POR PEDRO SANTOS: CARNAVAL É FOLIA E DIVERSÃO, VIOLÊNCIA NÃO

pedro-santos

Pedro Santos

Há um ditado popular que diz: “O ano só começa depois do Carnaval”. Se lervarmos ao pé da letra, estamos próximos do nosso Reveillon fora de época, já que as festa de momo estão próximas de começarem. Embora o feriado seja apenas de um dia (a terça) as festas se iniciam bem antes, no nosso caso no sábado (06/02).
O Carnaval é um momento de muita festa, comemoração, confratenização, dos arrastões, dos trios e abadas. Para alguns o momento de exibição dos corpos sarados, uma épecie de recompensa pelo sacrificio diário nas academias. Para outros, é o momento de pegação, azaração, de buscar um novo amor, ainda que por três ou quatro dias. Há ainda os que não gostam das festas e preferem retirar-se para locais reservados e tranquilos. Mas todos buscam alegrar-se com seus amigos.
Infelizmente, nem tudo tem sido só alegria nos últimos carnavais. São grandes os registros de derespeito e violência durante este período, inclusive com diversos óbitos. Crianças e adolescentes são alvos fáceis e recorrentes da maioria desses foliões mal inetencionados. Dentre os adultos, as mulheres são as principiais vítimas, sejam de assédio ou mesmo abuso, inclusive sexual.
Todavia, acreditamos que juntos, podemos fazer com que este carnaval seja marcado pela a alegria e a diversão. Sendo assim, gostaríamos de deixar 05 dicas para sua segurança e a de outros foliões:
1. Nesta folia, evite sair com objetos de valor, como joias, relógios e celulares. Tenha apenas o documento de identidade, dinheiro para pequenos gastos e muita disposição para brincar;
2. Para evitar assaltos em terminais de autoatendimento, calcule antecipadamente o dinheiro de que necessitará, e saque antes do Carnaval. Se gastar mais do que previa e tiver de ir a um terminal de autoatendimento, não o faça à noite;
3. Ande sempre em grupos e evite locais desertos, principalmente à noite. Mulheres são muito visadas, por isso, evite sair sozinhas;
4. Se estar pensando em ir de carro para a folia, atenção! Se dirigir, não beba. Se beber, deixe o carro em casa.
5. Não se envolva em brigas ou tumultos, afinal, Carnaval é para se divertir.
Além dessas e outras dicas, segue uma recomendação para você que deseja ser um folião responsável: não compre produtos ou contrate qualquer tipo de serviço oferecido por crianças neste carnaval, lugar de criança é na escola e na diversão, não no trabalho. Diga não a qualquer tipo de violência, seja um folião consciente!
Desejo um ótimo período de carnaval com muita alegria, celebração e paz.

Pedro Santos.

4 comentários em: “POR PEDRO SANTOS: CARNAVAL É FOLIA E DIVERSÃO, VIOLÊNCIA NÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *