POLÍCIA MILITAR DE CODÓ REALIZA AULA INAUGURAL DO CURSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS POLICIAIS MILITARES

1375170_10200495083410664_788077045_n

Foto Nilton Messias

Ocorreu na noite desta terça-feira (8), no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Codó, a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) 2013. Serão 26 formando (23 homens e 3 mulheres) que durante seis meses passarão por treinamentos para atuarem nas cidades que compreendem a 9ª Companhia Independente de Codó, que ainda abrange os municípios de Coroatá, Peritoró e Timbiras.

Na oportunidade estavam presentes diversas autoridades municipais e estaduais, entre elas, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Aloísio Mendes, o Subcomandante Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Edilson, representando o Comandante Franklin Pacheco, o Deputado Estadual, Cesar Pires, o Comandante da 9ª Companhia Independente da PM em Codó, Major Jairo Xavier e o Prefeito Municipal de Codó, Zito Rolim, além de convidados.

BOAS VINDAS AOS FUTUROS NOVOS POLICIAIS

DSC_1004

Major Jairo Xavier

Na abertura da solenidade, o Major Jairo Xavier deu as boas vindas à nova turma e falou sobre o curso de formação e as perspectivas de uma turma que conta com alunos possuidores de alto nível de graduação. “Temos a satisfação de projetar uma ótima turma e um curso de alto nível de rendimento. A maioria dos formandos possui nível superior e alguns contam com pós- graduação. Esse fato, somado a um curso multidisciplinar e com profissionais formados nos mais variados campos do conhecimento humano, irá proporcionar policiais de muita qualidade. O soldado é a base da nossa Corporação. Ele é o primeiro a ter contato com o cidadão”.

Em mais de meia hora de esclarecedor discurso, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Aloísio Mendes, traçou um panorama sobre os índices de criminalidade no Brasil. Tomando por base o percentual da violência e a relação de Policial Militar por número de habitantes, o secretário informou que estado do Maranhão, apesar do efetivo insuficiente, apresenta índices menores de violência em relação a outros estados da federação. Ao final do discurso, o Secretário anunciou a instalação do Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros em Codó e o início do Curso de Formação para Policia Militar. Mais dois grandes reforços para a estrutura de segurança pública para o município de Codó.

UM TRABALHO EM CONJUNTO

1385081_10200495081970628_840197154_n

Zito, Aluisio, e Cezar

De acordo com o prefeito de Codó, Zito Rolim, as conquistas de Codó na área de segurança pública são atribuídas a um esforço conjunto entre o Governo do Estado do Maranhão, a Prefeitura Municipal de Codó e a sociedade civil organizada. “Em dois anos avançamos consideravelmente no setor da segurança pública em Codó. Os anseios de nossa população foram ouvidos pela administração e levados ao Governo do Estado. Ao logo desses meses estamos podendo testemunhar a evolução e o cumprimento de tudo o que foi solicitado ao Secretário Aloísio Mendes e a Governadora Roseana Sarney”.

Em 2011, a administração municipal de Codó, atendendo a uma série de demandas na área de segurança pública, promoveu um encontro entre o prefeito Zito Rolim, representantes das forças de segurança pública e diversas entidades da sociedade civil organizada, realizado no Rotary Club. As necessidades avaliadas e debatidas no encontro foram a reestruturação e aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar, bem como a aquisição de novas viaturas, a construção de uma nova sede para a 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Codó e para a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar, já convertida para Batalhão, a construção de uma Unidade Prisional, o combate afetivo ao tráfico de drogas e a instalação de um sub-grupamento do Corpo de Bombeiros no município. Para o prefeito de Codó, as solicitações estão sendo gradativamente realizadas.

“Fico muito honrado de poder estar presente em um evento que contempla grandes notícias na área de segurança pública para o município de Codó e região. Realizamos audiência pública com o Secretário Aloísio Mendes e, ao longo desses dois anos estamos avançando de forma expressiva, com a inauguração da nova sede da Delegacia Regional em 2012, das novas viaturas para polícia Civil e Militar. E hoje estamos aqui, anunciando a nova turma de formandos para o aumento do efetivo da PM em Codó e região, a nova sede para o futuro Batalhão da PM em nosso município e a instalação do Sub-grupamento do Corpo de Bombeiros. O que demostra a força da união entre estado, município e população”.

 

Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *