POR PEDRO SANTOS: PORQUE UM DIA DEDICADO ÀS MULHERES?

pedro-santos

Pedro Santos

O dia 08 de março é mundialmente celebrado como o dia internacional da mulher e embora esse dia seja marcado por diversas manifestações em prol de direitos para as mulheres, ainda há muita gente que pergunta: por que um dia para as mulheres? A pergunta, aparentemente ingênua, é na verdade, na maioria das vezes uma forma de questionar a data como se ela representasse um privilégio dado as mulheres, o que não é nada disso!
As comemorações do 8 de março estão mundialmente vinculadas às reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho, por uma vida mais digna e sociedades mais justas e igualitárias. Essa luta é antiga e contou com a força de inúmeras mulheres que nos vários momentos da história da humanidade resistiram ao machismo e à discriminação.
Ai você pode estar se perguntando, mas isso é coisa do passado, de muito tempo atrás, hoje a mulher é igual ao homem, com os mesmo direitos, às vezes até mais que os homens. Engana-se quem acredita que a violência contra as mulheres ficou na história.Só no Brasil, 13 mulheres são assassinadas por dia, 3 em cada 5 mulheres jovens já sofreram violência em relacionamentos, 77% das mulheres que relatam viver em situação de violência sofrem agressões semanal ou diariamente e 500 mil meninas e mulheres sofrem violência sexual por ano.

Ao olhar estes números, alguns podem pensar: talvez o problema esteja na falta de independência da mulher, se ela buscar emprego e qualificação, isso não acontecerá. Errado de novo! As taxas de desemprego entre as mulheres são maiores que a dos homens, e quando empregadas elas recebem um salário 30% menor, ainda que realizando a mesma função e com as mesmas qualificações.

Então, já sabe porque temos um dia dedicado as mulheres? Não? Sem problemas, eu te explico. Porque este dia é um dia de luta e de reflexão, porque pelo menos neste dia esperamos chamar atenção de todo o mundo para as atrocidades que meninas e mulheres sofrem diariamente, pois, pelo simples fato de terem nascido meninas, elas estão destinadas a sofrem diversas violências e a terem negados diversos direitos. Agora, já não é tão importante saber se você, caro leitor, entendeu ou não o por que do 08 de março, mas sim, o que você fará neste dia. Bem, eu tenho uma sugestão: junte-se na luta por uma sociedade melhor e mais justa.
As mulheres codoenses, meus parabéns pelo dia e pelas conquistas que hoje são celebradas!

Pedro Santos

3 comentários em: “POR PEDRO SANTOS: PORQUE UM DIA DEDICADO ÀS MULHERES?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *