apenas de duas escolas de ensino médio no campo que são anexas de escolas da sede. Uma no distrito de Cajazeiras e outra no Povoado Santo Antônio dos Pretos. Existe também uma escola do projeto alvorada construída no Km 17 mais que nunca foi inaugurada. Além disso, a demanda de alunos do ensino médio para serem atendidos com o transporte escolar é grande e o município não conseguirá sozinho resolver o problema, precisará da ajuda do governo do Estado”. Pontuou Max.

unnamed
Pastor Max

ALTERNATIVAS PARA EDUCAÇÃO NO CAMPO

A sugestão dada pelo parlamentar para resolver o problema seria a parceria firmada com o município para que turmas de ensino médio fossem implantadas nas escolas pólos do campo, como aconteceu com o município de Caxias. O superintender Claudinei disseseria uma solução viável e pediu que o vereador enviasse um estudo de demanda para facilitar o avançar das discussões. Além disso, pediu que fosse feito o levantamento e demanda de áreas quilombolas e que tentará no dia 25 deste mês viabilizar uma reunião com a URE de Codó e a Secretaria Municipal de Educação com o supervisor Edilson. Claudinei ainda falou que o Estado está estudando a implantação das MTEC’s, que terá dois mediadores para a TV que facilitará a ampliação do ensino médio, bem como vai trabalhar com a nucleação utilizando os anexos das escolas do médio numa perspectiva de quatro professores por áreas de conhecimento.

BOAS PERSPECTIVAS

O vereador Pastor Max se comprometeu em procurar a Secretaria Municipal de Educação para levantamento das demandas bem como tomar as providências necessárias em relação ao que foi discutido com os técnicos. Um segundo encontro está sendo planejado para dar continuidade a conversa. Pastor Max finalizou dizendo que o Prefeito Zito é um grande parceiro do Estado e com certeza não se negará em firmar esta parceria em favor da educação do nosso município.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *